Saltar Atividades

Atividades

Saltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar AdministraçãoSaltar Categorias de Disciplinas

Agenda do Curso

 
 
 

2 agosto - 8 agosto

Apresentação. A forma sonata do século XVIII. Sugestões bibliográficas. Critérios de avaliação. Trabalho Individual: 8 a 15 páginas em formato ANPPOM. [1]

Referências bibliográficas

AGAWU, Kofi. Music as discourse. Oxford: OxfordUniversity Press, 2009.

BENNETT, Richard. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.

BERRY, Wallace. Structural functions in music. Ne w York: Dover, 1987.

COLE, M. S. Techniques of surprise in the Sonata-Rondos of Beethoven. In: Studia Musicologica Academiae Scientiarum hungaricae. T. 12, Fasc. 1/4, pp. 233-262, 1970.

COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. London: Norton, 1992.

DAVIE, Cedric T. Musical structure and design. New York: Dover, 1966.

HATTEN, Robert. Musical meaning in Beethoven. Bloomington: Indiana University Press, 2004a.

____. Interpreting musical gestures, topics and tropos. Bloomington: Indiana University Press, 2004, b.

RATNER, L. Classic music: expression, form and style. London: MacMillan, 1980.

ROSEN, Charles. The classical style: Haydn, Mozart, Beethoven. New York e London: Norton, 1997.

_____. Sonata forms. New York: Norton, 1988.

SALZER, Felix. Structural hearing. New York: Dover, 1962.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical [1937-48]. São Paulo: EDUSP, 1993.



[1] A formatação pode ser obtida no site da ANPPOM: http://www.anppom.com.br/congressos.php Baixar os arquivos “1ª chamada para trabalhos escritos” e “Template para trabalhos escritos”.

Mostrar só a semana 1
 

9 agosto - 15 agosto

Descrição dos elementos estruturais: forma, temas, relações tonais e motivos (DAVIE).

Mozart: Sonata em Fá Maior, KV332, I.

Haydn: Sonata em Dó Maior, Hob XVI/35,I.

Beethoven, Sonata em dó menor, Op. 13 (“Patética”), I.

Mostrar só a semana 2
 

16 agosto - 22 agosto

Haydn:Sinfonia nº 94 em Sol Maior (“Surprise”), I e Mozart: Sinfonia nº 40 em sol menor, I: análise comparativa.

Beethoven: Sinfonia nº 1,Op. 21 em Dó Maior, I.

Mostrar só a semana 3
 

23 agosto - 29 agosto

Não haverá aula: ANPPOM, em Uberlândia MG.
Mostrar só a semana 4
 

30 agosto - 5 setembro

II EITAM [1]: minicursos de:

  • Raffaele Pozzi (ITA): Cori di Morti de Goffredo Petrassi
  • Irna Priore (USA): Luciano Berio.

Entregar relatório (valor: 2,0 pontos) + lista de presença.


[1] Informações no site: http://www.eca.usp.br/etam/.

Mostrar só a semana 5
 

6 setembro - 12 setembro

Não haverá aulas, feriado 5 a 9/09.
Mostrar só a semana 6
 

13 setembro - 19 setembro

Mozart: Concerto para piano em ré menor, K466, I.

Beethoven: Concerto para violino e orquestra, Op. 61 em Ré Maior, I.

Mostrar só a semana 7
 

20 setembro - 26 setembro

Sonata no Romantismo: forma cíclica.

Liszt: Sonata em si menor.

Franck: Sonata para violino e piano em Lá Maior.

Mostrar só a semana 8
 

27 setembro - 3 outubro

Brahms: Sonata para piano nº 3, Op. 5 em Fá menor, I.
Mostrar só a semana 9
 

4 outubro - 10 outubro

Brahms: Sinfonia nº 1 em Dó menor, Op. 68, I.
Mostrar só a semana 10
 

11 outubro - 17 outubro

Não haverá aulas: FUVEST.
Mostrar só a semana 11
 

18 outubro - 24 outubro

Quartetos de Cordas: Franck, Debussy, Ravel.

Villa-Lobos: Quarteto de Cordas nº 2.

Mostrar só a semana 12
 

25 outubro - 31 outubro

Sonata no século XX: Modernismo.

Berg: Sonata para piano Op. 1.

Mostrar só a semana 13
 

1 novembro - 7 novembro

Prokofiev: Sinfonia nº 1 em Ré Maior, Op. 25 (“Clássica”), I.

Neoclassicismo.

Mostrar só a semana 14
 

8 novembro - 14 novembro

Bartók: Sonata para dois pianos e percussão.
Mostrar só a semana 15
 

15 novembro - 21 novembro

Não haverá aulas: feriado.
Mostrar só a semana 16
 

22 novembro - 28 novembro

Entrega do trabalho.

Sugestões para o Trabalho individual

Capa, contendo:

  • nome do aluno,
  • nome da disciplina e professor,
  • nome da instituição(CMU-ECA/USP),
  • título da obra analisada e nome do compositor,
  • local e data.

Organização da análise:

· Exposição: indicar os grupos temáticos e designar os temas e transições entre eles. Se houver introdução, investigar as relações tonais e temáticas com a Exposição. Se a obra não for tonal, investigar o tipo de organização harmônica (série, intervalos, modo).

· Transições: especificar o tipo de modulação e como foi alcançada a tonalidade-alvo, com redução harmônica ou análise gráfica. Comentar a respeito das mudanças rítmicas, temáticas e texturais.

· Desenvolvimento: indicar os temas usados (em relação à Exposição e também se houver ocorrência de novos temas) e as tonalidades que foram sugeridas. Comentar a respeito das mudanças rítmicas, temáticas e texturais.

· Recapitulação: indicar os temas e comentar a readequação da tonalidade no 2º grupo temático. No caso de obras não tonais, especificar a estratégia usada para “recapitular”.

Indicar todas as referências bibliográficas (inclusive sites) que você consultou.

Mostrar só a semana 17
 

29 novembro - 5 dezembro

Mostrar só a semana 18
 

6 dezembro - 12 dezembro

Divulgação das notas.

Dia 07/12 – encerramento das aulas.

Mostrar só a semana 19
 

13 dezembro - 19 dezembro

Mostrar só a semana 20
Saltar Próximos Eventos

Próximos Eventos

Não há nenhum evento próximo
Saltar Atividade recente

Atividade recente

Atividade desde sábado, 28 junho 2025, 17:00

Nenhuma novidade desde o seu último acesso