Apresentação. A forma sonata do século XVIII. Sugestões bibliográficas. Critérios de avaliação. Trabalho Individual: 8 a 15 páginas em formato ANPPOM. [1]
Referências bibliográficas
AGAWU, Kofi. Music as discourse. Oxford: OxfordUniversity Press, 2009.
BENNETT, Richard. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
BERRY, Wallace. Structural functions in music. Ne w York: Dover, 1987.
COLE, M. S. Techniques of surprise in the Sonata-Rondos of Beethoven. In: Studia Musicologica Academiae Scientiarum hungaricae. T. 12, Fasc. 1/4, pp. 233-262, 1970.
COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. London: Norton, 1992.
DAVIE, Cedric T. Musical structure and design. New York: Dover, 1966.
HATTEN, Robert. Musical meaning in Beethoven. Bloomington: Indiana University Press, 2004a.
____. Interpreting musical gestures, topics and tropos. Bloomington: Indiana University Press, 2004, b.
RATNER, L. Classic music: expression, form and style. London: MacMillan, 1980.
ROSEN, Charles. The classical style: Haydn, Mozart, Beethoven. New York e London: Norton, 1997.
_____. Sonata forms. New York: Norton, 1988.
SALZER, Felix. Structural hearing. New York: Dover, 1962.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical [1937-48]. São Paulo: EDUSP, 1993.
[1] A formatação pode ser obtida no site da ANPPOM: http://www.anppom.com.br/congressos.php Baixar os arquivos “1ª chamada para trabalhos escritos” e “Template para trabalhos escritos”.