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Programação

 

ELEMENTOS DE CARTOGRAFIA SISTEMÁTICA

Código: FLG 0142

Período: 2º semestre de 2010

Professores responsáveis: Jorge Raffo e Ligia V. Barrozo

Objetivos

· Definir Cartografia e delimitar os campos das Cartografias no Departamento de Geografia;

· Oferecer subsídios técnicos à elaboração de croquis e cartas de base para a análise Geográfica;

· Levar à compreensão das etapas de confecção da carta topográfica;

· Orientar a leitura de cartas topográficas.

Metodologia

O curso será desenvolvido na forma de aulas expositivas e atividades práticas obrigatórias em sala de aula.

Materiais necessários para o curso

- pasta A4 com sacos plásticos para guardar os exercícios feitos e textos da disciplina;

- caderno para anotações, caneta, lápis preto (ou lapiseira), borracha e lápis de cor (12 cores);

- folhas de papel almaço ou A4 pautada para elaboração de exercícios;

- régua, esquadro e transferidor (se possível em acrílico);

- compasso;

- calculadora, de preferência científica (não será permitido uso de celular nas provas);

- folha de papel vegetal quadriculado A4;

- pen drive ou CD-R

Avaliação

1. Prova teórico-prática individual, sem consulta (50% da nota total);

2. Prova teórico-prática individual, sem consulta (50% da nota total);

Não haverá prova substitutiva.

Recuperação

Prova sem consulta sobre todo o conteúdo da disciplina em data a ser divulgada no final do semestre.

DIRETRIZES IMPORTANTES: Presença: presença obrigatória em todas as aulas. 
Evitar circulação na sala de aula durante a aula. Tolerância de 20 minutos para entrada depois do início da aula. Proibido o uso de celular durante a aula. 

Bibliografia básica

FITZ, P. Cartografia Básica. Ed Oficina de Textos. São Paulo 2008.

GRANELL-PÉREZ, C. Trabalhando Geografia com as Cartas Topográficas. Ed. Unijui-Ijuí-RS- 2001.

IBGE, Noções básicas de cartografia. ftp://geoftp.ibge.gov.br/documentos/cartografia/nocoes_basicas_cartografia.pdf

LIBAULT, A. Geocartografia. Ed USP. São Paulo 1975.

SANTOS, M.C.S.R. Manual de fundamentos cartográficos e diretrizes gerais para elaboração de mapas geológicos, geomorfológicos e geotécnicos. São Paulo: IPT, 1989. 53p.

VENTURI, L. Praticando Geografia. Ed Oficina de Textos. São Paulo 2005.

 
1

Aula 1

1.1. Apresentação da disciplina, sua importância profissional e o CREA.

1.2. Normas do curso: em todas as aulas serão feitos trabalhos que serão entregues para controle da presença; a primeira parte do curso será realizada usando cartografia analógica (em papel) e a segunda usando o computador (digital). Serão feitas duas provas, uma na metade do curso (em papel) e outra no final (parte em papel - perguntas conceituais e parte no computador).

1.3. Indicação dos temas a serem vistos e a Bibliografia.

Teoria. Visão geral das Ciências Geodésicas e do Geoprocessamento.

Cartografia Sistemática e Temática.

Leitura de cartas topográficas - Planimetria.

  • Plantas, Cartas e Mapas
  • Articulação das cartas
  • Breve noção de coordenadas geográficas e UTM.

Prática. Não haverá aula prática na primeira aula.

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2

Aula 2

Leitura de cartas topográficas- Planimetria (cont.)

Teoria.

Orientação das cartas;

Conceito de Escala numérica e gráfica;

Conceito de Azimute e Rumo;

Cálculo de coordenadas UTM de pontos por interpolação.

Prática.

Exercícios: 1) determinação da escala do mapa; 2) desenho de um polígono sobre o mapa e cálculo de seu perímetro no terreno; 3) cálculo da área dentro do polígono por divisão em triângulos; 4) estimação da área de uma região curva usando papel quadriculado; 5) estimação da área do item 3 usando papel quadriculado e discutir a diferença do cálculo da área; 6) medição dos Azimutes dos lados do polígono; 7) escolher dois pontos do polígono e calcular suas coordenadas UTM; 8) calcular a distância entre os pontos usando a fórmula de distância entre dois pontos e comparar com a distância determinada usando escala.

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3

Aula 3

Leitura de cartas topográficas - Altimetria.

Teoria. Visão geral da Altimetria, curvas de nível e perfis do terreno.

Prática.

Exercícios: 1) A partir de uma carta de curvas de nível desenhar uma carta Hipsométrica (criar curvas mestras interpoladas); 2) Determinar por interpolação a altitude de pontos de uma carta topográfica; 3) Calcular a distância inclinada entre estes pontos . Cartas de curvas de nível a partir de altitudes de pontos; 4) Desenho de perfil do terreno sobre planta de curvas de nível.

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4

Aula 4

Leitura de cartas topográficas – Altimetria (continuação da Prática 2)

Teoria. Visão geral da Altimetria, curvas de nível e perfis do terreno.

Prática.

Exercícios: 1) A partir de uma carta de curvas de nível desenhar uma carta Hipsométrica (criar curvas mestras interpoladas); 2) Determinar por interpolação a altitude de pontos de uma carta topográfica; 3) Calcular a distância inclinada entre estes pontos . Cartas de curvas de nível a partir de altitudes de pontos; 4) Desenho de perfil do terreno sobre planta de curvas de nível.

 

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5

Aula 5

Leitura de cartas topográficas – Altimetria (cont.)

Teoria. A carta topográfica e o relevo.

Prática.

Exercício: construir carta de declividade sobre carta topográfica.

Textos complementares:

De Biasi, M. Medidas gráficas de uma carta topográfica. Cad. de Ciências da Terra, 1973; 35:1-11.

De Biasi, M. A carta clinográfica: os métodos de representação e sua confecção.

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6

Aula 6

Prática.

Elaboração de carta clinográfica sobre a carta topográfica utilizada na Prática 2.

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7

Aula 7

Carta topográfica e bacias hidrográficas.

Prática 4:

Delimitação de bacia hidrográfica.

Hierarquia da rede de drenagem.

Cálculos de densidade de drenagem, coeficiente de manutenção, fator de forma, declividade média, área de inundação e volume de água de represa.

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8

Aula 8

Prova

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9

Aula 9

Aula Spring. Teórico-prática

Teoria. Conceito de Geodesia e Topografia. Sistemas de Referencia: Esfera, Elipsóide, Geóide.  Datum Horizontal (Córrego Alegre, SAD69, SIRGAS2000,WGS 84). Revisão de Meridianos, Paralelos, coordenadas geográficas na esfera e no elipsóide.

Introdução ao SPRING - Teoria.

(Importação do software, instalação, aplicações e recursos do software, reconhecimento geral das ferramentas do Spring, uso do exemplo de Brasília.)

Organização dos dados no Spring, banco de dados, projeto, categorias e planos de informação.

Prática.

Usando o modelo de Brasília percorrer categorias: imagem, temático, MNT, cadastral e rede.

 

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10

Aula 10

Teoria.

Conceito de Geodesia e Topografia. Sistemas de Referencia: Esfera, Elipsóide, Geóide. Altitude Ortométrica e Geométrica. Datum Horizontal (Córrego Alegre, SAD69, SIRGAS2000,WGS 84) e Vertical (Imbituba, Santa Catarina). Revisão de Meridianos, Paralelos, coordenadas geográficas na esfera e no elipsóide.

Prática.

Usando o modelo de Brasília percorrer categorias: imagem, temático, MNT, cadastral e rede. Telas no Spring. Importação e exportação de arquivo KML para abertura posterior no Google Earth.

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11

Aula 11

Prática. A partir do banco de dados de Brasília, gerar grade triangular, grade retangular, isolinhas, carta clinográfica e imagem sombreada.

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12

Aula 12

Vetorização

Teoria. Noções sobre Projeções Cartográficas, especialmente UTM (projeção oficial do Brasil).

Prática: Vetorização sobre quadrículas de carta topográfica, usando o editor gráfico do Spring. Vetorização de pontos cotados e curvas de nível.

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13

Aula 13

Prática: A partir do banco de dados (amostras) geradas na aula anterior, efetuar grade triangular, retangular, isolinhas, carta clinográfica, sombreamento. Revisão das funções do Spring vistas no curso.

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14

Aula 14

Revisão dos principais recursos do Spring.

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15

Aula 15

Prova

A prova deve ser feita em duplas. Deve-se escolher o final do número USP de um dos componentes da dupla (ex.: final 7). O último número escolhido corresponderá ao arquivo de mapa jpg de prova (ex.: Prova7.jpg). Sigam as instruções dos arquivos na pasta Prova2.

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