Saltar Usuários Online

Usuários Online

(últimos 5 minutos)
Nenhum
Saltar Próximos Eventos

Próximos Eventos

Não há nenhum evento próximo
Saltar Links para SeçõesSaltar Atividades

Atividades

Saltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar AdministraçãoSaltar Calendário

Calendário

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
    Hoje terça, 1 abril 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30    

Seleção de Eventos

Saltar Categorias de Disciplinas

Programação

 

Caríssimos,

para novos e velhos visitantes, na próxima semana, dias 16 e 17 de maio, nossa aula será virtual. Para participar desça até a aula 11 e entre no chat, dentro do link "Cultura Digital e Ensino de História".


Lá também estão as duas versões do texto-base da aula: uma delas é o livro inteiro, na outra, os textos selecionados.

Bom trabalho a todos!

Abraços, Mauricio
 
1

Aula 01 – SEMANA DOS CALOUROS E VETERANOS

Data: 21-22 FEV

Pauta:

  • Participar das atividades acadêmicas;
  • Relembrar que Universidade não é colégio;
  • Confraternizar-se em excesso com os colegas.
Mostrar só o tópico 1
2

Aula 02 – REPRESENTAÇÕES SOBRE O CAMPO EDUCACIONAL

Data: 28 FEV / 1º MAR

Pauta:

  • Demonstrar que, na primeira aula, muitas questões centrais são discutidas;
  • O papel da educação na sociedade contemporânea;
  • Representações sobre o campo educacional.

Atividades em sala:

  • Atividade diagnóstica sobre as experiências prévias da classe;
  • Círculo de debate e reflexão: fontes visuais e textos;
  • Aula expositiva: fechamento
Mostrar só o tópico 2
3

Aula 03 – CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

Data: 14-15 MAR

Pauta:

  • As escolhas do professor em sala de aula: ética e política;
  • Refletir sobre os conteúdos e metodologias da disciplina;
  • Duvidar do papel atribuído ao ensino de História.

Atividades em sala:

  • Discussão sobre o programa;
  • Círculo de debate: exibição do vídeo;
  • Atividade de integração das equipes;
  • Análise dos textos da bibliografia;
  • Aula expositiva: fechamento.

Textos:

FREIRE, Paulo e Shor, Ira. O sonho da transformação social: como começar segunda-feira de manhã? Temos direito de mudar a consciência dos alunos? In: ------------------. Medo e ousadia - O cotidiano do professor. 5a ed., RJ: Paz e Terra, 1986, pp. 203 - 220.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. RJ: Paz e Terra, 2001. 18ªed.

Mostrar só o tópico 3
4

Aula 04 – ENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVA E INTERPRETAÇÃO

Data: 21-22 MAR

Pauta:

  • Historiografia e ensino de história: o resgate da narrativa;
  • Conteúdos e métodos no ensino de história
  • Estágio: orientações gerais e sistematização das equipes de trabalho

Atividades em sala:

  • Aula expositiva: introdução ao tema;
  • Círculo de debate e reflexão: exibição de A Matadeira (J. Furtado, 1994, 15 min.)
  • Apresentação e análise dos textos.
  • Dinâmica de organização das equipes.

Textos:

IOKOI, Zilda. A escola entre o passado e o futuro: contos históricos, um caminho para muitas leituras. In: TELES, Teresa Cristina; IOKOI, Zilda M. Gricoli (orgs.). A Escola está em crise no mundo contemporâneo? Estudos de história local e cidadania. SP, FFLCH/USP, 2010, pp. 15-25.

CHALHOUB, Sidney. Introdução: Zadig e a história. In: ------------------. Visões da liberdade. Uma história das últimas décadas da escravidão na corte. SP: Companhia das Letras, 1990. pp. 13-28.

COSTA, Emilia Viotti da. Coroas de Glória, Lágrimas de Sangue. A rebelião dos Escravos de Demerara em 1823. SP: Companhia das Letras, 1998, pp. 13-113.

[Olha só, sei que o texto da profa. E. Viotti é longo e ainda são três textos para a aula, mas valem a pena! O primeiro finaliza a discussão da aula anterior, os dois últimos tratam de dois assuntos correlatos: a narrativa e a questão da escravidão. Oportunidade única de discutir três historiadores inspirados em Thompson e capazes de seguir caminhos distintos]

Mostrar só o tópico 4
5

Aula 05 – HISTORIOGRAFIA E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO

Data: 28-29 MAR

Pauta:

  • Historiografia e ensino de história: o tema da escravidão;
  • Movimentos sociais, livro didático e práticas culturais sobre a questão do negro.

Atividades em sala:

  • Aula expositiva: apresentação do tema;
  • Debate e análise de documentos sobre o tema.

Textos:

MARQUESE, Rafael de Bivar. História, Antropologia e a cultura afro-americana: o legado da escravidão. Estudos Avançados. SP, 18(50): 303-308, 2004.

CHALHOUB, Sidney. Costumes Senhoriais. Escravização ilegal e precarização da liberdade no Brasil Império. In: AZEVEDO, Elciene. et. alii. Trabalhadores na cidade: cotidiano e cultura no Rio de Janeiro e em São Paulo, séculos XIX e XX. Campinas, SP, Editora da Unicamp, 2009, pp. 23-62.


TEXTO COMPLEMENTAR para os que estiverem interessados no debate sobre escravidão. MARQUESE, Rafael. Estrutura e agência na historiografia da escraviddão: a obra de Emilia Viotti. In: Antonio Celso Ferreira, Holien Gonçalves Bezerra, Tania Regina de Luca (orgs.), O historiador e seu tempo: encontros com a história. São Paulo: Ed.Unesp-ANPUH, 2008, pp.67-81.
Mostrar só o tópico 5
6

Aula 06 – TEMPO E HISTÓRIA

Data: 4-5 ABR

Pauta:

  • Concepções de tempo e formação do capitalismo;
  • Temporalidades e ensino de História: um conceito problemático

Atividades em sala:

  • Debate e e xibição do curta-metragem a ser definido.
  • Apresentação e análise do texto da aula (Thompson);
  • Aula expositiva: fechamento

Textos:

THOMPSON, E. P. Tempo, disciplina de trabalho e o capitalismo industrial. In: -------------------. Costumes em comum. Estudos sobre cultura popular tradicional. SP: Companhia das Letras, 1998. pp. 267-304.

MATOS, Olgária. A Rosa de Paracelso. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e História. SP: Companhia das Letras; Secretaria Municipal de Cultura, 1992. pp. 239-256.

Mostrar só o tópico 6
7

Aula 07 – MEMORIA, HISTÓRIA LOCAL E PATRIMÔNIO

Data: 11-12 ABR

Pauta:

· Políticas de patrimônio material e a construção da memória nacional;

· Patrimônio imaterial, diversidade e multiculturalismo;

· Memória e história local no ensino de História.

Atividades em sala:

  • Círculo de debate e reflexão: vídeo sobre patrimônio em Ouro Preto;
  • Apresentação e análise dos textos da aula;
  • Apresentação do roteiro de viagem: Ouro Preto
  • Aula expositiva: fechamento.

Textos:

CANCLINI, Nestor. O porvir do passado. In: ---------------------------. Culturas híbridas. 4ª ed. SP: Edusp, 2008, pp. 159-204.

MARTINS, José de Souza. História e memória. In: ----------------------. A sociabilidade do homem simples. SP: Hucitec, 2000. pp. 125-150.

MARTINS, José de Souza. Por uma compreensão do esquecimento e do silêncio. In: ------------------. Subúrbio. Vida cotidiana e história no subúrbio da cidade de São Paulo: São Caetano, do fim do Império ao fim da República Velha. São Caetano – SP: HUCITEC, Prefeitura de São Caetano do Sul, 1992. pp. 7-23.

ROTEIRO de Viagem: Ouro Preto.

Mostrar só o tópico 7
8

NÃO HAVERÁ AULA: SEMANA SANTA

Data: 18-19 ABR

Mostrar só o tópico 8
10

NÃO HAVERÁ AULA, DESCANSO MERECIDO...

Data: 25-26 ABR

Mostrar só o tópico 10
11

Aula 09 – OURO PRETO: PATRIMÔNIO E CULTURA POPULAR

Data: 2- 3 MAIO

Pauta:

  • Produção coletiva do Diário de Bordo, segundo roteiro de orientação;
  • Ouro Preto: paradigma e dilema da história nacional
  • Culturas populares e construção do patrimônio

Atividades:

· Produção e finalização do Diário pelas Equipes;

· Apresentação dos Diários para a classe

· Apresentação das bibliografias comentadas;

· Aula expositiva: fechamento

Texto:

CANCLINI, Nestor. A encenação do popular. In: ---------------------------. Culturas híbridas. 4ª ed. SP: Edusp, 2008, pp. 205-254.

Mostrar só o tópico 11
12

Aula 10 – EQUIPES: PRODUÇÃO DO TRABALHO FINAL

Data: 9-10 MAIO

Pauta:

  • Produção coletiva do Diário de Bordo, segundo roteiro de orientação.

Atividades:

  • Atividade será realizada pelas Equipes de trabalho: não haverá atividade em sala de aula.
Mostrar só o tópico 12
13

Aula 11 – CULTURA DIGITAL E REDES VIRTUAIS

Data: 16-17 MAIO

Pauta:

· Conceitos e paradigmas sobre o “mundo digital”;

· Práticas educacionais e usos de suportes digitais;

· Aula virtual: uma experiência real

Atividades

  • Atividade será realizada em suporte digital: não haverá atividade em sala de aula.

REGRAS DE CONVIVÊNCIA VIRTUAL:

1. PROF ESCREVE EM CAIXA ALTA, ALUNOS EM CAIXA BAIXA.

2. SE TIVER MUITA GENTE FALANDO, USAREMOS UM CÓDIGO PRA PEDIR A PALAVRA: QUEM QUISER A PALAVRA, ESCREVA “PF” (POSSO FALAR?). O PROF. OU A TAÍS (MONITORA) FAZ A LISTA DE INSCRIÇÃO E AUTORIZA O ALUNO A FALAR, MANDANDO UM “PF FULANO”.

3. PRA AGILIZAR É IMPORTANTE ESCREVER NO WORD OU OUTRO EDITOR DE TEXTO, ENQUANTO ESPERA A PALAVRA.

4. A AULA DE HOJE FARÁ A DISCUSSÃO DO TEXTO SOBRE “ECONOMIA DIGITAL” E SOBRE UMA REFLEXÃO MAIS AMPLA A RESPEITO DA CULTURA DIGITAL.

5. PRA COMEÇAR A CONVERSA, VAMOS VER UM VÍDEO (SELECIONADO PELA ISABELA, MONITORA TB.) SOBRE CULTURA DIGITAL.

6. VAMOS COMEÇAR A AULA AS 20h. ATÉ LÁ, QUEM QUISER PREPARAR REFLEXÕES CURTAS (UMA FRASE, UM PARAGRAFO ETC.) SOBRE O TEXTO LIDO OU AS REFLEXÕES PRÓPRIAS.

Vídeo sobre o conceito de Cibercultura:

(1 minuto e meio)

Textos:

SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sérgio (orgs.). Economia da cultura digital (entrevistas com Ladislaw Dowbor, Sérgio Amadeu, Eduardo Viveiros de Castro, Ronaldo Lemos). RJ: Beco do Azougue, 2009, pp. 54-103.



Mostrar só o tópico 13
14

Aula 12 - CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA

Data: 23-24 MAIO

Pauta:

  • A História e o Ensino de História como “projeto social”;
  • Exibição do filme: Utopia e Barbárie (Silvio Tendler, 2005, 120 min).

Atividades em sala:

  • Círculo de debate e reflexão sobre o filme;
  • Aula expositiva: fechamento

Texto:

FONTANA, Josep. Repensar a história para reprojetar o futuro. In: --------------------. História: análise do passado e projeto social. Bauru, SP: EDUSC, 1998. pp. 251-266; 391-394 (notas).

FONTANA, Josep. Reflexões sobre a História, do além do fim da História. In: --------------------. História: análise do passado e projeto social. Bauru, SP: EDUSC, 1998. pp. 267-281; 395-396 (notas).

Mostrar só o tópico 14
15

Aula 13 – LINGUAGEM AUDIOVISUAL

Data: 30-31 MAIO

Pauta:

  • Princípios teóricos da análise fílmica;
  • A relação cinema, história e ensino de história.

Atividades:

  • Circulo de debate sobre o filme Barbosa (Jorge Furtado, 1994, 14 min.)
  • Apresentação e análise do texto da aula.

Texto:

NAPOLITANO, Marcos. A História depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. SP: Contexto, 2006. pp. 235-289.

Mostrar só o tópico 15
16

Aula 14 – ESTÁGIOS E TRABALHO FINAL

Data: 6-7 JUN

Pauta

  • Balanço dos estágios realizados em Museus e Centros Culturais

Atividades em sala:

  • Apresentação dos estágios pelas Equipes
  • Apresentação das Ferramentas e Instrumentos de trabalho pelas equipes
Mostrar só o tópico 16
17

Aula 15 – ESTÁGIOS E TRABALHO FINAL

Data: 13-14 JUN

Pauta:

  • Balanço dos estágios: Educação não-formal e Educação a Distância.

Atividades em sala:

  • Apresentação dos estágios pelas Equipes
  • Apresentação das Ferramentas e Instrumentos de trabalho pelas equipes
Mostrar só o tópico 17
18

Aula 16 – ESTÁGIOS E TRABALHO FINAL

Data: 20-21 JUN

Pauta:

  • Balanço dos estágios realizados em Educação Formal (Escolas).

Atividades em sala:

  • Apresentação dos estágios pelas Equipes
  • Apresentação das Ferramentas e Instrumentos de trabalho pelas equipes
Mostrar só o tópico 18
19
OUTROS TEXTOS PARA BAIXAR
Mostrar só o tópico 19
20
Mostrar só o tópico 20