A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O
P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
Critério de ordenação atual: Sobrenome (crescente) Ordenar por: Sobrenome

Cantus_Firmus: Porém na Inglaterra os compositores começaram a colocar o Cantus Firmus na voz Superius e ornamentá-lo, a tal ponto que a melodia gregoriana original ficava irreconhecível. Esta técnica se chamava Paráfrasis. Rodrigo Antônio Silva |
O Cantus Firmus:Podemos dizer que o cantus firmus foi o primórdio de um estilo cânone utilizada bem mais tarde nas fugas. |
c.f.: |
C. Firmus: |
"Cantus Firmus":Cantus firmus, que do latim significa “canto fixo”, é uma expressão utilizada no contexto da polifonia dos séculos XIV e XVI para uma melodia pré-existente , com valores de notas longas, que se situava na voz mais grave, que posteriormente designou-se tenor.O “cantus firmus” servia de base para o processo composicional de uma obra. Essa melodia pré-existente, antes tradicionalmente extraída do cantochão ,( situado nos manuscritos ), passou també m a ser extraída de melodias e canções profanas.Com o passar do tempo a voz do tenor (que portava o “cantus firmus” )passou a ser mais tocada do que cantada. No século XV ,os ingleses usavam a técnica do “cantus firmus migratório” em suas obras sacras polifônicas , isto é, ora ele estava no tenor ,ora em outras vozes.Assim ele se integrava na estrutura polifônica.Um exemplo é o Salve Regina de Power. Atribuísse aos ingleses a idéia de se utilizar um mesmo cantur firmus para o arranjo dos cincos movimentos do ordinário da missa.Surge então a missa cíclica. |
Cantus firme: |
Cantus Firmus:Tanto os compositores do continente quanto os da Inglaterra costumavam colocar o cantus firmus em uma voz e o mantinham alí até o final, no entanto, às vezes, os ingleses o colocavam em uma estrutura polifônica, por exemplo, o cantus firmus está na voz superius e em certo período da música ele passa para a voz intermediária (contra-tenor) às vezes pelo sentido da continuidade do texto, e também às vezes voltava para o Superius enquanto continuava na voz intermediária, esta mudança de vozes do cantus firmus é chamada de cantus firmus migratório e se desenvolveu no século XV. |
C:Trata-se de um tema curto e simples que se repete do princípio ao fim, misturado com a polifonia. O Cantus firmus que habitualmente dá nome a missa, tanto pode ser uma canção como uma melodia litúrgica, como exemplo temos missas como: L´Homme armé ou Mille regretz, Ave Regina, Pange língua entre outros. Desse modo o Cantus firmus nada mais é do que o Tenor, ou seja, o canto básico das músicas compostas utilizando as melodias preexistentes. Também é o tenor litúrgico ou profano em valores longos, sendo que Dunstable, foi quem provavelmente inaugurou o príncipio de aplicar à missa o cantus firmus. | |
|
Cantus Firmus.: |
Cantus firmus: |