Tópico 1 - Exercício 1
De acordo com a história odontológica pregressa de traumatismo na região anterior e pela imagem, responda:
Houve sequela na sequência de erupção? Justifique.
Tópico 1 - Exercício 2
Observe a região circulada:
a) O que indica a área em destaque?
b) Qual sua possível repercussão na erupção dental?
c) Qual o tratamento?
Tópico 1 - Exercício 3
De acordo com os estágios de Nolla, os dentes indicados na imagem radiográfica abaixo se encontram em qual estágio?
Tópico 2 - Exercício 1
1. Ao analisar a área azul escuro de um cariograma, notamos que esta área encontra-se reduzida.O que essa redução significa?
Tópico 2 - Exercício 2
2. Ao realizar o exame clínico nos deparamos com a situação clínica observada na foto. Qual é o significado deste cariograma quando analisado em conjunto com a situação clínica?
Tópico 2 - Exercício 3
3.Veja a foto e o cariograma acima e responda: Quais orientações devem ser dadas ao paciente? Como seria o plano de tratamento deste paciente?
Tópico 2 - Exercício 4
4. Qual é a condição clínica que observa-se na foto? Quais as condutas terapêuticas devem ser adotadas? Justifique apoiado no cariograma.
Tópico 3 - Exercício 01
No vídeo 01, por quê a odontopediatra não apareceu já paramentada para agilizar o atendimento ao cumprimentar o bebê? Quais técnicas de manejo comportamental foram aplicadas?
Tópico 3 - Exercício 02
Com base no conteúdo da aula e após ler as instruções e assistir ao vídeo 06, responda: O que a auxiliar deve fazer se o bebê vomitar? Deve, antes de tudo, tentar tirar o abridor de boca?
Tópico 3 - Exercício 03
Como deve ser o ambiente do consultório para o atendimento do bebê?
Tópico 3 - Exercício 04
Após assistir ao exercício de vídeo 08 e tendo como base o conteúdo da aula responda: quais os tipos de choro que traumatizam um bebê, podendo gerar um adulto com odontofobia e como podemos prevenir estes tipos de choro?
Tópico 3 - Exercício 05
Tópico 6 - Atividade 3
Compareceu à clínica de odontopediatria, uma criança do sexo feminino, com 6 anos de idade. O aluno, durante o exame físico intrabucal, notou os primeiros molares superiores e inferiores em erupção. Na análise do arcos, observou a ausência de diastemas na região de mesial de incisivo lateral direito à incisivo lateral esquerdo no arco superior. Havia presença de diastemas entre a distal do incisivo lateral e canino superior; e na região anterior inferior entre distal de canino e mesial de primeiro molar inferiores.
Qual é o tipo de arco de Baume encontrado nessa criança?
Qual é a importância destes espaços relatados e como são chamados?
Tópico 6 - Atividade 4
Um paciente de 04 anos e 10 meses apresenta-se no seu consultório com lesões de cárie ativas cavitadas nos elementos posteriores inferiores, sulcos escurecidos inativos nos elementos posteriores superiores e manchas brancas na vestibular dos incisivos superiores ativas.
Quais as condutas que devem ser executadas frente a este quadro clínico? (Educação e Planejamento)
Classifique as 3 imagens através do ICDAS?
1- 2o.molar superior
2- 1o.molar inferior
3 - Incisivo central
Tópico 6 - Atividade 7
Com relação ao uso do flúor, faça uma análise crítica da reportagem abaixo, com embasamento em Evidências Científicas.
Tópico 7 - Exercicio 1
Criança com 8 meses de idade sofreu um traumatismo no dente 51. Nesse caso qual técnica radiográfica você utilizaria e por quê?
Tópico 7 - Exercicio 2
Cite o nome da técnica radiográfica e tipo de filme indicado. Frente a um caso de intrusão de dente decíduo qual técnica radiográfica complementar deve ser realizada?
Tópico 7 - Exercicio 4
Durante um exame radiográfico panorâmico de uma criança de 15 meses de idade, quais dentes erupcionados podemos observar?
Tópico 7 - Exercicio 5
De acordo com o texto complementar que tipo de anomalia é essa? E qual tipo de técnica de radiografica foi utilizada?
Tópico 8 - Exercício 1
Tópico 8 - Exercício 2
Tópico 8 - Exercício 3
Tópico 10 - Exercício 1
Faça uma abordagem sobre o ciclo biológico dos dentes decíduos: descreva os 3 estágios e qual a implicação clínica no tratamento endodôntico de cada um deles.
Tópico 10 - Exercício 3
Cite as indicações e contra-indicações da Pulpotomia e em que fase(s) do ciclo biológico esse tratamento pode ser realizado.
Tópico 11 - Atividade Nutrição 1
Tópico 11 - Atividade Nutrição 2
Tópico 11 - Atividade Nutrição 3
Tópico 12 - Exercicio 1
Descreva qual a concentração e forma de apresentação você indicaria no seguinte caso:
Paciente com 2 anos de idade e lesões pigmentadas inativas nos primeiros molares decíduos inferiores.
Tópico 12 - Exercicio 2
Tópico 13 - Exercício 1
Tópico 13 - Exercício 2
Tópico 13 - Exercício 3
Qual radiografia deve ser realizada e o que deve ser observado na radiografia do dente permanente que sofreu uma fratura de esmalte e dentina sem exposição pulpar quando o paciente demora para procurar atendimento?
Tópico 13 - Exercício 4
Tópico 13 - Exercício 5
Para que serve a confecção de uma canaleta no fragmento dentário e por que este deve ser mantido em soro fisiológico?
Tópico 13 - Exercício 6
Quais são as vantagens e desvantagens da técnica de restauração de fratura de esmalte e dentina com resina composta e coroa de acetato?
Tópico 14 - Exercício 1
Após cirurgia para exodontia de dente incluso, o dentista receitou para uma criança de 6 anos o Diclofenaco de potássio (Cataflam®) 50 mg por 4 dias, tomando-se um comprimido a cada 12 horas. Essa indicação está correta? Por que?
Tópico 14 - Exercício 3
Um paciente de 5 anos compareceu à clinica com abscesso endodôntico por complicações no elemento 55. Visando controlar a infecção, que já apresentava manifestações sistêmicas, o dentista receitou para a criança o antibiótico Cefalexina (250 mg/5ml), pois a mãe relatou que a criança era alérgica à Amoxicilina. Essa indicação está correta? Justifique.