Tópico 1 - Exercício 1
A- Qual(is) o(s) tipo(s) de má(s) oclusão(ões) presente(s) na imagem a seguir?
B- Qual é a dentição apresentada na imagem e qual seria a idade cronológica dessa criança?
C- Este(s) tipo(s) de má(s) oclusão(ões) pode(m) ter auto-correção?
D- Quais seriam os fatores etiológicos para este caso clínico?
Tópico 1 - Exercício 2
Durante a consulta de avaliação da criança, o cirurgião-dentista deve estar atento não apenas às informações dadas pelo responsável, mas também a alguns sinais clínicos.
Observe a imagem abaixo.
Ela revela um calo característico de criança que mantém um hábito por período prolongado.
A- Qual seria esse hábito?
B- Que tipo de má oclusão poderia estar associado?
C- Como deve proceder o cirurgião-dentista nesses casos, em que a criança ainda está na fase de maturação da dentição decídua?
Tópico 3 - Exercício 1
Exercício 1: Uma criança apresentou no consultório, no final da dentição com esse aspecto intra bucal. a) Qual é a alteração de esmalte acima ilustrada? b) Qual sua relação com a anamnese? c) Quais características podem ser observadas ao exame clínico? Quais exames complementares podemos solicitar? Qual seria o plano de tratamento para este caso?
Tópico 3 - Exercício 2

Exercício 2:
Ao realizar o exame clínico de alguns pacientes na clínica, observou-se que o paciente A (foto maior) apresentava alterações em esmalte na superfície vestibular de vários dentes, sem perda de estrutura e situadas próximas à incisal. O paciente B ( fotos menores), também apresentava alteração no esmalte, na forma de mancha branca lisa e brilhante, localizada 1 mm abaixo da margem gengival e contornando a mesma, nas superfície vestibular dos canino, além de alteração de esmalte com perda de estrutura no incisivo central, sequela de trauma no dente antecessor decíduo. Pergunta-se: Quais foram as alterações de esmalte acima ilustradas?
Tópico 3 - Exercício 3
Exercício 3:
Observe a foto abaixo e indique quais são as alterações de esmalte na superfície oclusal e vestibular? Clinicamente, o que as diferenciam?
Tópico 4 - Exercício 1

2- No caso apresentado, em que fase de dentição apresenta-se o paciente. Quais seriam os sinais clínicos para diagnóstico dessa anomalia e como como ela é chamada?
Tópico 4 - Exercício 2

Tópico 4 - Exercício 3
1. De acordo com a radiografia de anquilose do dente 75, você optaria por realizar uma exodontia convencional ou com odontossecção? Justifique sua resposta.
2. Quais seriam os sinais (radiográfico e clínico) para o diagnóstico de anquilose?

Tópico 4 - Exercício 4

Tópico 4 - Exercício 5
Tópico 4 - Exercício 6

Tópico 5 - Exercício 1
O paciente F.B. de 5 anos de idade, na anamnese apresentou um diario alimentar com uma dieta extremamente cariogênica, ao exame clínico observamos a presença de placa bacteriana em todos os dentes e história passada de lesões de cárie. Baseado no histórico do paciente responda as questões abaixo.
Qual escore de ICDAS nos dentes 53 e 54? As lesões estão ativas ou inativas? Justifique.
* os dentes estão úmidos.
Tópico 5 - Exercício 2
Paciente adolescente com historico de trauma na 1a.infância. Classifique de acordo com o escore de ICDAS e atividade, sabendo que o campo não é seco. Justifique.
* os dentes estão úmidos.
Tópico 5 - Exercício 3
Avalie apenas o segundo molar decíduo, neste paciente de 4 anos de idade. Dieta cariogênica, indice de placa alto e os pais não ajudam na escovação.
Classifique de acordo com o escore de ICDAS e atividade. Justifique sua resposta.
Quais seriam as recomendações para um correto plano de tratamento para este caso.
Tópico 5 - Exercício 4
a) Observe os dentes 51, 52, 61 e 62, onde as setas estão apontando. Classifique de acordo com o escore de ICDAS e atividade. Justifique sua resposta.
b) Aproveitando o caso, que tipo de dentição e de arco dental tem este paciente? Qual é a importância na identificação disto neste caso? Qual deve ser a orientação ao responsável sobre orientação de higiene (deficiência)?
Tópico 6 - Questão 2
Neoplasia caracterizada pela proliferação de epitélio odontogênico e do tecido mesenquimal. Clinicamente, esse tumor pode afetar ambos os gêneros, sendo mais prevalente na região posterior da mandíbula. Radiograficamente apresenta uma imagem multilocular, pode ter recidiva e se tornar maligno. Essa definição é de qual tumor odontogênico?
Tópico 6 - Questão 3
Quais as características radiográficas que permitem diferenciar o odontoma composto do complexo?
Tópico 6 - Questão 4
Paciente com 15 meses compareceu para primeira consulta odontológica. Ao exame clinico, apresentou as características clinicas como mostra na figura 1. Ao observar alteração quanto à erupção dental realizou-se o exame radiográfico conforme a figura 2. Qual seria o diagnóstico para esse tipo de alteração e qual seria o tratamento?
Tópico 7 - Exercício 1

Descreva qual a concentração e forma de apresentação de flúor deve ser indicado neste caso.
Tópico 7 - Exercício 2

Paciente de 5 anos do gênero masculino.
A mãe relata na anamnese que seu filho comia muitas guloseimas, porém, há algum tempo, ela estava controlando a dieta dele e o consumo de tais alimentos tinha diminuído bastante.
No exame clínico são verificadas lesões de cárie inativas nos molares superiores e inferiores do paciente.
Qual o protocolo de flúor você indicaria baseado nas aulas da disciplina?
Tópico 7 - Exercicio 3

Tópico 7 - Exercício 4
Uma mãe compareceu a clínica de Odontopediatria da FOUSP para a realização do primeiro exame bucal de seu filho. Ela relatou que os “dentinhos de baixo estavam nascendo”. No exame clinico foi verificado que realmente os incisivos inferiores estavam erupcionando.
Que orientação deve-se dar à mãe com relação ao uso do dentifrício fluoretado? Qual seria a idade dessa criança?
Tópico 9 - Exercício 1
Exercício 1 - Considerando as condições clínicas dos dois pacientes abaixo, para qual(is) estaria indicado a utilização dos selantes? Justifique sua resposta.
Paciente A Paciente B
Tópico 9 - Exercício 2
Exercício 2 – Paciente, gênero masculino, 6 anos e 4 meses de idade, apresenta lesão de mancha branca ativa no primeiro molar permanente inferior. Que material é indicado para realizar o selamento da lesão? Descreva a técnica.
Tópico 10 - QUESTAO 1
1. QUAL É A RECOMENDAÇÃO ALIMENTAR PRECONIZADA PELO MINISTÉRIO
DA SAÚDE E SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA?
Tópico 10 - QUESTAO 2
QUAL A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO NA FALA, RESPIRAÇÃO, MASTIGAÇÃO E DENTIÇÃO DA CRIANÇA?
Tópico 10 - QUESTAO 3
DESCREVA A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
Tópico 10 - Avaliação de diário alimentar
Observe a rotina alimentar do paciente e comente os principais erros. O que deveria ser mudado nessa dieta e quais as implicações decorrentes aos erros observados.
Tópico 11 - EXERCÍCIO 1
Tópico 11 - EXERCÍCIO 2
Um paciente comparece ao consultório e na sala de espera observa-se a criança com um saco de salgadinho na mão. Durante anamnese foi solicitado diario alimentar e ao exame clínico foi observado historia passada da doença cárie e grande quantidade de placa bacteriana visivel e após a evideniciação foi observado que a placa era jovem e madura. Na consulta seguinte a mãe trouxe o diario. Baseado nisso tudo, qual a melhor maneira de educar e motivar essa criança e familia?
Tópico 12 - Exercício 1
1 - Paciente com um ano e dois meses compareceu ao Centro de Pesquisa e Atendimento de Traumatismo em Dentes Decíduos da Disciplina de Odontopediatria da FOUSP, com relato de queda com andador de uma escada, ocorrida no mesmo dia, apresentando abrasão na superfície cutânea ao redor da boca e queixo e luxação lateral dos dentes 71 e 81 com grande deslocamento da coroa dos dentes para vestibular e raízes para palatina. Qual deve ser a conduta em relação aos dentes 71 e 81? Justifique.
Tópico 12 - Exercício 2
2 - Paciente com dois anos e oito meses compareceu ao Centro de Pesquisa e Atendimento de Traumatismo em Dentes Decíduos da Disciplina de Odontopediatria da FOUSP 7 dias após cair e bater a boca no “pé da cadeira”, apresentando ausência do dente 61 e intrusão quase que total do dente 51. Ao palpar o fundo do saco do vestíbulo o dente não se movia e não apresentava evidencias de fratura óssea e radiograficamente observa-se que a intrusão foi no seu longo eixo. Qual deve ser a conduta e orientações nesse caso? Justifique.
Tópico 12 - Exercício 3


