Quinta feira dia (12/05) segundo dia de visita ao colégio Virgilia. Cheguei à escola por volta das 15h20min,
com o intuito de entregar o termo de compromisso e perguntar se havia a
necessidade de assinar alguma coisa. Mandaram-me falar direto com o professor
que havia interrompido a aula para me atender. Aguardei ele sair para
conversarmos.
Quando faltava 15minutos para
as 16h00min ele me levou para sala do 1º F e me apresentou, mas não me deixou falar.
Fomos direto pro laboratório.
No laboratório sim me foi
passada a palavra e ainda que não soubesse a aula também, já que durante todo o
tempo ele não colaborou com a atividade, apenas disse bem auto que aquela turma
era à pior da escola, fique indignado com tais palavras.
Apresentei-me, contei o porquê
estava lá e qual era a proposta do projeto, além das minhas expectativas em
relação a eles e principalmente o quanto confiava neles.
Correu tudo muito bem e
exatamente como eu havia planejado. Eu já estava consciente de que o tempo era
curto para se organizarem, entender o que era pedido no roteiro, montar o
experimento, fazer tomada de dados e concluir em apenas 25 à 30min.
Por conta disto, deixei-os
livres para interpretar o roteiro, resolver os problemas por conta própria, com
pouca ou nenhuma orientação do que eles deviam fazer, por exemplo, faltou
cartolina nos kits, quando perguntavam por ela dizia que não tinha e que eles
procurassem formas alternativas de resolver o problema, e encontravam.
Em compensação, não cobrei a coleta de dados,
apenas que, em casa eles tentassem preencher o roteiro, principalmente com a
conclusão. Em seguida sentamos em roda, no pátio, para discutir o experimento e
todos estavam presentes. Infelizmente eu tive que demonstrar para eles o que
era esperado que eles fizessem. O melhor é que todos os grupos haviam
conseguido realizar a atividade, participaram respondendo as minhas perguntas e
sugerindo “melhorias” para a atividade.
Com a segunda turma o 1º E,
foi a mesma coisa, excerto que esta, segundo o professor, era a melhor turma da
escola. As coisas se desenvolveram mais ou menos igual à primeira turma, o
professor também não estava presente. No entanto eu notei que apesar de se
comportarem “melhor”, trabalhavam menos, alguns alunos não participaram da roda
de conversa, coisa que não foi obrigatória nem para a primeira nem para segunda
turma.
É realmente uma pena que
tenhamos apenas 45min para trabalhar com eles, porque pelo que pude constatar,
todos eles tem grande vontade de trabalhar, basta incitá-los.
|