Saltar Atividades

Atividades

Saltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar AdministraçãoSaltar Categorias de Disciplinas

Agenda do Curso

 
  • Introduzir os alunos nos estilos tradicionais populares do Brasil de tradição oral e proporcionar acesso a meios de transcrição musicais.
  • Muitas das indagações pertinentes ao trabalho do músico profissional não são formuladas ou pertencem ao campo das ciências sociais. Uma adequação de nossas grades curriculares, sobretudo nos cursos superiores de música, visando uma preparação mais realista do aluno, deveria necessariamente passar por uma antropologia musical, a etnomusicologia — que não se restringe absolutamente ao estudo das manifestações musicais de tribos indígenas ou práticas afro-brasileiras. A moderna etnomusicologia estuda a música em seu contexto: tanto o rap da periferia, o funk, como também os nichos onde se desenvolvem atividades musicais bem mais próximas à realidade urbana neoliberal. Que figuração social produz cada gênero musical? Quais as relações de interdependência? O que leva indivíduos a fazerem parte desta ou daquela fraternidade musical? Quais os mecanismos de autocoerção que se transformam numa segunda natureza inquestionável? São reflexões principalmente da História e da Sociologia, inseridas no universo musical.
  • "O som, fenômeno singular de um determinado instrumento, de um estilo vocal e, do outro lado, a rede de relações possíveis e necessárias entre diferentes sons, relações estas que são responsáveis por fenômenos como a afinação e a escala – duas abstrações culturais –, merece atenção especial da musicologia e da antropologia musical. Esta última desenvolveu-se, inicialmente, como subárea da musicologia, passando por diversas designações, como musicologia comparativa (vergleichende Musikwissenschaft), pesquisa musical etnológica (ethnologische Musikforschung; Marius Schneider 1937), folclore e etnologia musical (musikalische Völkerkunde; Fritz Bose 1952), “antropologia musical”, (ethnographie musicale) ou “música dos povos estranhos“ (Musik der Fremdkulturen; cf. Curt Sachs (1959)). Por volta de 1950 o musicólogo holandes Jaap Kunst introduziu o termo ethno-musicology. A partir de 1956 esta designação da disciplina consagrou-se internacionalmente com a fundação da Society for Ethnomusicology nos EUA". In Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2001, v. 44 nº 1. Tiago de Oliveira Pinto. "Som e música".
 
 

30 agosto - 5 setembro

Depois de ler os textos de Tiago de Oliveira Pinto, exposição sobre a música brasileira e as transferências culturais e depois exposição sobre consciência negra. 
Mostrar só a semana 6
 

13 setembro - 19 setembro

  • Conclusão da leitura o Tiago de Oliveira Pinto; exposição sobre transferências culturais no Brasil;
  • Distribuição de 9 seminários:
  1. Tinhorão (música popular)
  2. Tinhorão 2 (negros)
  3. Mário de Andrade: Música Brasileira
  4. M de A: Música popular e música artística
  5. M de A: Ritmo
  6. M de A: Melodia
  7. M de A: Polifonia
  8. M de A: Instrumentação
  9. M de A: Forma

Mostrar só a semana 8
 

20 setembro - 26 setembro

Distribuição dos seminários (datas a ser determinadas):

  1. Dia 8/10 - Tinhorão (2 textos): Tiago Brasil e Dimi 
  2. Dia 8/10 - Mário de Andrade: Música Brasileira (Cleyton, Rita, Hulda, Dayane)
  3. Dia 8/10 - M de A: Música popular e música artística (Heitor, Diego, Joaquim)
  4. M de A: Ritmo (Bela, Julia)
  5. M de A: Melodia (Karen, Fabíola, Carol)
  6. M de A: Polifonia (Jonathan, Ágata, Wellington e Fernanda)
  7. M de A: Instrumentação (Éber)
  8. M de A: Forma (Dimas, Lucas, Maycon)
  9. Bartók: A influência da música popular... (Milena, Mariana)
  10. Tinhorão-2: Negros (Gabriela)
  11. Rafael Santos: resenha do livro de Matthew Gelbart
  12. Bruno Moreira: Bartók 
  13. Rinaldo: Pelinski
Mostrar só a semana 9
 

4 outubro - 10 outubro

  • Dia 8/10 - Tinhorão (2 textos): Tiago Brasil e Dimi 
  • Dia 8/10 - Mário de Andrade: Música Brasileira (Cleyton, Rita, Hulda, Dayane)
Mostrar só a semana 11
 

18 outubro - 24 outubro

  1. Dia 22/10 - M de A: Música popular e música artística (Heitor, Diego, Joaquim)
  2. M de A: Ritmo (Bela, Julia)
Mostrar só a semana 13
 

1 novembro - 7 novembro

  1. Melodia (Karen, Fabíola, Carol)
  2. Polifonia (Jonathan, Ágata, Wellington e Fernanda)
  3. Instrumentação (Éber)
  • Artigo sobre a sociologia da educação de Bourdieu: clique aqui
Mostrar só a semana 15
 

8 novembro - 14 novembro

  1. M de A: Forma (Dimas, Lucas, Maycon)
  2. Bartók: A influência da música popular... (Milena, Mariana)
  3. Tinhorão-2: Negros (Gabriela)
Mostrar só a semana 16
 

15 novembro - 21 novembro

1) Gabriela

2) Pelinski (seminário do Rinaldo para o dia 19/11)

Mostrar só a semana 17
 

22 novembro - 28 novembro

1) Cleyton: Perfis culturais de estudantes de música (Travassos) 

2) Bruno Moreira: Sociologia da Educação de Bourdieu (Nogueira e Nogueira)

Mostrar só a semana 18
 

29 novembro - 5 dezembro

Prova escrita.
Mostrar só a semana 19
Saltar Próximos Eventos

Próximos Eventos

Não há nenhum evento próximo
Saltar Atividade recente

Atividade recente

Atividade desde sábado, 28 junho 2025, 14:55

Nenhuma novidade desde o seu último acesso