Saltar Atividades

Atividades

Saltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar AdministraçãoSaltar Categorias de Disciplinas

Agenda do Curso

 

Baixe aqui o material didático completo do EIMC (partituras corais)

EIMC, de 18 a 31 de julho de 2011, USP-RP

CANTO CORAL-I

1. Aproximar o aluno do seu aparelho vocal, ao nível da expressão falada ou cantada, em sua expressão individual ou coletiva (coral). 2. Propiciar ao aluno o contato com o repertório coral e seu papel no desenvolvimento da linguagem musical. 3. Propiciar ao aluno a oportunidade de fazer música vocal em conjunto, com o aprendizado técnico do auditivo da realização de parâmetros como: afinação, precisão equilíbrio, fraseado, etc. 4. Instrumentar o aluno para as disciplinas Regência I, II, III, IV, etc. a serem ministradas em semestres posteriores.

REGÊNCIA E CANTO CORAL

As aulas de Introdução à Regência Coral e Regência Coral (sextas, das 13h às 16h), e Canto Coral (sextas, das 14h às 16h, na Tulha) são dirigidas aos alunos de bacharelado e licenciatura e pretendem fornecer subsídios teóricos e desenvolver habilidades próprias da prática musical como:

  • Prática de conjunto do aluno com seu primeiro instrumento
  • Dinâmica de ensaio
  • Noções de técnica vocal aplicada ao canto coral
  • Prática da leitura à primeira vista (aplicação do "solfejo")
  • Desenvolvimento da audição polifônica e harmônica
  • Conhecimento do repertório e da bibliografia específicos. A cada ano ou semestre, é proposto um programa buscando abarcar diferentes épocas, gêneros ou estilos: Barroco, Romântico, Brasileiro, Renascença, Contemporâneo etc, com ênfase no Cancioneiro Coral Brasileiro. A bibliografia, parte da qual está compulsada no TCC de Rafael Andrade (publicações comerciais), será frequentemente revisitada, através de exposições e discussões em aulas específicas (inclusive teses e artigos).
  • Teorias e Prática da Direção Coral
  • Vivências no processo de apresentação pública, envolvendo produção, organização, agendamento, elaboração do repertório, notas de programa, divulgação, infraestrutura etc

Os alunos de Regência Coral trabalham nas aulas de canto coral, sob a orientação do professor responsável.

FORMAS DE AVALIAÇÃO:

  • Assiduidade, pontualidade e material completo na pasta
  • Participação construtiva em sala de aula e nas apresentações públicas
  • Participação nos fóruns
  • Editoração de manuscritos de partituras corais (CCB)


CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA MÚSICA-I

Objetivos

Estas disciplinas Conceitos Fundamentais da Música I e II que abrem a graduação em música têm como objetivo introduzir os alunos na terminologia e no vocabulário fundamental do ofício de músico enquanto compositor, intérprete ou pesquisador, assim como nos conceitos histórico-filosóficos fundamentais da arte e em especial da música, abrangendo os princípios da escrita musical, parâmetros da música, organologia, teoria da linguagem e universos musicais, questões de estilos e sistemas musicais, assim como já inclui questões da música de nosso tempo. A problemática do gosto musical também é abordada através da escuta (apreciação) de exemplares significativos de obras de todos os tempos ao longo do curso.

Docente(s) Responsável(eis)

1682511 - Rubens Russomano Ricciardi.

O primeiro semestre desta matéria será ministrado pelo Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro que se aterá a uma revisão geral da gramática musical, tendo como livros de apoio:

LACERDA, Osvaldo. Teoria elementar da música. São Paulo, Ricordi, 1966 (10ª edição)

LACERDA, Osvaldo. Regras de grafia musical. São Paulo, Irmãos Vitale, 1974 (2ª edição)

Programa Resumido

As áreas de atuação profissional em música, os parâmetros da música e suas relações com a escrita (grafia e edição musical) – sempre numa perspectiva histórica, noções básicas de organologia, os instrumentos da orquestra e outros instrumentos, panoramas dos tratados históricos da música e dos sistemas musicais desde a Grécia até a música contemporânea numa perspectiva da Apreciação Musical.

AVALIAÇÃO 

Provas, exercícios em classe, seminários, entrega de trabalhos.

Desempenho acadêmico em sala de aula.

Norma de Recuperação

Prova de recuperação abrangendo toda a matéria dada no semestre.

 
 

21 março - 27 março

Modos (Raynor & Jeppesen), continuação. O livro base é o Lacerda, que vamos ler inteiro no semestre. Estamos falando de modos porque foi uma dúvida que surgiu na aula passada e achei por bem esclarecê-la. Um assunto que seria tratado segundo a sequência do livro.

Grato,

Marcos

Mostrar todas as semanas
Saltar Próximos Eventos

Próximos Eventos

Não há nenhum evento próximo
Saltar Atividade recente

Atividade recente

Atividade desde segunda, 31 março 2025, 17:11

Nenhuma novidade desde o seu último acesso