Saltar Atividades

Atividades

Saltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar AdministraçãoSaltar Categorias de Disciplinas

Agenda do Curso

 
  • Fórum de notícias
  • Arquivos do Site
  • Bibliografia

    ALBRIGHT, Valerie Ann. Aproximações entre duas culturas americanas na linguagem de Ives e Villa-Lobos . São Paulo: PUC, Doutorado em Comunicação e Semiótica, 2002. —

    ANDRADE, Mario de. O ensaio sobre a música brasileira [1928]. 3ª ed., São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972. 4ª ed., Belo Horizonte, Itatiaia, 2006.

    ANTOKOLETZ, Elliott. The Music of Béla Bartók: A Study of Tonality and Progression in Twentieth-Century Music . Berkeley, Los Angeles, and London: University of California Press, 1984. —

    BÉHAGUE, Gerard. Heitor Villa-Lobos: the search for Brazil’s musical soul. Austin: University of Texas – Institute of Latin American Studies, 1994. —

    BOTTI, Renata. Aspectos de textura na música de Heitor Villa-Lobos . Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo/ECA-USP, 2003. —

    BOULEZ, Pierre. Apontamentos de aprendiz . São Paulo: Perspectiva, 1995. —

    D´INDY, Vincent. Cours de composition musicale . 2v., 6ª ed. Paris: Durand, 1912. —

    DUARTE, Roberto. Revisão das obras orquestrais de Heitor Villa-Lobos . Rio de Janeiro: EDUFF (Editora da Universidade Federal Fluminense), v1, 1989. —

    FERRAZ, Silvio. Música e repetição: a diferença na música contemporânea . São Paulo: EDUC, 1998.

    FORTE, Allen. The structure of atonal music . New Haven and London: Yale University Press, 1973. —

    FORTE, Allen. New Approaches to the Linear Analysis of Music. In: Journal of the American Musicological Society , v. XLI, n. 2, summer, 1988. —

    GUÉRIOS, Paulo R. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. —

    KATER, Carlos. Aspectos da modernidade de Villa-Lobos. In: Em Pauta , v. 1, n. 2, pp. 52-65, Porto Alegre: Revista do Curso de Pós-Graduação em Música da UFRGS, junho de 1990. —

    KOSTKA, Stephan . Materials and techniques of twentieth century music . Upper Saddle River : Prentice-Hall , 1999. —

    LAGO, Manuel Correia do. O círculo Velloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil: modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana . Rio de Janeiro: Tese de Doutoramento, UNIRIO, 2005. —

    LESSEM, Alan. Schoenberg, Stravinsky and Neo-Classicism: the issues reexamined. In: The Musical Quarterly , v. 68, n. 4, p. 527-542, October, 1982. —

    LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido (Mitológicas, v. 1) . São Paulo: Cosac & Naify , 2004. —

    MAWER, Deborah. Darius Milhaud: modality and structure in music of the 1920s . Aldershot , England : Ashgate , 2000. —

    MEIRINHOS, Eduardo. Primary sources and editions of Suite Popular Brasileira , Choros No. 1, and Five Preludes, by Heitor Villa-Lobos: a comparative survey of differences . (Electronic Theses and Dissertations). Tallahassee, FL: Florida State University, School of Music, 2002. —

    MENDES, Gilberto. “A música”. In: ÁVILA, Afonso. O modernismo . São Paulo: Perspectiva, pp. 127-138, 1975. —

    MESSIAEN, Olivier. Technique de mon langage musical . Paris: Alphonse Leduc, 1944. —

    NEVES, José Maria. Villa-Lobos, o choro e os choros . São Paulo: Ricordi, 1977. —

    NÓBREGA, Adhemar. Os choros de Villa-Lobos . Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos, 1975. —

    OLIVEIRA, Jamary. Black key versus White key: a Villa-Lobos device. In: Latin American Music Review , v. 5, n. 1, pp. 33-47, 1984. —

    OLIVEIRA, João Pedro Paiva de. Teoria analítica da música do século XX . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian , 1998. —

    OLIVEIRA, Willy Corrêa de. Com Villa-Lobos. In: O Estado de São Paulo , versão online, 22 de Março de 2008. —

    PEPPERCORN, Lisa M. Villa-Lobos: the music : an analysis of his style . Londres: Kahn & Averill , 1991. —

    SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: processos composicionais . Campinas; Editora da Unicamp, 2009. —

    ___. Aberturas e impasses: o pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil - 1970-1980 . São Paulo: Editora UNESP, 2005a. —

    ___. As Três Marias de Villa-Lobos. In: Anais do Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais – SINCAM . Curitiba: UFPR – Departamento de Artes, 2005b. —

    ___. Tédio de Alvorada e Uirapuru : um estudo comparativo de duas partituras de Heitor Villa-Lobos. In: Brasiliana , n. 20, pp. 2-9. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música , maio de 2005c. —

    ___. O acorde de Tristão em Villa-Lobos. In: Anais do VI Fórum do Centro de Linguagem Musical , pp. 267-272. São Paulo, ECA-USP, 30 de novembro, 01, 02, 03 de dezembro de 2004. —

    STRAUS, Joseph N. Stravinsky's late music . Cambridge: Cambridge University Press , 2004. —

    TARASTI, Eero . Heitor Villa-Lobos. The life and works, 1887-1959 . North Carolina: MacFarland & Company , 1995. —

    VILLA-LOBOS, Heitor. Villa-Lobos definido por ele próprio [1940]. In: Presença de Villa-Lobos , v. 5, p. 115-118, Rio de Janeiro: MEC – Museu Villa-Lobos, 1970. — Villa-Lobos, sua obra . 2ª ed. MEC/DAC/ Museu Villa-Lobos: Programa de Ação Cultural, 1972. —

    VILLA-LOBOS, Heitor. Música de papel, que nasce no papel e morre no papel. In: Presença de Villa-Lobos , v. 2, pp. 95-96. Rio de Janeiro: MEC/Museu Villa-Lobos, 1966. —

    WEYL, Hermann. Simetria [1952]. São Paulo: Edusp, 1997. —

    WISNIK, José M. “Getúlio da Paixão Cearense: Villa-Lobos e o Estado Novo”, in SQUEFF, E. e WISNIK, J. M. O nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2004.

    WISNIK, J. M. O coro dos contrários: a música na semana de 22. São Paulo: Duas Cidades, 1983.

    ZANON, F. Villa-Lobos. Coleção Folha Explica. São Paulo: Publifolha, 2009.

 
 

9 junho - 15 junho

Estarei em Recife, para ministrar curso na FUNDAJ/MEC, Fundação Joaquim Nabuco. Tema "Musicalidades Pós-Modernas".

No entanto, combinamos que Walter Nery, Roberto Votta, Frederico Barros e Rodrigo Felicíssimo falariam sobre o andamento de suas pesquisas sobre Villa.

A sala 201 está reservada. O Walter, que costuma chegar cedo, poderia pegar a chave no balcão da portaria da ECA.

Mostrar todas as semanas
Saltar Próximos Eventos

Próximos Eventos

Não há nenhum evento próximo
Saltar Atividade recente

Atividade recente

Atividade desde domingo, 29 junho 2025, 14:36

Nenhuma novidade desde o seu último acesso