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Agenda do Curso

 

Baixe aqui o material didático completo do EIMC (partituras corais)

EIMC, de 18 a 31 de julho de 2011, USP-RP

CANTO CORAL-I

1. Aproximar o aluno do seu aparelho vocal, ao nível da expressão falada ou cantada, em sua expressão individual ou coletiva (coral). 2. Propiciar ao aluno o contato com o repertório coral e seu papel no desenvolvimento da linguagem musical. 3. Propiciar ao aluno a oportunidade de fazer música vocal em conjunto, com o aprendizado técnico do auditivo da realização de parâmetros como: afinação, precisão equilíbrio, fraseado, etc. 4. Instrumentar o aluno para as disciplinas Regência I, II, III, IV, etc. a serem ministradas em semestres posteriores.

REGÊNCIA E CANTO CORAL

As aulas de Introdução à Regência Coral e Regência Coral (sextas, das 13h às 16h), e Canto Coral (sextas, das 14h às 16h, na Tulha) são dirigidas aos alunos de bacharelado e licenciatura e pretendem fornecer subsídios teóricos e desenvolver habilidades próprias da prática musical como:

  • Prática de conjunto do aluno com seu primeiro instrumento
  • Dinâmica de ensaio
  • Noções de técnica vocal aplicada ao canto coral
  • Prática da leitura à primeira vista (aplicação do "solfejo")
  • Desenvolvimento da audição polifônica e harmônica
  • Conhecimento do repertório e da bibliografia específicos. A cada ano ou semestre, é proposto um programa buscando abarcar diferentes épocas, gêneros ou estilos: Barroco, Romântico, Brasileiro, Renascença, Contemporâneo etc, com ênfase no Cancioneiro Coral Brasileiro. A bibliografia, parte da qual está compulsada no TCC de Rafael Andrade (publicações comerciais), será frequentemente revisitada, através de exposições e discussões em aulas específicas (inclusive teses e artigos).
  • Teorias e Prática da Direção Coral
  • Vivências no processo de apresentação pública, envolvendo produção, organização, agendamento, elaboração do repertório, notas de programa, divulgação, infraestrutura etc

Os alunos de Regência Coral trabalham nas aulas de canto coral, sob a orientação do professor responsável.

FORMAS DE AVALIAÇÃO:

  • Assiduidade, pontualidade e material completo na pasta
  • Participação construtiva em sala de aula e nas apresentações públicas
  • Participação nos fóruns
  • Editoração de manuscritos de partituras corais (CCB)


CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA-I

Objetivos

Estas disciplinas Conceitos Fundamentais da Música I e II que abrem a graduação em música têm como objetivo introduzir os alunos na terminologia e no vocabulário fundamental do ofício de músico enquanto compositor, intérprete ou pesquisador, assim como nos conceitos histórico-filosóficos fundamentais da arte e em especial da música, abrangendo os princípios da escrita musical, parâmetros da música, organologia, teoria da linguagem e universos musicais, questões de estilos e sistemas musicais, assim como já inclui questões da música de nosso tempo. A problemática do gosto musical também é abordada através da escuta (apreciação) de exemplares significativos de obras de todos os tempos ao longo do curso.

Docente(s) Responsável(eis)

1682511 - Rubens Russomano Ricciardi.

O primeiro semestre desta matéria será ministrado pelo Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro que se aterá a uma revisão geral da gramática musical, tendo como livros de apoio:

LACERDA, Osvaldo. Teoria elementar da música. São Paulo, Ricordi, 1966 (10ª edição)

LACERDA, Osvaldo. Regras de grafia musical. São Paulo, Irmãos Vitale, 1974 (2ª edição)

Programa Resumido

As áreas de atuação profissional em música, os parâmetros da música e suas relações com a escrita (grafia e edição musical) – sempre numa perspectiva histórica, noções básicas de organologia, os instrumentos da orquestra e outros instrumentos, panoramas dos tratados históricos da música e dos sistemas musicais desde a Grécia até a música contemporânea numa perspectiva da Apreciação Musical.

AVALIAÇÃO 

Provas, exercícios em classe, seminários, entrega de trabalhos.

Desempenho acadêmico em sala de aula.

Norma de Recuperação

Prova de recuperação abrangendo toda a matéria dada no semestre.

 
 

28 fevereiro - 6 março

Programa de Regência e Canto Coral para o I semestre de 2011:

  1. trechos da Missa Aeterna Christi Munera (Palestrina)
  2. Três pontos de caboclo* (Lacerda)

* faz parte do Cancioneiro Coral Brasileiro

Obs.:

Nesta semana farei uma comunicação sobre as estruturas de ensino e a música contemporânea, em Rocher de Palmer, França, na I Recontre Internationale Tempora.

Peço que imprimam essa outra versão do Janequin ("Janequin-boa") porque aquela está cheia de problemas.

Grato e até a semana do dia 11/3.

Marcos

PS: visitem o fórum do curso periodicamente

Mostrar só a semana 2
 

7 março - 13 março

A partir do dia 11/3:

  • Introdução à regência coral e regência coral: das 13h às 14h (sala 1); das 14h às 16h (Tulha). Técnicas de regência; história e crítica da regência; literatura e repertório coral; projeto pedagógico em canto coral; outros assuntos relacionados.
  • Canto Coral (todas as turmas): das 14h às 16h (Tulha)
Mostrar só a semana 3
 

14 março - 20 março

Aviso aos alunos matriculados em AACC:

AACC – Plano de atividades para o 1. Semestre de 2011

As atividades da matéria AACC constarão de 1 relatório:

1. Análise notas de programa de 2 CDs ou 2 LPs, (ou 1 CD e 1 LP) atentando à:

a. Estrutura e disposicão das mesmas.

b. Considerações sobre tipo e profundidade de informacões contida em cada nota de programa.

c. Adequacão programa/nota de programa/contexto.

Respondendo às seguintes questões:

d. Quais os elementos que deveriam constituir uma “boa” nota de programa?

e. As notas de programa analisadas apresentam esses elementos? Em que proporção e profundidade?

1b. Escreva uma nota de programa para qualquer concerto constante da série “Terças Musicais”.

As notas de programa podem ser acertadas antecipadamente com os músicos que apresentarão as obras na série, e desse modo fazerem parte do programa, ou poderão ser escritas posteriormente à apresentação; em ambos os casos, inclua o programa apresentado.

1c. Análise crítica de um concerto constante da série de Concertos da OSRP ou concerto constante da série de Música de Câmara, congresso ou evento similar em outra cidade que não RP, constando de:

1. Dia do concerto, programa, intérprete (s).
2. Comentário crítico sobre as obras apresentadas:
2a - período, pequeno comentário sobre a forma e estrutura das obras, comentário sobe a disposicão do programa como um todo.
3. Comentário sobre a interpretacão das obras - no caso de obras gravadas/executadas por outros interpretes, um pequeno comentário sobre possíveis diversidades de concepção interpretativa.

4. Inserção do programa/intérprete do referido concerto no contexto da série
5. Conclusão

Critérios de avaliação : coerência de construção na linha de pensamento e exposição de idéias, argumentação, investigação e reflexões pessoais.

Condições para o recebimento do relatório: serão somente aceitos trabalhos impressos, na secretaria do departamento de Música, mediante assinatura em lista, dentro do prazo máximo estipulado. Caso necessário, dúvidas e esclarecimentos serão atendidas pelo e-mail: mcamara@usp.br

Prazo máximo para entrega do relatório:

Dia 31.05.2011 até o meio dia.

As atividades, assim como os critérios de avaliação são comuns a todos os inscritos advindos de diferentes turmas. Espera-se que os relatórios correspondam ao nível de informação e vivência de cada respectiva turma.

Como esta matéria é pré-requisito para o TCC , é portanto, uma iniciacão a todos os procedimentos e conhecimentos requeridos para o trabalho de conclusão de curso.

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21 março - 27 março

Modos (Raynor & Jeppesen), continuação. O livro base é o Lacerda, que vamos ler inteiro no semestre. Estamos falando de modos porque foi uma dúvida que surgiu na aula passada e achei por bem esclarecê-la. Um assunto que seria tratado segundo a sequência do livro.

Grato,

Marcos

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28 março - 3 abril

IRC/RC e CC: Na próxima aula, todos deverão ter em mãos a pasta com todo o repertório do semestre.

FORMAS DE AVALIAÇÃO:

  • Assiduidade, pontualidade e material completo na pasta
  • Participação construtiva em sala de aula e nas apresentações públicas
  • Participação nos fóruns
  • Editoração de manuscritos de partituras corais (CCB)

Grato,

Marcos

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9 maio - 15 maio

Avaliação final de IRC, RC e CC, dia 28 de junho, terça, às 13h (12h na Tulha, para aquecimento), Terças Musicais. Programa: Palestrina e Lacerda.
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6 junho - 12 junho

Não haverá aula de IRC, RC e CC no dia 10 de junho por motivo de viagem do professor para participação em Congresso http://www.congresos.asempch.cl/

Avaliação final dia 28/6 (Terças Musicais), 13h, nas Tulha. Favor chegar às 12h para aquecimento. Programa: Palestrina (Kyrie, Gloria, Credo e Sanctus) e Lacerda (Três pontos de caboclo)
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13 junho - 19 junho

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20 junho - 26 junho

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27 junho - 3 julho

Avaliação final de IRC, RC e CC, dia 28 de junho, terça, às 13h (12h na Tulha, para aquecimento), Terças Musicais. Programa: Palestrina e Lacerda. 
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4 julho - 10 julho

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