Saltar Atividades

Atividades

Saltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar AdministraçãoSaltar Categorias de Disciplinas

Agenda do Curso

 

Obervação importante: Nessa disciplina, o contato com a obra é fundamental. Ela foi pensada desta forma justamente porque o MAC USP tem a possibilidade de oferecer aos seus alunos um aprendizado através da frequentação de seu acervo. Portanto, o aluno que estiver inscrito na disciplina deverá considerar que ao menos 4 aulas ocorrerão fora do campus (conforme programa abaixo) e que sua ausência nessas visitas serão computadas como faltas comuns.

Visitas ao MAC Ibirapuera

As aulas serão na sede do Ibirapuera: Parque do Ibirapuera, Portão 3, Pavilhão da Bienal, 3o. andar (entrada pela rampa lateral)

Encontro às 10h00 no local

Exposição "MAC em Obras": nos dias 06 de setembro* e 04 de outubro

Exposição "Modernismos": nos dias 20 de setembro e 25 de outubro

*Esta será a única aula na qual a presença é facultativa, uma vez que no calendário de graduação esta data consta como recesso de Semana da Pátria.

 
 

27 setembro - 3 outubro

AULA IX - 27 de setembro

Abstracionismo e Figurativismo: "Foice, cadeira e cesto sobre a eira" (1952) de Renato Birolli e "Sem Título" (1951) de Cícero Dias

Tratamos das obras desses dois artistas, a partir de dois aspectos importantes: a introdução sobre o debate da abstração no Brasil e a presença desses dois artistas no contexto da Bienal de São Paulo. Discutiremos ainda o papel desempenhado pelas instituições artísticas na legitimação da abstração e seu significado na narrativa tradicional de arte moderna.

Estudamos duas obras que se colocam de forma problemática em relação a uma narrativa oficial da Arte Moderna, que culmina com os processos de abstração formal. A obra “Sem título” de Cícero Dias, artista conhecido pelas pinturas figurativas/primitivas contextualizadas na prática pela busca de uma estética plástica nacional brasileira, causa um descompasso nesta narrativa por ser uma pintura que remete a uma tradição de uma abstração mais geométrica, dialogando mais com o Abstracionismo Francês. Esta obra, dissonante na produção do artista, participou da exposição individual sobre o artista em 1952 no MAM-RJ. Da mesma série, Cícero Dias expõe uma obra na mostra “Do Figurativismo ao Abstracionismo”, no MAMSP, em 1949.

A obra “Foice, cadeira e cesto sobre eira”, do artista italiano Renato Birolli, também se apresenta dissonante na narrativa oficial da arte moderna italiana, tal como formulada por Giulio Carlo Argan, que se concentra na arte abstrata mais concretista. O artista, nesta obra, evidencia suas preocupações pelos “elementos plásticos essenciais”, como a luz e a cor, retomando o aspecto primitivo e artesanal do fazer da pintura.

Nesta aula, ainda discutimos sobre os conceitos de “Abstracionismo” e “Arte Concreta” e sua recepção e interpretação críticas no Brasil por Sergio Milliet e Mário Pedrosa.

O que é importante reter:

> Abstracionismo geométrico vs. Arte Informal

> Tendências do Abstracionismo na segunda metade da década de 1940 (sobretudo na França e na Itália) que retomam as raízes do Impressionismo e do Expressionismo e o trabalho sobre a superfície de cor .

Leituras sugeridas

Catálogo da exposição “Do Figurativismo ao Abstracionismo” no MAM-SP, 1949.

Catálogo da exposição "Cícero Dias" no MAM-RJ, 1952.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. "Falce, sedia e canestro sull'aia" In.: Catálogo da exposição “Renato Birolli, Necropoli, Paesaggio Adriatico” (texto em italiano)

Crítica de Sérgio Milliet "Cícero Dias, no Rio". Jornal Artes Plásticas da Associação dos Artístas Plásticos.

Mostrar todas as semanas
Saltar Próximos Eventos

Próximos Eventos

Não há nenhum evento próximo
Saltar Atividade recente

Atividade recente

Atividade desde terça, 1 abril 2025, 18:26

Nenhuma novidade desde o seu último acesso