para novos e velhos visitantes, na próxima semana, dias 16 e 17 de maio, nossa aula será virtual. Para participar desça até a aula 11 e entre no chat, dentro do link "Cultura Digital e Ensino de História".
Lá também estão as duas versões do texto-base da aula: uma delas é o livro inteiro, na outra, os textos selecionados.
Aula 02 – REPRESENTAÇÕES SOBRE O CAMPO EDUCACIONAL
Data: 28 FEV / 1º MAR
Pauta:
Demonstrar que, na primeira aula, muitas questões centrais são discutidas;
O papel da educação na sociedade contemporânea;
Representações sobre o campo educacional.
Atividades em sala:
Atividade diagnóstica sobre as experiências prévias da classe;
Círculo de debate e reflexão: fontes visuais e textos;
Aula expositiva: fechamento
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Aula 03 – CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
Data: 14-15 MAR
Pauta:
As escolhas do professor em sala de aula: ética e política;
Refletir sobre os conteúdos e metodologias da disciplina;
Duvidar do papel atribuído ao ensino de História.
Atividades em sala:
Discussão sobre o programa;
Círculo de debate: exibição do vídeo;
Atividade de integração das equipes;
Análise dos textos da bibliografia;
Aula expositiva: fechamento.
Textos:
FREIRE, Paulo e Shor, Ira. O sonho da transformação social: como começar segunda-feira de manhã? Temos direito de mudar a consciência dos alunos? In: ------------------. Medo e ousadia - O cotidiano do professor. 5a ed., RJ: Paz e Terra, 1986, pp. 203 - 220.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. RJ: Paz e Terra, 2001. 18ªed.
Aula 04 – ENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVA E INTERPRETAÇÃO
Data: 21-22 MAR
Pauta:
Historiografia e ensino de história: o resgate da narrativa;
Conteúdos e métodos no ensino de história
Estágio: orientações gerais e sistematização das equipes de trabalho
Atividades em sala:
Aula expositiva: introdução ao tema;
Círculo de debate e reflexão: exibição de A Matadeira (J. Furtado, 1994, 15 min.)
Apresentação e análise dos textos.
Dinâmica de organização das equipes.
Textos:
IOKOI, Zilda. A escola entre o passado e o futuro: contos históricos, um caminho para muitas leituras. In: TELES, Teresa Cristina; IOKOI, Zilda M. Gricoli (orgs.). A Escola está em crise no mundo contemporâneo? Estudos de história local e cidadania. SP, FFLCH/USP, 2010, pp. 15-25.
CHALHOUB, Sidney. Introdução: Zadig e a história. In: ------------------. Visões da liberdade. Uma história das últimas décadas da escravidão na corte.SP: Companhia das Letras, 1990. pp. 13-28.
COSTA, Emilia Viotti da. Coroas de Glória, Lágrimas de Sangue. A rebelião dos Escravos de Demerara em 1823. SP: Companhia das Letras, 1998, pp. 13-113.
[Olha só, sei que o texto da profa. E. Viotti é longo e ainda são três textos para a aula, mas valem a pena! O primeiro finaliza a discussão da aula anterior, os dois últimos tratam de dois assuntos correlatos: a narrativa e a questão da escravidão. Oportunidade única de discutir três historiadores inspirados em Thompson e capazes de seguir caminhos distintos]
Aula 05 – HISTORIOGRAFIA E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO
Data: 28-29 MAR
Pauta:
Historiografia e ensino de história: o tema da escravidão;
Movimentos sociais, livro didático e práticas culturais sobre a questão do negro.
Atividades em sala:
Aula expositiva: apresentação do tema;
Debate e análise de documentos sobre o tema.
Textos:
MARQUESE, Rafael de Bivar. História, Antropologia e a cultura afro-americana: o legado da escravidão. Estudos Avançados. SP, 18(50): 303-308, 2004.
CHALHOUB, Sidney. Costumes Senhoriais. Escravização ilegal e precarização da liberdade no Brasil Império. In: AZEVEDO, Elciene. et. alii. Trabalhadores na cidade: cotidiano e cultura no Rio de Janeiro e em São Paulo, séculos XIX e XX. Campinas, SP, Editora da Unicamp, 2009, pp. 23-62.
TEXTO COMPLEMENTAR para os que estiverem interessados no debate sobre escravidão. MARQUESE, Rafael. Estrutura e agência na historiografia da escraviddão: a obra de Emilia Viotti. In: Antonio Celso Ferreira, Holien Gonçalves Bezerra, Tania Regina de Luca (orgs.), O historiador e seu tempo: encontros com a história. São Paulo: Ed.Unesp-ANPUH, 2008, pp.67-81.
Temporalidades e ensino de História: um conceito problemático
Atividades em sala:
Debate e e xibição do curta-metragem a ser definido.
Apresentação e análise do texto da aula (Thompson);
Aula expositiva: fechamento
Textos:
THOMPSON, E. P. Tempo, disciplina de trabalho e o capitalismo industrial. In: -------------------. Costumes em comum. Estudos sobre cultura popular tradicional. SP: Companhia das Letras, 1998. pp. 267-304.
MATOS, Olgária. A Rosa de Paracelso. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e História. SP: Companhia das Letras; Secretaria Municipal de Cultura, 1992. pp. 239-256.
·Políticas de patrimônio material e a construção da memória nacional;
·Patrimônio imaterial, diversidade e multiculturalismo;
·Memória e história local no ensino de História.
Atividades em sala:
Círculo de debate e reflexão: vídeo sobre patrimônio em Ouro Preto;
Apresentação e análise dos textos da aula;
Apresentação do roteiro de viagem: Ouro Preto
Aula expositiva: fechamento.
Textos:
CANCLINI, Nestor. O porvir do passado. In: ---------------------------. Culturas híbridas. 4ª ed. SP: Edusp, 2008, pp. 159-204.
MARTINS, José de Souza. História e memória. In: ----------------------. A sociabilidade do homem simples. SP: Hucitec, 2000. pp. 125-150.
MARTINS, José de Souza. Por uma compreensão do esquecimento e do silêncio. In: ------------------. Subúrbio. Vida cotidiana e história no subúrbio da cidade de São Paulo: São Caetano, do fim do Império ao fim da República Velha. São Caetano – SP: HUCITEC, Prefeitura de São Caetano do Sul, 1992. pp. 7-23.
Produção coletiva do Diário de Bordo, segundo roteiro de orientação.
Atividades:
Atividade será realizada pelas Equipes de trabalho: não haverá atividade em sala de aula.
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Aula 11 – CULTURA DIGITAL E REDES VIRTUAIS
Data: 16-17 MAIO
Pauta:
·Conceitos e paradigmas sobre o “mundo digital”;
·Práticas educacionais e usos de suportes digitais;
·Aula virtual: uma experiência real
Atividades
Atividade será realizada em suporte digital: não haverá atividade em sala de aula.
REGRAS DE CONVIVÊNCIA VIRTUAL:
1. PROF ESCREVE EM CAIXA ALTA, ALUNOS EM CAIXA BAIXA.
2. SE TIVER MUITA GENTE FALANDO, USAREMOS UM CÓDIGO PRA PEDIR A PALAVRA: QUEM QUISER A PALAVRA, ESCREVA “PF” (POSSO FALAR?). O PROF. OU A TAÍS (MONITORA) FAZ A LISTA DE INSCRIÇÃO E AUTORIZA O ALUNO A FALAR, MANDANDO UM “PF FULANO”.
3. PRA AGILIZAR É IMPORTANTE ESCREVER NO WORD OU OUTRO EDITORDE TEXTO, ENQUANTO ESPERA A PALAVRA.
4. A AULA DE HOJE FARÁ A DISCUSSÃO DO TEXTO SOBRE “ECONOMIA DIGITAL” E SOBRE UMA REFLEXÃO MAIS AMPLA A RESPEITO DA CULTURA DIGITAL.
5. PRA COMEÇAR A CONVERSA, VAMOS VER UM VÍDEO (SELECIONADO PELA ISABELA, MONITORA TB.) SOBRE CULTURA DIGITAL.
6. VAMOS COMEÇAR A AULA AS 20h. ATÉ LÁ, QUEM QUISER PREPARAR REFLEXÕES CURTAS (UMA FRASE, UM PARAGRAFO ETC.) SOBRE O TEXTO LIDO OU AS REFLEXÕES PRÓPRIAS.
Vídeo sobre o conceito de Cibercultura:
(1 minuto e meio)
Textos:
SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sérgio (orgs.). Economia da cultura digital (entrevistas com Ladislaw Dowbor, Sérgio Amadeu, Eduardo Viveiros de Castro, Ronaldo Lemos). RJ: Beco do Azougue, 2009, pp. 54-103.
A História e o Ensino de História como “projeto social”;
Exibição do filme: Utopia e Barbárie (Silvio Tendler, 2005, 120 min).
Atividades em sala:
Círculo de debate e reflexão sobre o filme;
Aula expositiva: fechamento
Texto:
FONTANA, Josep. Repensar a história para reprojetar o futuro. In: --------------------. História: análise do passado e projeto social. Bauru, SP: EDUSC, 1998. pp. 251-266; 391-394 (notas).
FONTANA, Josep. Reflexões sobre a História, do além do fim da História. In: --------------------. História: análise do passado e projeto social. Bauru, SP: EDUSC, 1998. pp. 267-281; 395-396 (notas).
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Aula 13 – LINGUAGEM AUDIOVISUAL
Data: 30-31 MAIO
Pauta:
Princípios teóricos da análise fílmica;
A relação cinema, história e ensino de história.
Atividades:
Circulo de debate sobre o filme Barbosa (Jorge Furtado, 1994, 14 min.)
Apresentação e análise do texto da aula.
Texto:
NAPOLITANO, Marcos. A História depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. SP: Contexto, 2006. pp. 235-289.