FEUSP-Disciplina: Didática (Licenciatura) – 4ªf./not. e
6ª f./tarde- 1º sem./2011
Docente responsável: Profª.Drª.Cecília
Hanna Mate
Monitoras: Doutorandas
Denise Medina(4ªf.) e Marisa Farah(6ª f.)
e-mail: hannamat@usp.br
EMENTA:
A disciplina busca discutir as questões que envolvem a
prática docente, a partir das relações entre professores e alunos – sua
dinâmica, suas dificuldades e possibilidades. Essas questões, entendidas como
não estáticas, mas atravessadas pelos diferentes e sua cultura, passam por
modos de pensar a escola historicamente e por indagações sobre qual seu sentido
nos dias atuais. O que a escola mantém e porque, com o que pode romper e como.
Nesse sentido a educação escolar será problematizada na tentativa de entender a
sua pertinência na atualidade e de pensar sobre como podemos fazer alguma
diferença como educadores dentro da sala de aula.
I. Objetivos
1. considerar as
experiências discente e docente em todo o desenvolvimento do curso;
2. perceber a sala de
aula como espaço de possibilidades de produção do “novo”;
3. captar as teorias
sobre o ato de ensinar como construções teóricas sobre alunos e professores;
4. compreender os diferentes efeitos das atitudes docentes
na forma de alunos/as perceberem o mundo;
5. vivenciar situações didáticas nos estágios e na
elaboração de projetos que, de algum modo, produzam experiências
transformadoras de si.
II.Conteúdos
PARTE I
- Pensar
a escola, a prática do professor e as relações entre professor/alunos:
· como construções institucionalizadas e
reiteradas ao longo da história mas também reinventadas e praticadas de
diferentes maneiras;
· a partir das experiências, da
curiosidade, do conhecimento e da vida presentes na sala de aula;
· pelo conflito, pela tensão do
desconhecido, pelas descobertas, pelas diferenças;
· pelas relações de poder de que são
constituídas as práticas educativas e seus efeitos subjetivos e sociais nos indivíduos.
PARTE II
- Problematizando a prática docência e
suas injunções no contexto escolar:
· projeto
pedagógico: contextualização do conceito, seu sentido na sala de aula e no cotidiano escolar;
· plano
de curso: seleção de conteúdos, as múltiplas formas de trabalhá-los e os múltiplos
sentidos para os estudantes;
· didáticas
possíveis na realidade da sala de aula
considerando o bairro, o aluno, a faixa etária, a pessoa do professor e sua
formação, etc.;
· os recursos
didáticos e os sentidos de aprender: possibilidades do uso de livros didáticos,
vídeo, jornal, fotografia, laboratório, tecnologias, estudo do meio, museus, teatro,
etc.;
· O estágio como
experiência e seu alcance na formação de professores
III. Métodos
1. exposições dialogadas;
2. discussão dos textos/temas propostos
com o livre debate de idéias;
3. orientação para elaboração de projetos
em grupo e para realização de estágio.
IV. Avaliação
1. elaboração de sínteses problematizadas sobre as
discussões feitas nas aulas (atividade feita em classe por 2 ou 3 alunos em
data previamente agendada);
2. elaboração e
apresentação p/ a classe de projeto com tema voltado para o ensino fundamental
II, médio, ou outra modalidade, e ligado à(s) área(s) do grupo. A apresentação
será feita em grupo (máximo 6 alunos), previamente agendada e com a devida orientação.
3. estágio individual - poderá ser feito na
escola ou em espaço cultural/científico:
· na escola: há duas possibilidades de
estágio na escola. Uma delas é com a intermediação do educador (aluno da
pós-graduação/FEUSP preparado para receber o estagiário e facilitar seu contato
com a escola e o professor da disciplina na qual será feito o estágio). Obs.: o
educador virá fazer uma explanação sobre o funcionamento desse tipo de estágio
bem como informar sobre lista de escolas disponíveis. A outra possibilidade do estágio
na escola é sem a intermediação do educador.
· em espaço cultural/científico externo a
escola (museu, exposição, feira científica, instituto, etc.) acompanhando a
visita de um grupo de alunos ao local. Neste caso o estagiário precisa fazer
uma visita anterior para conhecer o local (explorar os potenciais para um
trabalho c/ estudantes, etc.) e para agendar o dia em que acompanhará a visita de
alunos ao local.
Finalização do estágio: entrega de pequeno relato onde serão
ressaltados os pontos considerados mais importantes incluindo a conclusão do
estagiário sobre o trabalho realizado; encerraremos com discussão coletiva
sobre as experiências realizadas.
Bibliografia básica
-CHAPLIN,
Charles, Minha Vida, 10ª ed., Rio de
Janeiro: José Olympio, 1998
-CORAZZA, Sandra M. “Nos tempos da
educação” in Uma vida de professora,
Ijuí:Ed.Unijuí, 2005
-GALLO, Silvio. “Em torno de uma educação menor” in Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, v.27, n.2, jul/dez, 2002.
-LARROSA, Jorge. “Notas sobre a experiência e o saber de
experiência”. Revista Brasileira de
Educação, nº.19, Campinas: Autores Associados, jan./fev./mar./abr., 2002.
-________. Estudar.
Belo Horizonte: Autêntica, 2003
-PENNAC, Daniel Diário de escola. Rio de Janeiro: Rocco, 2008
-PERALVA, Angelina. T. e SPOSITO, Marilia. “Quando o
sociólogo quer saber o que é ser professor: entrevista com François Dubet” in Revista Brasileira de Educação, R.de
Janeiro:ANPEd n.5/6, dez.1997.
-COELHO, Marcelo. “O show de horrores
dos colégios de elite” in Folha de SP, 04/05/2005
Bibliografia
geral
-FISCHER, Rosa. M.B. “O dispositivo
pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV” in Revista Educação e Pesquisa, v.28, n.1, São
Paulo: FEUSP, p.151-162, 2002
-GALLO, Silvio. Deleuze e a educação.
Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
-KUPFER, M.Cristina. “O encontro da psicanálise com a
educação: um desafio”, in Freud e a
educação (o mestre do impossível),São Paulo: Scipione, 1989
-LAJOLO, M. “Livro didático: um (quase)
manual de usuário” in Em Aberto, Brasília, n.69, jan./mar., 1996.
-MATE, C.H. “O coordenador pedagógico e as relações de poder
na escola” in (orgs) Placco, V.M.N. e Almeida, L.R. O coordenador pedagógico
e o cotidiano da escola, São Paulo: Ed.Loyola, 2006.
-SANTOMÉ, Jurjo Torres. “Libros de texto y control del
currículum, in Cuadernos de Pedagogía, n.168 pp.50-55, marzo, 1989.
-Site:
culturaecurriculo.fde.sp.gov.br sobre Projeto Cinema vai a Escola da SE/SP, 2008
-www.estadao.com.br/arquivo/cidades/2002 –13/04/2002, “Minha
vida na escola” (Diário de aulas de Sandra da Luz Silva)
WOOD, Thomaz Jr. No fundo é raso. In: Revista
Carta Capital.Sao Paulo.Acesso em 27 de outubro de 2010 às 16:36h
Disponível a partir de: | quarta, 23 março 2011, 19:10 |
Data de entrega: | quarta, 30 março 2011, 19:10 |