Grupos visíveis: Todos os participantes

RELATÓRIOS - SEGUNDO SEMESTRE - Responda AQUI!!!

RSS

Caros alunos, este relatório parcial por visita à escola é de extrema importância para que possamos melhorar o desenvolvimento das atividades para a sala de aula, da disciplina e de nosso trabalho. Desta forma pedimos que enviem seus relatórios o mais rápido possível. Pedimos ainda que preencham todos os campos do formulário com bastante atenção para evitar erros.

Nestes relatórios esperamos que contenham uma síntese das experiências realizadas na escola juntamente com reflexões sobre suas ações no ambiente escolar. É importante que discutam entre vocês, integrantes do grupo, para que possam colocar relatos relevantes tanto para nós, equipe gestora da disciplina, quanto para seus colegas que terão a oportunidade de ler os relatórios. Como também para vocês mesmos, pois a elaboração do relatório constitui-se em momento privilegiado de reflexão.

Agradecemos o compromisso e o empenho de vocês na realização dos estágios e na elaboração dos relatórios. Lembramos ainda que esta será uma das ferramentas de avaliação do curso.

Muito Obrigado e bom trabalho, Vera, André, Carla, Renata e Bárbara.

Página:  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  ()
Número do Grupo : G: [[Número do Grupo : G]]
Nome dos alunos: Aline Sabino e Gabriel Steinicke
Escola: Amorim
Periodo: Manhã
Turmas: 6ºAno
Experiência: Cheiro
Nome do professor da escola: Marimar
Relatório:

Iniciamos o segundo semestre em uma nova turma, a qual nos recebeu de forma muito acolhedora.

Os alunos particparam da atividade com bastante empenho, questionando e respondendo as indagações feitas por nós.

Colaboraram durante toda a experiência cooperando com todos os passos do roteiro, não houve nenhuma obstrução durante a realização da atividade.

Os alunos gostaram da atividade e tiveram interesse em saber quando nós retornariamos.

Sem mais.

Aline Sabino

Gabriel Steinicke.

Observações adicionais:
Mais

Número do Grupo : G: [[Número do Grupo : G]]
Nome dos alunos: Celline Butuem e Thiago Lisboa
Escola: Andronico
Periodo: Manhã
Turmas: 3º H
Experiência: Circuito elétrico
Nome do professor da escola: Roseane
Relatório: Os alunos dessa turma ainda não tinham participado das oficinas e nos receberam muito bem.
Durante a atividade, todos os alunos de mostraram interessados na montagem e funcionamento dos circuitos e fizeram perguntas sobre o funcionamento da rede elétrica residencial.
O único problema na resolução dos exercícios foi com a última questão, mas a professora nos disse que ainda não havia ensinado aquela matéria e que o exercício seria resolvido depois em sala de aula.
Observações adicionais:
Mais

Número do Grupo : G: [[Número do Grupo : G]]
Nome dos alunos: Valéria
Escola: Amorim
Periodo: Tarde
Turmas: 6ª série
Experiência: Cheiro
Nome do professor da escola: Daniela, Cleide e Maira
Relatório:

Nessa primeira atividade desse semestre ocorreram algumas mudanças, eu precisei mudar não só de horário de aplicação das atividades como de turma (antes 7ª série). Hoje realizei o experimento sozinha em duas turmas da 6ª série (minha companheira de estágio, está doente, segundo fui informada). Cheguei na escola antes do horário para a preparação dos alimentos e fui muito bem recebida por todos especialmente pela Renata (coordenação). As professoras presentes na sala de aula ajudaram-me muito. Infelizmente nas duas classes não consegui realizar todo o experimento, era difícil que os alunos permanecessem com a venda e muitos não queriam escrever, mas na segunda turma a atividade se desenvolveu melhor e foi possível até fazer um pequeno encerramento sobre o experimento realizado.

Observações adicionais:
Mais

Número do Grupo : G: [[Número do Grupo : G]]
Nome dos alunos: Felipe Velasquez e Pamela Martins
Escola: Amorim
Periodo: Tarde
Turmas: 5a
Experiência: A água e a gravidade
Nome do professor da escola: Cleide
Relatório:

A atividade em si ocorreu muito bem. Não tivemos muitos problemas e os alunos aparentemente gostaram da atividade.

Muitos alunos, antes mesmo de ver as garrafas com água, ja colocaram o nível da água de forma correta. Em contrapartida, tiveram alguns poucos que, mesmo depois de verem a garrafa, ainda não mudaram de "idéia" e voltaram a desenhar a garrafa com o nível de água "torto".

Durante as atividades, duas situações desconfortantes aconteceram. Uma foi de uma mulher, por nós desconhecida, que entrou na sala onde estavamos, sem se apresentar e nem falar com a gente, com uma postura séria, como se estivesse nos "avaliando" e checando o que os alunos faziam. Outra foi de uma professora que também não conhecíamos que "palpitou" (imperativamente) no nosso trabalho.

Quando chegamos ao colégio, tivemos dificuldade para achar a sala e a professora. Assim começamos nossa atividade atrasados.

Observações adicionais:
Mais

Número do Grupo : G: [[Número do Grupo : G]]
Nome dos alunos: Bruno Fazio e William Ananias
Escola: Andronico
Periodo: Noite
Turmas: 3º´s
Experiência: Circuito elétrico
Nome do professor da escola: ?
Relatório: Nós fomos à escola na segunda feira, como previsto, mas a secretaria nos disse que os dois professores de física haviam faltado e que, por tanto, não haveria como a gente estagiar. Ela pediu desculpas e solicitou que avisassemos que estão com esse problema neste inicio de semestre.


Observações adicionais:
Mais

Número do Grupo : G: [[Número do Grupo : G]]
Nome dos alunos: Graziella e Bruno
Escola: Virgilia
Periodo: Manhã
Turmas: 3D e 3B
Experiência: Espectroscóprio
Nome do professor da escola: Ernesto
Relatório:

Neste semestre nós mudamos de turmas, no entanto continuamos com 3º ano e na mesma escola. As novas turmas parecem bastante com as outras. Os alunos participam e nos respeitam. O professor tamém colabora muito conosco. Neste semestre ele resolveu adotar os roteiros dos experimetos como componente da nota, mas isso não influenciou na participação dos alunos pois eles já tratavam a atividade com bastante seriedade e participavam bastante.

Nossa maior dificuldade neste semestre será a falta de conhecimento sobre o assunto. Nós não tivemos física moderna na escola e na graduação estamos fazendo a disciplina agora. A insegurança sobre o conteúdo teórico acaba nos levando a focalizar na parte prática do experimento. Apesar disso, tivemos ajuda da Renata e até conseguimos explicar os conceitos principais envolvidos.

Com relação ao material pecebemos que algumas caixinhas não estavam funcionando muito bem. Em algumas delas não estava muito nítida as linhas mais fortes do espectro da lâmpada fluorescente. Não conseguimos terminar os roteiros nas duas turmas mas a segunda foi mais longe que a primeira porque decidimos não deixar as caixinhas abertas e pedir para eles fecharem porque isso ia tomar muito tempo. Graziella

Observações adicionais:
Mais

Número do Grupo : G: [[Número do Grupo : G]]
Nome dos alunos: Bruno Isoda
Escola: Andronico
Periodo: Manhã
Turmas: 3o F e 3o G
Experiência: Circuito elétrico
Nome do professor da escola: Rosane
Relatório: A professora é muito receptiva mostrou muito interesse em ajudar. Permitiu que eu apresentasse o experimento e uma breve introdução ao assunto.
Os alunos mostraram que não leram o texto pois montaram primeiramente o circuito da ilustração que estava na folha do experimento.
A ilustração ajudou muito, porém os alunos seguiram a ilustração e não o roteiro. Após eu interferir no desenvolvimento e falar que o roteiro deveria ser seguido que os alunos montaram corretamente o experimento.
Como ja era esperado, os alunos não conseguiram terminar até o final da aula, e como consequência os alunos se preocuparam mais em terminar o experimento e não prestassem atenção nos conceitos envolidos. (Minha sensação)
A diferença entre as lâmpadas atrapalhou um pouco o desenvolvimento pois algumas tinham resistências diferentes e apresentavam brilhos diferentes, isso confundia um pouco os alunos pois eles pensavam que a lâmpada que estava mais proxima da pilha ficava mais forte ou mais fraca.
As condições das pilhas tambem atrapalharam um pouco pois algumas estavam mais fracas que outras. Pedi para os alunos usarem 2 pilhas e não 1 conforme o roteiro.
Alguns alunos não sabiam identificar as grandezas envolvidas por não saberem interpretar o que é uma grandeza.
Ficou claro que os alunos não sabem a diferença entre tensão e corrente, porém eles sabem associar resistências e as consequências das associações.
Observações adicionais:
Mais

Número do Grupo : G: [[Número do Grupo : G]]
Nome dos alunos: Rogerio Okuhara
Escola: Andronico
Periodo: Tarde
Turmas: 1F
Experiência: Força de atrito
Nome do professor da escola: ?
Relatório: A Professora faltou no dia da Oficina.
Observações adicionais:
Mais

Número do Grupo : G: [[Número do Grupo : G]]
Nome dos alunos: Ciromar Alves, Daniel Gomes, Rafael Gomes
Escola: Andronico
Periodo: Noite
Turmas: 1P/1O
Experiência: Força de atrito
Nome do professor da escola: Marco Aurélio
Relatório:

As turmas foram pequenas, em virtude da chuva, facilitando a realização da atividade, além de que o roteiro foi bem sucinto e didático. A 1ª turma foi separada em três grupos, a atividade desenvolveu-se sem grandes dificuldades e a compreensão dos alunos foi proveitosa. Em razão do emprego da linguagem simples, porém objetiva, surgiu à necessidade de nós aprofundarmos os conceitos e explicar definições dos termos utilizados, gostaríamos de sugerir para os próximos experimentos, começarmos aos poucos a introdução de uma linguagem mais científica, visando manter o aluno em contato com os termos físicos, como por exemplo, falarmos sobre vetores ao invés de setas, uma vez que os alunos já tiveram contato com a definição no primeiro semestre com o experimento vetores. Fato que tivemos a oportunidade de vivenciar e foi bastante gratificante as aulas por serem nos últimos tempos os alunos entravam no laboratório reclamando, porém quando iniciávamos o experimento todos presentes desprendiam bastante atenção e conseguiam realizar associação entre força peso que irá influenciar na força de atrito. Porém houve dificuldades em vizualizar a definição de direção de vetores, o sentido do vetor foi algo de fácil entendimento.

Observações adicionais:
Mais

Número do Grupo : G: [[Número do Grupo : G]]
Nome dos alunos: Fernando Ramos , Marcos Garcia
Escola: Virgilia
Periodo: Tarde
Turmas: 1° F , 1° B
Experiência: Galáxia
Nome do professor da escola: Newton
Relatório: Nesta atividde encontramos dificuldades na explicação dos enuciados, visto que alguns tal como Prestem atenção nas proporções do seu desenho poderia ja deixar claro para que utilizasse regra de três e obter um valor o qual determinaria a posição do Sol em relação ao centro da Via-Lactea. Embora tivessemos explicado aos alunos para que eles utilizassem tal recurso matemático, muitos não fizeram. Ao se depara com tal atitude percebemos que trabalhar a intuição a partir da figura da galaxia e a posição do Sol nesta figura teríamos mais discussões de conceitos físicos do que rever calculos matemáticos naquela aula.
Acredito que quanto mais didatico ( preciso/objetivo) for o enunciado mais tempo teremos para as discussões de conceitos.
Não conseguimos terminar a atividade um dos motivos foi a empolgção dos alunos em pintar a Galáxia e seus respectivos braços.
Mas, por outro lado, conseguimos em boa parte discutir sobra a imensidão da galaxia e como estamos mergulhados nesta " piscina "de estrelas.
Observações adicionais:
Mais

Página:  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  ()