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  • Bibliografia

    ALBRIGHT, Valerie Ann. Aproximações entre duas culturas americanas na linguagem de Ives e Villa-Lobos . São Paulo: PUC, Doutorado em Comunicação e Semiótica, 2002. —

    ANDRADE, Mario de. O ensaio sobre a música brasileira [1928]. 3ª ed., São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972. 4ª ed., Belo Horizonte, Itatiaia, 2006.

    ANTOKOLETZ, Elliott. The Music of Béla Bartók: A Study of Tonality and Progression in Twentieth-Century Music . Berkeley, Los Angeles, and London: University of California Press, 1984. —

    BÉHAGUE, Gerard. Heitor Villa-Lobos: the search for Brazil’s musical soul. Austin: University of Texas – Institute of Latin American Studies, 1994. —

    BOTTI, Renata. Aspectos de textura na música de Heitor Villa-Lobos . Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo/ECA-USP, 2003. —

    BOULEZ, Pierre. Apontamentos de aprendiz . São Paulo: Perspectiva, 1995. —

    D´INDY, Vincent. Cours de composition musicale . 2v., 6ª ed. Paris: Durand, 1912. —

    DUARTE, Roberto. Revisão das obras orquestrais de Heitor Villa-Lobos . Rio de Janeiro: EDUFF (Editora da Universidade Federal Fluminense), v1, 1989. —

    FERRAZ, Silvio. Música e repetição: a diferença na música contemporânea . São Paulo: EDUC, 1998.

    FORTE, Allen. The structure of atonal music . New Haven and London: Yale University Press, 1973. —

    FORTE, Allen. New Approaches to the Linear Analysis of Music. In: Journal of the American Musicological Society , v. XLI, n. 2, summer, 1988. —

    GUÉRIOS, Paulo R. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação . Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. —

    KATER, Carlos. Aspectos da modernidade de Villa-Lobos. In: Em Pauta , v. 1, n. 2, pp. 52-65, Porto Alegre: Revista do Curso de Pós-Graduação em Música da UFRGS, junho de 1990. —

    KOSTKA, Stephan . Materials and techniques of twentieth century music . Upper Saddle River : Prentice-Hall , 1999. —

    LAGO, Manuel Correia do. O círculo Velloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil: modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana . Rio de Janeiro: Tese de Doutoramento, UNIRIO, 2005. —

    LESSEM, Alan. Schoenberg, Stravinsky and Neo-Classicism: the issues reexamined. In: The Musical Quarterly , v. 68, n. 4, p. 527-542, October, 1982. —

    LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido (Mitológicas, v. 1) . São Paulo: Cosac & Naify , 2004. —

    MAWER, Deborah. Darius Milhaud: modality and structure in music of the 1920s . Aldershot , England : Ashgate , 2000. —

    MEIRINHOS, Eduardo. Primary sources and editions of Suite Popular Brasileira , Choros No. 1, and Five Preludes, by Heitor Villa-Lobos: a comparative survey of differences . (Electronic Theses and Dissertations). Tallahassee, FL: Florida State University, School of Music, 2002. —

    MENDES, Gilberto. “A música”. In: ÁVILA, Afonso. O modernismo . São Paulo: Perspectiva, pp. 127-138, 1975. —

    MESSIAEN, Olivier. Technique de mon langage musical . Paris: Alphonse Leduc, 1944. —

    NEVES, José Maria. Villa-Lobos, o choro e os choros . São Paulo: Ricordi, 1977. —

    NÓBREGA, Adhemar. Os choros de Villa-Lobos . Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos, 1975. —

    OLIVEIRA, Jamary. Black key versus White key: a Villa-Lobos device. In: Latin American Music Review , v. 5, n. 1, pp. 33-47, 1984. —

    OLIVEIRA, João Pedro Paiva de. Teoria analítica da música do século XX . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian , 1998. —

    OLIVEIRA, Willy Corrêa de. Com Villa-Lobos. In: O Estado de São Paulo , versão online, 22 de Março de 2008. —

    PEPPERCORN, Lisa M. Villa-Lobos: the music : an analysis of his style . Londres: Kahn & Averill , 1991. —

    SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: processos composicionais . Campinas; Editora da Unicamp, 2009. —

    ___. Aberturas e impasses: o pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil - 1970-1980 . São Paulo: Editora UNESP, 2005a. —

    ___. As Três Marias de Villa-Lobos. In: Anais do Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais – SINCAM . Curitiba: UFPR – Departamento de Artes, 2005b. —

    ___. Tédio de Alvorada e Uirapuru : um estudo comparativo de duas partituras de Heitor Villa-Lobos. In: Brasiliana , n. 20, pp. 2-9. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música , maio de 2005c. —

    ___. O acorde de Tristão em Villa-Lobos. In: Anais do VI Fórum do Centro de Linguagem Musical , pp. 267-272. São Paulo, ECA-USP, 30 de novembro, 01, 02, 03 de dezembro de 2004. —

    STRAUS, Joseph N. Stravinsky's late music . Cambridge: Cambridge University Press , 2004. —

    TARASTI, Eero . Heitor Villa-Lobos. The life and works, 1887-1959 . North Carolina: MacFarland & Company , 1995. —

    VILLA-LOBOS, Heitor. Villa-Lobos definido por ele próprio [1940]. In: Presença de Villa-Lobos , v. 5, p. 115-118, Rio de Janeiro: MEC – Museu Villa-Lobos, 1970. — Villa-Lobos, sua obra . 2ª ed. MEC/DAC/ Museu Villa-Lobos: Programa de Ação Cultural, 1972. —

    VILLA-LOBOS, Heitor. Música de papel, que nasce no papel e morre no papel. In: Presença de Villa-Lobos , v. 2, pp. 95-96. Rio de Janeiro: MEC/Museu Villa-Lobos, 1966. —

    WEYL, Hermann. Simetria [1952]. São Paulo: Edusp, 1997. —

    WISNIK, José M. “Getúlio da Paixão Cearense: Villa-Lobos e o Estado Novo”, in SQUEFF, E. e WISNIK, J. M. O nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2004.

    WISNIK, J. M. O coro dos contrários: a música na semana de 22. São Paulo: Duas Cidades, 1983.

    ZANON, F. Villa-Lobos. Coleção Folha Explica. São Paulo: Publifolha, 2009.

 
 

5 maio - 11 maio

Uma breve análise (e audição) de Amazonas.

A reação de Mario de Andrade a Amazonas (1930), reimpressa em Música, doce música (disponível na pasta de arquivos, em pdf).

A série dos Choros.

Avaliação: além da possibilidade de envio de artigo para a ANPPOM, qualquer outro congresso (como a ABEM) também está valendo. A Luciane mencionou um encontro que haverá em Londrina (setembro), sei de um Congresso de Pós-Graduação que ocorrerá na UNIRIO em Novembro e ainda há também o I Simpósio Internacional para a Pedagogia da História da Música, no CMU de Ribeirão Preto em Agosto (ver detalhes abaixo). Caso contrário, prevalece a tradicional monografia para a disciplina. A entrega fica para Julho.

Dias 2 e 9 de junho não poderei vir às aulas. Há meios de marcarmos reposição para o dia 5 de junho, sábado, pela manhã (9-12h)?

I Simpósio Internacional para a Pedagogia da História da Música

Realização: Departamento de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP

Período: 4 a 7 de agosto de 2010

Coordenação: Diósnio Machado Neto (ECA-USP/Campus Ribeirão Preto)

Apresentação

O Departamento de Música de Ribeirão Preto da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo realizará entre os dias 2 e 7 de agosto de 2010, o I Simpósio Internacional para a Pedagogia da História da Música.

Este encontro pretende oferecer uma oportunidade de intercâmbio de experiências profissionais para o ensino de História da Música, incluindo perspectivas teóricas e metodológicas.. Pretende-se também criar canais de comunicação com pesquisadores e professores estrangeiros para discutir os cânones do ensino da disciplina fora do Brasil visando vislumbrar conceitos adotados e como eles respondem às tendências contemporâneas tanto da pedagogia da área como dos discursos musicológicos coevos.

Especificamente o I Simpósio Internacional para a Pedagogia da História da Música pretende discutir as condições atuais do ensino da História da Música nos cursos de graduação, questionando e comparando modelos para as estratégias de ensino. Ademais, o I SIPHM busca uma reflexão sobre a tradição(ões) do ensino de História da Música no Brasil visando estabelecer pontos de articulação para compreender os processos de permanência e ruptura que consubstanciam a própria situação da disciplina nos cursos de graduação. Entre os temas de reflexão propostos, o primeiro é (1) a questão da relação retroativa de Centro e Periferia numa sociedade cada dia mais plural e de valores culturais híbridos visando à discussão dos cânones de ensino da área. Sobre esse ponto, abre-se a discussão para os modelos de incorporação das atuais tendências da musicologia no ensino da História da Música refletindo justamente sobre os problemas dos cânones em face da expressão da diversidade cultural na preparação dos projetos didáticos. Outro tema é (2) a influência das mudanças de paradigma da recepção musical em tempos de internet e como enfrentar os desafios desse novo local de cultura na formação crítica do aluno.

Ademais, o evento pretende alavancar a formação de uma associação da área, para tornar a discussão do ensino de História da Música, e suas atividades de pesquisa, um fórum permanente e mobilizado para o crescimento pedagógico dos professores. Esta atividade ocorrerá no dia 7 de agosto às 15 hs.

Proposição para comunicações

O I SIPHM terá seções de comunicações, onde pesquisadores poderão apresentar trabalhos e considerações sobre a atividade. As comunicações não poderão exceder o tempo de 15 minutos, havendo no final da mesa um período de 30 minutos para debate e perguntas aos expositores.

Os interessados em apresentar comunicações deverão enviar um resumo para o e-mail I.siphm@gmail.com , até o dia 25 de junho de 2010, contendo as seguintes informações, em um único arquivo (programa word):

1) título;

2) autor;

3) endereço eletrônico;

4) instituição de origem;

5) resumo com extensão máxima de 300 palavras;

6) referência bibliográfica com no máximo dez entradas

7) currículo do autor em forma cursiva em um único parágrafo, com até 300 palavras

O resultado será publicado no site do Departamento de Música de Ribeirão Preto - http://www.musica.pcarp.usp.br - no dia 7 de julho de 2010. Nessa data os autores serão informados do resultado por e-mail.

Condições e normas para a proposição de trabalhos

· Serão aceitas propostas em português, espanhol e inglês.

· As propostas aprovadas terão um tempo máximo de apresentação de exposição de 20 (vinte) minutos, seguida de 10 (dez) minutos de debate.

· As despesas de viagem e estadia para a apresentação de comunicações ficarão a cargo de seus autores.

· Os autores das comunicações selecionadas deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 40,00 no primeiro dia do evento, em Ribeirão Preto.

Realização :

Departamento de Música da ECA-USP/Campus de Ribeirão Preto

Comissão organizadora

Prof. Dr. Diósnio Machado Neto (Coordenador do I SIPHM)

Profª Drª Sílvia Berg (Supervisora do CMU-RP)

Prof. Leonardo Soares Tramontina (Programa de Pós-Graduação do CMU-ECA/USP)

Comissão Científica e de Leitura

Prof. Dr. Diósnio Machado Neto (USP)

Profª Drª Mônica Isabel Lucas (USP)

Profª. Drª. Maria Alice Volpe (UFRJ)

Profª Drª Lenita Waldige Nogueira (UNICAMP)

Keynotes

Prof. Dr. James Briscoe (Butler University)

Prof. Dr. Juan Pablo González (Pontifícia Universidad Católica de Chile)

Prof. Dr. Mark Evan Bonds (The University of North Carolina)

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