: a) Os alunos deverão reconhecer a alimentação como um direito humano de responsabilidade intersetorial identificando o papel dos distintos setores que atuam com vistas à garantia da qualidade de vida da população; b) Conhecer os principais condicionantes e o papel da segurança alimentar e nutricional (Food Security e Food Safety) sobre o estado nutricional, a saúde e o desenvolvimento econômico e social. c) Desenvolver uma visão crítica sobre as estratégias de intervenção visando a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional. d) Conhecer o perfil demográfico e indicadores de saúde e nutrição do país. e) Conhecer o perfil alimentar e nutricional da população mundial e brasileira. f) Conhecer as principais fontes de dados (pesquisas nacionais e internacionais) e métodos visando a obtenção de informações sobre a saúde/estado nutricional e o consumo alimentar. g) Conhecer os sistemas nacionais e internacionais de Vigilância Alimentar e Nutricional e elaborar programas de gestão de base de dados e análises estatísticas. h) Compreender as tendências de mudanças nos padrões de consumo de alimentos (hábitos alimentares, estilo de vida e o papel do marketing. i) Compreender a natureza das doenças não transmissíveis relacionadas à alimentação e construir modelos preditivos. j) Conhecer os principais impactos, sobre a saúde, dos contaminantes químicos e biológicos dos alimentos. k) Conhecer os principais programas de qualidade dos alimentos: o papel governamental (nacional e internacional); legislação; educação e informações dos consumidores; papel da indústria. Os alunos deverão também identificar os fundamentos teóricos e procederem análise critica das inovações desta área do conhecimento e estabelecer estratégias para incorporar na prática profissional ações que promovam a alimentação saudável.

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