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  • Bibliografia

    ALBRIGHT, Valerie Ann. Aproximações entre duas culturas americanas na linguagem de Ives e Villa-Lobos . São Paulo: PUC, Doutorado em Comunicação e Semiótica, 2002. —

    ANDRADE, Mario de. O ensaio sobre a música brasileira [1928]. 3ª ed., São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972. 4ª ed., Belo Horizonte, Itatiaia, 2006.

    ANTOKOLETZ, Elliott. The Music of Béla Bartók: A Study of Tonality and Progression in Twentieth-Century Music . Berkeley, Los Angeles, and London: University of California Press, 1984. —

    BÉHAGUE, Gerard. Heitor Villa-Lobos: the search for Brazil’s musical soul. Austin: University of Texas – Institute of Latin American Studies, 1994. —

    BOTTI, Renata. Aspectos de textura na música de Heitor Villa-Lobos . Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo/ECA-USP, 2003. —

    BOULEZ, Pierre. Apontamentos de aprendiz . São Paulo: Perspectiva, 1995. —

    D´INDY, Vincent. Cours de composition musicale . 2v., 6ª ed. Paris: Durand, 1912. —

    DUARTE, Roberto. Revisão das obras orquestrais de Heitor Villa-Lobos . Rio de Janeiro: EDUFF (Editora da Universidade Federal Fluminense), v1, 1989. —

    FERRAZ, Silvio. Música e repetição: a diferença na música contemporânea . São Paulo: EDUC, 1998.

    FORTE, Allen. The structure of atonal music . New Haven and London: Yale University Press, 1973. —

    FORTE, Allen. New Approaches to the Linear Analysis of Music. In: Journal of the American Musicological Society , v. XLI, n. 2, summer, 1988. —

    GUÉRIOS, Paulo R. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. —

    KATER, Carlos. Aspectos da modernidade de Villa-Lobos. In: Em Pauta , v. 1, n. 2, pp. 52-65, Porto Alegre: Revista do Curso de Pós-Graduação em Música da UFRGS, junho de 1990. —

    KOSTKA, Stephan . Materials and techniques of twentieth century music . Upper Saddle River : Prentice-Hall , 1999. —

    LAGO, Manuel Correia do. O círculo Velloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil: modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana . Rio de Janeiro: Tese de Doutoramento, UNIRIO, 2005. —

    LESSEM, Alan. Schoenberg, Stravinsky and Neo-Classicism: the issues reexamined. In: The Musical Quarterly , v. 68, n. 4, p. 527-542, October, 1982. —

    LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido (Mitológicas, v. 1) . São Paulo: Cosac & Naify , 2004. —

    MAWER, Deborah. Darius Milhaud: modality and structure in music of the 1920s . Aldershot , England : Ashgate , 2000. —

    MEIRINHOS, Eduardo. Primary sources and editions of Suite Popular Brasileira , Choros No. 1, and Five Preludes, by Heitor Villa-Lobos: a comparative survey of differences . (Electronic Theses and Dissertations). Tallahassee, FL: Florida State University, School of Music, 2002. —

    MENDES, Gilberto. “A música”. In: ÁVILA, Afonso. O modernismo . São Paulo: Perspectiva, pp. 127-138, 1975. —

    MESSIAEN, Olivier. Technique de mon langage musical . Paris: Alphonse Leduc, 1944. —

    NEVES, José Maria. Villa-Lobos, o choro e os choros . São Paulo: Ricordi, 1977. —

    NÓBREGA, Adhemar. Os choros de Villa-Lobos . Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos, 1975. —

    OLIVEIRA, Jamary. Black key versus White key: a Villa-Lobos device. In: Latin American Music Review , v. 5, n. 1, pp. 33-47, 1984. —

    OLIVEIRA, João Pedro Paiva de. Teoria analítica da música do século XX . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian , 1998. —

    OLIVEIRA, Willy Corrêa de. Com Villa-Lobos. In: O Estado de São Paulo , versão online, 22 de Março de 2008. —

    PEPPERCORN, Lisa M. Villa-Lobos: the music : an analysis of his style . Londres: Kahn & Averill , 1991. —

    SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: processos composicionais . Campinas; Editora da Unicamp, 2009. —

    ___. Aberturas e impasses: o pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil - 1970-1980 . São Paulo: Editora UNESP, 2005a. —

    ___. As Três Marias de Villa-Lobos. In: Anais do Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais – SINCAM . Curitiba: UFPR – Departamento de Artes, 2005b. —

    ___. Tédio de Alvorada e Uirapuru : um estudo comparativo de duas partituras de Heitor Villa-Lobos. In: Brasiliana , n. 20, pp. 2-9. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música , maio de 2005c. —

    ___. O acorde de Tristão em Villa-Lobos. In: Anais do VI Fórum do Centro de Linguagem Musical , pp. 267-272. São Paulo, ECA-USP, 30 de novembro, 01, 02, 03 de dezembro de 2004. —

    STRAUS, Joseph N. Stravinsky's late music . Cambridge: Cambridge University Press , 2004. —

    TARASTI, Eero . Heitor Villa-Lobos. The life and works, 1887-1959 . North Carolina: MacFarland & Company , 1995. —

    VILLA-LOBOS, Heitor. Villa-Lobos definido por ele próprio [1940]. In: Presença de Villa-Lobos , v. 5, p. 115-118, Rio de Janeiro: MEC – Museu Villa-Lobos, 1970. — Villa-Lobos, sua obra . 2ª ed. MEC/DAC/ Museu Villa-Lobos: Programa de Ação Cultural, 1972. —

    VILLA-LOBOS, Heitor. Música de papel, que nasce no papel e morre no papel. In: Presença de Villa-Lobos , v. 2, pp. 95-96. Rio de Janeiro: MEC/Museu Villa-Lobos, 1966. —

    WEYL, Hermann. Simetria [1952]. São Paulo: Edusp, 1997. —

    WISNIK, José M. “Getúlio da Paixão Cearense: Villa-Lobos e o Estado Novo”, in SQUEFF, E. e WISNIK, J. M. O nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2004.

    WISNIK, J. M. O coro dos contrários: a música na semana de 22. São Paulo: Duas Cidades, 1983.

    ZANON, F. Villa-Lobos. Coleção Folha Explica. São Paulo: Publifolha, 2009.

 
 

28 abril - 4 maio

Conclusão da análise do Noneto.

Explicação: por que as tríades Maior e menor têm o mesmo índice na nomenclatura de Forte: 3-11? Há uma relação de Inversão entre elas. A tríade menor expressa a forma primária do conjunto, pois tem o menor intervalo "à esquerda".

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