Março
16 – Apresentação do programa
23 - Prolegómenos
Grupo 01 - Tradição latino-americana: luta por democracia e participação
TR 01 – SILVA, Teresinha. “Radialismo comunitário: tradição e pertinência em um novo contexto”, in Gestão e Mediações nas Rádios Comunitárias, um panorama do estado de Santa Catarina, Chapecó, Argos, 2008, p. 19-42.
Grupo 02 - Re-imaginando democracia e participação, no contexto internacional
TR 02 – FENTON, Natalie. “Re-imagining Democracy: new media, young people, participation and politics”. OLSSON, Tobias & DAHLGREN, Peter. Young People ICTs and Democracy. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2010, p. 19-34 (www.nordicom.gu.se>
Grupo 03 – Discutindo a relação da infância com o mundo capitalista
TR 03 – LINN, Susan, “Alunos à venda: quem lucra com o marketing nas escolas?”. In Crianças e Consumo: a infância roubada. São Paulo, Instituto Alana, 2006, p. 105-125.
TR 04 – LINN, Susan, “Honrar as crianças em tempos desonrosos: recuperando a infância da cultura da mídia comercializada”, in CAVOUKIAN, Faffi, et all. Honrar a Criança: como transformar este mundo. São Paulo, Instituto Alana, 2009, p.g. 249-261.
Grupo 4 – Discutindo a relação da infância com a era da informação
TR 05 – BUCKINGHAM, David, “A busca da Infância”. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas p.15-34.
TR 06 – BUCKINGHAM, David, “A morte da Infância”. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas p.37-87
Grupo 5 – Discutindo a relação da infância com a era da informação
TR 07 – BUCKINGHAM, David, “A geração eletrônica”. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas p.65-87
TR 08– BUCKINGHAM, David, “O direito de mídia das crianças”. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas p.275-296.
Complementar:
SOARES, Ismar de Oliveira. “A contribuição da Revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação”, in Comunicação & Educação, Nº 3, ano 14, set/dez. de 2009.
30 - Epistemologia da Educomunicação
Grupo 01
TR 09 – SOARES, Ismar de Oliveira. Manifiesto de la Educación para la Comunicación em los países em vías de desarollo. Paper apresentado no Congresso Internacional Pedagogia da Imagem, La Coruña, Espanha, 1995.
Grupo 02
TR 10 - BRAGA, José Luiz & CaLAZANS, regina. “Interfaces”, in Comuniccação & Cducação, questões delicadas na interface. São Paulo, Hacker, 2001, p. 56-70.
Grupo 03
TR 11 – SOARES, Ismar de Oliveira. Teorias da Comunicação e Filosofias da Educação: fundamentos epistemológicos da educomunicação, Texto para a aula do concurso de titular, ECA-USP, 2009.
Grupo 04
TR 12 – SOARES, Ismar de Oliveira. “Caminos de la educomunicación: utopías, confrontaciones, reconocimientos”, in Nómadas, Universidad Central, Bogotá, Colombia, abril de 2009, nº 30, pg. 194-207.
Grupo 05
TR 13 – SOARES, Ismar de Oliveira. “Educom.rádio, na trilha de Mario Kaplún”, in Marques de Melo, José. Educomídia, SBC, UMESP, 2006, p. 167-188.
Complementar:
- Entrevista do Prof. Ismar. "Postura dialógica, vocação educomunicativa", acessível em
http://blog.aprendaki.net/2008/10/ com data de 30 de outubro de 2008 (não há cópia na pasta).
-TR 13b – SALVATIERRA, Eliane. “Educomunicação e experiência estética”, in LIMA, Rafaela. Mídias comunitárias, juventude e cidadania, BH, Autêntica, 2006. p. 237-253
Abril
06 - Área da Gestão da Comunicação
Grupo 01
TR 14 – SOARES, Ismar de Oliveira. “Planejamento de Projetos de Gestão Comunicativa”, in COSTA, Maria Cristina. Gestão da Comunicação, projetos de intervenção, São Paulo, Paulinas, 2009, pg. 27-54.
Grupo 02
TR 15 – SOARES, Ismar de Oliveira. “Caminhos da gestão comunicativa como prática da Educomunicação”, in BACCEGA, Maria Aparecida e COSTA, Maria Cristina. Gestão da Comunicação: Epistemologia e Pesquisa Teórica, São Paulo, Paulinas, 2009, pg. 161-188.
Grupo 03
TR 16 - ANDRADE, Lílian Bhruna Pinho. Educomunicação e Pedagogia de Projetos, Monografia de conclusão do Curso de Gestão da Comunicação, 2009. pg 52-63
Grupo 04
TR 17 – BARANQUERO, Alejandro. “Concepto, instrumentos y desafíos de la Edu-comunicacón para el cambio social”, Comunicar, Huelva, N. 29, V. XV, 2007, p. 115-1203.
Complementar:
– Entrevista do Prof. Ismar - "Educomunicação: gestão de processos", acessível em
<http://blog.aprendaki.net/ com data de 25 de agosto de 2009.
TR 18 – SOARES, Ismar de Oliveira. “Educomunicação é tudo de bom para escolas, empresas e ONGs” (site Nós da Comunicação. Em 27/03/2009).
TR 19 - Entrevista do Prof. Ismar: “Ismar Soares e a educomunicação nas corporações” (site Nós da Comunicação).
13 - Área da Educação para a Comunicação 01
Fundamentos
Grupo 01
TR 20 –SAGAYARAJ, Davadoss Joseph. “Key elements” e “International Congresses”, Media Education, Key concepts, Perspectives, Difficulties and Main Paradigms. Chennai, India, Arumbu Publications, 2006. 5-33.
Grupo 02
TR 21 –SAGAYARAJ, Davadoss Joseph. “Revisiting Paradigms and Point of Action”, Media Education, Key concepts, Perspectives, Difficulties and Main Paradigms. Chennai, India, Arumbu Publications, 2006. 133-147.
Grupo 03
TR 22 - SOARES, Ismar de Oliveira. “El derecho a la pantalla: de la educación en medios a la educomunicación en Brasil”, Comunicar, Huelva, Espanha, v. XV, , n 30, marzo de 2008, p. 77-82
Grupo 04
TR 23 - MODAGOURO, Claudia. “A telenovela discutida na escola, na perspectiva da educomunicação” , 2009 (apostila)
Complementar:
TR 24 – Entrevista com Cesare Rivoltella. "em defesa do midiaeducator"
Sites: www.midiativa.tv - www.andi.org.br – www.usp.br/nce – www.redecep.org.br
TR 25 –HARMTANN, Maren. “Media Literacy/Competence, Participation and Youth: conceptual reflections 2.0”, in OLSSON, Tobias & DAHLGREN, Peter. Young People ICTs and Democracy. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2010, p. 107-125 (www.nordicom.gu.se>).
TR 26 - WARD, Janelle. “Purchasing or Protesting? Expanding the notion of the (online) consumer”. In OLSSON, Tobias & DAHLGREN, Peter. Young People ICTs and Democracy. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2010, 35-50 (www.nordicom.gu.se>
TR 27 - CARPENTIER, Nico. “The reception of the ´producers´ films on a participatory website: ordinary young people and the politics of banality”, in OLSSON, Tobias & DAHLGREN, Peter. Young People ICTs and Democracy. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2010, p. 51-68 (www.nordicom.gu.se>
20 - Área da Educação para a Comunicação 02
Todos
TR 28 - “Políticas de Educación en Médios: aportes y desafios mundiales”. Prólogo 01 – Marc Scheuer; Prólogo 02 – Abdul Waheed Khan; Prólogo 03 – Aviva Silver. Comunicar, Huelva, XVI, 32, p. 15-20
Grupo 01
TR 29 - BANDA, Facson. “Explorando la educación em médios como práctica cívica em África”, in Comunicar, Huelva, XVI, 32, p. 167-180.
Grupo 02
TR 30 - RIVOLTELLA, Pier Cesare, “Realidad y desafíos de la educación en médios em Italia”, in Comunicar, Huelva, XV, 28, marzo 2007, p. 17-24.
Grupo 03
TR 31 - REWIA-BAPTISTA, Vítor, “Hacia uma alfabetización en médios: ejemplos em contextos de habla portuguesa”, in Comunicar, Huelva, XV, 28, marzo 2007, p.25-31,
Grupo 04
TR 32 – SOARES. Ismar de Oliveira, “Educação para os meios nos Estados Unidos: 1970-2000” in Revista Fronteiras.Vol.II, N. 1, dezembro de 2000., p. 71-91.
27 - Área da Educação para a Comunicação 03
Grupo 01
TR 33 - BAZALGUETTE, Cary. “La educación em los médios en El Reino Unido”, in Comunicar, Huelva, XV, 28, marzo 2007, p. 33-41.
Grupo 02
TR 34 – BEVORT, Elevyne. La educación em médios em Francia: difícil consolidación, perspectivas futuras. in Comunicar, Huelva, XV, 28, marzo 2007, p. 43-48.
Grupo 03
TR 35 - SALOMON, Eve. “El papel de la autoridad reguladora en la alfabetización mediática”, in Comunicar, Huelva, XVI, 32, p. 146-156
Maio
04 - Área da Mediação Tecnológica
Grupo 01
TR 36 - SOARES, Ismar de Oliveira. “Educomunicação e o Terceiro Entorno”, paper apresentado ao Congresso Internacional sobre Software Livre, Quito, Equador, 2008.
Grupo 02
TR 37 – BRAGA, José Luiz & CALAZANS, Regina. “Presencial, Distância”, in Comuniccação & Cducação, questões delicadas na interface. São Paulo, Hacker, 2001, p. 70-106..
Grupo 03
TR 38 - KENSKI, Vani Moreira. “Do ensinamento interativo às comunidades de aprendizagem, em direção a uma nova sociabilidade na educação”, Revista Acesso, FDE, dez. 2001, p. 49-65.
Grupo 04
TR 39- SOARES, Ismar de Oliveira. “Informação e comunicação: uma proposta educomunicativa para a escola integral e todas as demais”, participação no Programa Salto para o Fut uro, TV Brasil, 2008.
Grupo 05
TR 40 - SOARES, Ismar de Oliveira. “A tutoria em EaD, na perspectiva da educomunicação”, texto a partir do artigo “Educação a distância como prática educomunicativa”, Revista da USP, n. 55, nov. 2002, p. 56-69.
Complementar
(Não está na pasta. Fotocópia à parte) TR 41 - CAPOBIANCO, Ligia. Comunicação e Literacia Digital na Internet, Estudo Etnográfico e Análise Exploratória de Dados do Programa de Inclusão Digital AcessaSP – PONLINE. Dissertaçãode Mestrado, ECA/USP, 2010.
11 - Área da Pedagogia da Comunicação 01
1. O Educando
Grupo 01
TR 42 - RATIER, Rodrigo Pelegrini. “Processo de socialização contemporânea: implicações para a educação”, in A Centralização da Comunicação na Socialização de Jovens, Dissertação de Mestrado, FE-USP, 2009, p. 18-49 e 109-111.
2. O Educador
Grupo 03
TR 43 - SOBREIRO, Marco Aurélio. “Celestín Freinet e Janusz Korczak, precursos do jornal escolar” (monografia, 2006)
Grupo 04
TR 44 - CITELLI, Adilson Odair. “Meios de Comunicação e Educação: desafios para a formação de docentes”. Ciencias de la Comunicación, Año III, N.5. Julio/diciembre 2006, p. 100-113.
18 - Área da Pedagogia da Comunicação 02
3. O projeto educativo
Todos
TR 45 – SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação, contribuição para a reforma do ensino médio, 2010.
(volume à parte)
25 - Área da Pedagogia da Comunicação 02 (continuação)
Complementar:
TR 46– Entrevista com Ismar “Entenda a Educomunicação” – Revista Geografia, Edição 26, julho 2009, ISSN 977 1806 859 6, p. 45-49.
TR 47- FEHDER, Maria. “Luz Câmera, Educação, a geografia dentro e fora da sala de aula” – Revista Geografia, Edição 26, julho 2009, ISSN 977 1806 859 6, p. 41-44.
TR 48 - Educomunicar, Rede CEP, 2008, p.
TR 49 - Educom.JT. “Atividade de aula para o ensino fundamental e médio – O Jornalismo como agente e como fonte da história”.
- Entrevistas com Prof. Ismar
TR 50 - GUERRA, Ana Paula Drumond. “Era digital, escola analógica”, in Revista Escrevendo Juntos, São Paulo, Alfa-Sol, nº 40, julho/dez. 2009, p. 14-22.
Junho
01 - Área da produção midiática (divulgação científica: o papel do educomunicador no espaço da mídia)
Grupo 01-
TR 51 - BARCHA, Laura. “O papel educador do jornalismo científico”. In: DINIZ, Augusto (org). Comunicação da ciência: análise e gestão. Taubaté (SP): Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004. Pág. 35 a 56. ISBN 8589550-42-7
Grupo 02
TR 52 - FERREIRA, Ricardo Alexino. “Ciência em debate: jornalismo científico nas ondas do rádio”. In: Revista Comunicação e Educação. São Paulo: Segmento/Communication Research Trends/USP. Número 16. Setembro/dezembro 1999. Pág. 81 a 86. ISSN 0104-6829-16
Grupo 03
(sem cópia na pasta) TR 53 – Entrevista com Ismar. “Educação e Comunicação em parceria. Sobre Educação nos jornais”. Jornal a Gazeta, Vitória,. SP. Disponível em www.gazetaonline.com.br/saladeaula> Ir a "Informativo". Abrir Informativo de setembro 2009.
Grupo 04
(sem cópia na pasta) TR 54 – Entrevista com Ismar. BASILIO, Ana Luiza. Educomunicação: é possível dialogar com as mídias? Disponível em: http://www.neteducacao.com.br/portal_novo/?pg=artigo&cod=1448.
com data de 30 de fevereiro de 2010.
08 - Área do diálogo com o terceiro setor e o mundo empresarial
Grupo 01
TR 55 - MONTE, Rita. “Educomunicação como estratégia de fortalecimento da reputação: uma incongruência?” In Educomunicação e reputação organizacional: pontes possíveis na gestão de comunicação de uma rede social no Terceiro Setor, Monografia final do Curso de Gestão da Comunicação, 2009, Pg. 86-99.
Grupo 02
TR 56 - SOARES, Ismar de Oliveira. “Educomunicação no mundo empresarial”, Revista Líderes, 2008, p. 60-61.
Grupo 03
(sem cópia na pasta)TR 57 - Entrevistas do Prof. Ismar. VERONEZE, Ademir. "Ismar Soares e a educomunicação nas corporações", acessível em: http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=76&tipo=E
Publicada em 8/10/2008.
Grupo 04
(sem cópia na pasta) TR 58 - SOARES, Ismar de Oliveira.- "Educomunicação é tudo de bom para escolas, ONGs e empresas". Acessível em <http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=111&tipo=G>
Em 27-03-2009.
15 - Práticas Educomunicativas Internacionais Difusas
Grpo 01 - Malawi: protagonismo de jovens contra a AIDS usando a mídia
TR 59 - JENSEN, Lise at all. “Young voice driving social change”, in TUFTE, Thomas & ENGHEL, Florencia. Youth, engating with the world: media, communication and social change. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2009, p. 137-154. (www.nordicom.gu.se>)
Grupo 02 - Resolução de conflitos em programas de TV para crianças e jovens.
TR 60- LEMISH, Peter & SCHLOTE, Elke. “Media Portrayals of Youth Involvement in Social Change: The roles of agency, praxis, and conflict resolution process in TV Programs”, in TUFTE, Thomas & ENGHEL, Florencia. Youth, Engating with the world: media, communication and social change. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2009, 193-214. (www.nordicom.gu.se>)
Grupo 03 - Protagonismo juvenil na luta pelo direito à comunicação
TR 61 - LAGERKVIST, Johan. “Contesting Norms on China´s Internent? The party-state, youth and social change” in TUFTE, Thomas & ENGHEL, Florencia. Youth, Engating with the world: media, communication and social change. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2009, 215-231. (www.nordicom.gu.se>)
Grupo 04 - Produção radiofônica em escolas americanas
TR 62 - HUESCA, Robert. “Ethical Challanges in U.S. Youth Radio Training Programs”, in TUFTE, Thomas & ENGHEL, Florencia. Youth, Engating with the world: media, communication and social change. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2009, p. 249-264 (www.nordicom.gu.se>)
22 – Semináro: Avaliação
16 – Apresentação do programa
23 - Prolegómenos
Grupo 01 - Tradição latino-americana: luta por democracia e participação
TR 01 – SILVA, Teresinha. “Radialismo comunitário: tradição e pertinência em um novo contexto”, in Gestão e Mediações nas Rádios Comunitárias, um panorama do estado de Santa Catarina, Chapecó, Argos, 2008, p. 19-42.
Grupo 02 - Re-imaginando democracia e participação, no contexto internacional
TR 02 – FENTON, Natalie. “Re-imagining Democracy: new media, young people, participation and politics”. OLSSON, Tobias & DAHLGREN, Peter. Young People ICTs and Democracy. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2010, p. 19-34 (www.nordicom.gu.se>
Grupo 03 – Discutindo a relação da infância com o mundo capitalista
TR 03 – LINN, Susan, “Alunos à venda: quem lucra com o marketing nas escolas?”. In Crianças e Consumo: a infância roubada. São Paulo, Instituto Alana, 2006, p. 105-125.
TR 04 – LINN, Susan, “Honrar as crianças em tempos desonrosos: recuperando a infância da cultura da mídia comercializada”, in CAVOUKIAN, Faffi, et all. Honrar a Criança: como transformar este mundo. São Paulo, Instituto Alana, 2009, p.g. 249-261.
Grupo 4 – Discutindo a relação da infância com a era da informação
TR 05 – BUCKINGHAM, David, “A busca da Infância”. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas p.15-34.
TR 06 – BUCKINGHAM, David, “A morte da Infância”. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas p.37-87
Grupo 5 – Discutindo a relação da infância com a era da informação
TR 07 – BUCKINGHAM, David, “A geração eletrônica”. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas p.65-87
TR 08– BUCKINGHAM, David, “O direito de mídia das crianças”. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas p.275-296.
Complementar:
SOARES, Ismar de Oliveira. “A contribuição da Revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação”, in Comunicação & Educação, Nº 3, ano 14, set/dez. de 2009.
30 - Epistemologia da Educomunicação
Grupo 01
TR 09 – SOARES, Ismar de Oliveira. Manifiesto de la Educación para la Comunicación em los países em vías de desarollo. Paper apresentado no Congresso Internacional Pedagogia da Imagem, La Coruña, Espanha, 1995.
Grupo 02
TR 10 - BRAGA, José Luiz & CaLAZANS, regina. “Interfaces”, in Comuniccação & Cducação, questões delicadas na interface. São Paulo, Hacker, 2001, p. 56-70.
Grupo 03
TR 11 – SOARES, Ismar de Oliveira. Teorias da Comunicação e Filosofias da Educação: fundamentos epistemológicos da educomunicação, Texto para a aula do concurso de titular, ECA-USP, 2009.
Grupo 04
TR 12 – SOARES, Ismar de Oliveira. “Caminos de la educomunicación: utopías, confrontaciones, reconocimientos”, in Nómadas, Universidad Central, Bogotá, Colombia, abril de 2009, nº 30, pg. 194-207.
Grupo 05
TR 13 – SOARES, Ismar de Oliveira. “Educom.rádio, na trilha de Mario Kaplún”, in Marques de Melo, José. Educomídia, SBC, UMESP, 2006, p. 167-188.
Complementar:
- Entrevista do Prof. Ismar. "Postura dialógica, vocação educomunicativa", acessível em
http://blog.aprendaki.net/2008/10/ com data de 30 de outubro de 2008 (não há cópia na pasta).
-TR 13b – SALVATIERRA, Eliane. “Educomunicação e experiência estética”, in LIMA, Rafaela. Mídias comunitárias, juventude e cidadania, BH, Autêntica, 2006. p. 237-253
Abril
06 - Área da Gestão da Comunicação
Grupo 01
TR 14 – SOARES, Ismar de Oliveira. “Planejamento de Projetos de Gestão Comunicativa”, in COSTA, Maria Cristina. Gestão da Comunicação, projetos de intervenção, São Paulo, Paulinas, 2009, pg. 27-54.
Grupo 02
TR 15 – SOARES, Ismar de Oliveira. “Caminhos da gestão comunicativa como prática da Educomunicação”, in BACCEGA, Maria Aparecida e COSTA, Maria Cristina. Gestão da Comunicação: Epistemologia e Pesquisa Teórica, São Paulo, Paulinas, 2009, pg. 161-188.
Grupo 03
TR 16 - ANDRADE, Lílian Bhruna Pinho. Educomunicação e Pedagogia de Projetos, Monografia de conclusão do Curso de Gestão da Comunicação, 2009. pg 52-63
Grupo 04
TR 17 – BARANQUERO, Alejandro. “Concepto, instrumentos y desafíos de la Edu-comunicacón para el cambio social”, Comunicar, Huelva, N. 29, V. XV, 2007, p. 115-1203.
Complementar:
– Entrevista do Prof. Ismar - "Educomunicação: gestão de processos", acessível em
<http://blog.aprendaki.net/ com data de 25 de agosto de 2009.
TR 18 – SOARES, Ismar de Oliveira. “Educomunicação é tudo de bom para escolas, empresas e ONGs” (site Nós da Comunicação. Em 27/03/2009).
TR 19 - Entrevista do Prof. Ismar: “Ismar Soares e a educomunicação nas corporações” (site Nós da Comunicação).
13 - Área da Educação para a Comunicação 01
Fundamentos
Grupo 01
TR 20 –SAGAYARAJ, Davadoss Joseph. “Key elements” e “International Congresses”, Media Education, Key concepts, Perspectives, Difficulties and Main Paradigms. Chennai, India, Arumbu Publications, 2006. 5-33.
Grupo 02
TR 21 –SAGAYARAJ, Davadoss Joseph. “Revisiting Paradigms and Point of Action”, Media Education, Key concepts, Perspectives, Difficulties and Main Paradigms. Chennai, India, Arumbu Publications, 2006. 133-147.
Grupo 03
TR 22 - SOARES, Ismar de Oliveira. “El derecho a la pantalla: de la educación en medios a la educomunicación en Brasil”, Comunicar, Huelva, Espanha, v. XV, , n 30, marzo de 2008, p. 77-82
Grupo 04
TR 23 - MODAGOURO, Claudia. “A telenovela discutida na escola, na perspectiva da educomunicação” , 2009 (apostila)
Complementar:
TR 24 – Entrevista com Cesare Rivoltella. "em defesa do midiaeducator"
Sites: www.midiativa.tv - www.andi.org.br – www.usp.br/nce – www.redecep.org.br
TR 25 –HARMTANN, Maren. “Media Literacy/Competence, Participation and Youth: conceptual reflections 2.0”, in OLSSON, Tobias & DAHLGREN, Peter. Young People ICTs and Democracy. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2010, p. 107-125 (www.nordicom.gu.se>).
TR 26 - WARD, Janelle. “Purchasing or Protesting? Expanding the notion of the (online) consumer”. In OLSSON, Tobias & DAHLGREN, Peter. Young People ICTs and Democracy. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2010, 35-50 (www.nordicom.gu.se>
TR 27 - CARPENTIER, Nico. “The reception of the ´producers´ films on a participatory website: ordinary young people and the politics of banality”, in OLSSON, Tobias & DAHLGREN, Peter. Young People ICTs and Democracy. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2010, p. 51-68 (www.nordicom.gu.se>
20 - Área da Educação para a Comunicação 02
Todos
TR 28 - “Políticas de Educación en Médios: aportes y desafios mundiales”. Prólogo 01 – Marc Scheuer; Prólogo 02 – Abdul Waheed Khan; Prólogo 03 – Aviva Silver. Comunicar, Huelva, XVI, 32, p. 15-20
Grupo 01
TR 29 - BANDA, Facson. “Explorando la educación em médios como práctica cívica em África”, in Comunicar, Huelva, XVI, 32, p. 167-180.
Grupo 02
TR 30 - RIVOLTELLA, Pier Cesare, “Realidad y desafíos de la educación en médios em Italia”, in Comunicar, Huelva, XV, 28, marzo 2007, p. 17-24.
Grupo 03
TR 31 - REWIA-BAPTISTA, Vítor, “Hacia uma alfabetización en médios: ejemplos em contextos de habla portuguesa”, in Comunicar, Huelva, XV, 28, marzo 2007, p.25-31,
Grupo 04
TR 32 – SOARES. Ismar de Oliveira, “Educação para os meios nos Estados Unidos: 1970-2000” in Revista Fronteiras.Vol.II, N. 1, dezembro de 2000., p. 71-91.
27 - Área da Educação para a Comunicação 03
Grupo 01
TR 33 - BAZALGUETTE, Cary. “La educación em los médios en El Reino Unido”, in Comunicar, Huelva, XV, 28, marzo 2007, p. 33-41.
Grupo 02
TR 34 – BEVORT, Elevyne. La educación em médios em Francia: difícil consolidación, perspectivas futuras. in Comunicar, Huelva, XV, 28, marzo 2007, p. 43-48.
Grupo 03
TR 35 - SALOMON, Eve. “El papel de la autoridad reguladora en la alfabetización mediática”, in Comunicar, Huelva, XVI, 32, p. 146-156
Maio
04 - Área da Mediação Tecnológica
Grupo 01
TR 36 - SOARES, Ismar de Oliveira. “Educomunicação e o Terceiro Entorno”, paper apresentado ao Congresso Internacional sobre Software Livre, Quito, Equador, 2008.
Grupo 02
TR 37 – BRAGA, José Luiz & CALAZANS, Regina. “Presencial, Distância”, in Comuniccação & Cducação, questões delicadas na interface. São Paulo, Hacker, 2001, p. 70-106..
Grupo 03
TR 38 - KENSKI, Vani Moreira. “Do ensinamento interativo às comunidades de aprendizagem, em direção a uma nova sociabilidade na educação”, Revista Acesso, FDE, dez. 2001, p. 49-65.
Grupo 04
TR 39- SOARES, Ismar de Oliveira. “Informação e comunicação: uma proposta educomunicativa para a escola integral e todas as demais”, participação no Programa Salto para o Fut uro, TV Brasil, 2008.
Grupo 05
TR 40 - SOARES, Ismar de Oliveira. “A tutoria em EaD, na perspectiva da educomunicação”, texto a partir do artigo “Educação a distância como prática educomunicativa”, Revista da USP, n. 55, nov. 2002, p. 56-69.
Complementar
(Não está na pasta. Fotocópia à parte) TR 41 - CAPOBIANCO, Ligia. Comunicação e Literacia Digital na Internet, Estudo Etnográfico e Análise Exploratória de Dados do Programa de Inclusão Digital AcessaSP – PONLINE. Dissertaçãode Mestrado, ECA/USP, 2010.
11 - Área da Pedagogia da Comunicação 01
1. O Educando
Grupo 01
TR 42 - RATIER, Rodrigo Pelegrini. “Processo de socialização contemporânea: implicações para a educação”, in A Centralização da Comunicação na Socialização de Jovens, Dissertação de Mestrado, FE-USP, 2009, p. 18-49 e 109-111.
2. O Educador
Grupo 03
TR 43 - SOBREIRO, Marco Aurélio. “Celestín Freinet e Janusz Korczak, precursos do jornal escolar” (monografia, 2006)
Grupo 04
TR 44 - CITELLI, Adilson Odair. “Meios de Comunicação e Educação: desafios para a formação de docentes”. Ciencias de la Comunicación, Año III, N.5. Julio/diciembre 2006, p. 100-113.
18 - Área da Pedagogia da Comunicação 02
3. O projeto educativo
Todos
TR 45 – SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação, contribuição para a reforma do ensino médio, 2010.
(volume à parte)
25 - Área da Pedagogia da Comunicação 02 (continuação)
Complementar:
TR 46– Entrevista com Ismar “Entenda a Educomunicação” – Revista Geografia, Edição 26, julho 2009, ISSN 977 1806 859 6, p. 45-49.
TR 47- FEHDER, Maria. “Luz Câmera, Educação, a geografia dentro e fora da sala de aula” – Revista Geografia, Edição 26, julho 2009, ISSN 977 1806 859 6, p. 41-44.
TR 48 - Educomunicar, Rede CEP, 2008, p.
TR 49 - Educom.JT. “Atividade de aula para o ensino fundamental e médio – O Jornalismo como agente e como fonte da história”.
- Entrevistas com Prof. Ismar
TR 50 - GUERRA, Ana Paula Drumond. “Era digital, escola analógica”, in Revista Escrevendo Juntos, São Paulo, Alfa-Sol, nº 40, julho/dez. 2009, p. 14-22.
Junho
01 - Área da produção midiática (divulgação científica: o papel do educomunicador no espaço da mídia)
Grupo 01-
TR 51 - BARCHA, Laura. “O papel educador do jornalismo científico”. In: DINIZ, Augusto (org). Comunicação da ciência: análise e gestão. Taubaté (SP): Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004. Pág. 35 a 56. ISBN 8589550-42-7
Grupo 02
TR 52 - FERREIRA, Ricardo Alexino. “Ciência em debate: jornalismo científico nas ondas do rádio”. In: Revista Comunicação e Educação. São Paulo: Segmento/Communication Research Trends/USP. Número 16. Setembro/dezembro 1999. Pág. 81 a 86. ISSN 0104-6829-16
Grupo 03
(sem cópia na pasta) TR 53 – Entrevista com Ismar. “Educação e Comunicação em parceria. Sobre Educação nos jornais”. Jornal a Gazeta, Vitória,. SP. Disponível em www.gazetaonline.com.br/saladeaula> Ir a "Informativo". Abrir Informativo de setembro 2009.
Grupo 04
(sem cópia na pasta) TR 54 – Entrevista com Ismar. BASILIO, Ana Luiza. Educomunicação: é possível dialogar com as mídias? Disponível em: http://www.neteducacao.com.br/portal_novo/?pg=artigo&cod=1448.
com data de 30 de fevereiro de 2010.
08 - Área do diálogo com o terceiro setor e o mundo empresarial
Grupo 01
TR 55 - MONTE, Rita. “Educomunicação como estratégia de fortalecimento da reputação: uma incongruência?” In Educomunicação e reputação organizacional: pontes possíveis na gestão de comunicação de uma rede social no Terceiro Setor, Monografia final do Curso de Gestão da Comunicação, 2009, Pg. 86-99.
Grupo 02
TR 56 - SOARES, Ismar de Oliveira. “Educomunicação no mundo empresarial”, Revista Líderes, 2008, p. 60-61.
Grupo 03
(sem cópia na pasta)TR 57 - Entrevistas do Prof. Ismar. VERONEZE, Ademir. "Ismar Soares e a educomunicação nas corporações", acessível em: http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=76&tipo=E
Publicada em 8/10/2008.
Grupo 04
(sem cópia na pasta) TR 58 - SOARES, Ismar de Oliveira.- "Educomunicação é tudo de bom para escolas, ONGs e empresas". Acessível em <http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=111&tipo=G>
Em 27-03-2009.
15 - Práticas Educomunicativas Internacionais Difusas
Grpo 01 - Malawi: protagonismo de jovens contra a AIDS usando a mídia
TR 59 - JENSEN, Lise at all. “Young voice driving social change”, in TUFTE, Thomas & ENGHEL, Florencia. Youth, engating with the world: media, communication and social change. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2009, p. 137-154. (www.nordicom.gu.se>)
Grupo 02 - Resolução de conflitos em programas de TV para crianças e jovens.
TR 60- LEMISH, Peter & SCHLOTE, Elke. “Media Portrayals of Youth Involvement in Social Change: The roles of agency, praxis, and conflict resolution process in TV Programs”, in TUFTE, Thomas & ENGHEL, Florencia. Youth, Engating with the world: media, communication and social change. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2009, 193-214. (www.nordicom.gu.se>)
Grupo 03 - Protagonismo juvenil na luta pelo direito à comunicação
TR 61 - LAGERKVIST, Johan. “Contesting Norms on China´s Internent? The party-state, youth and social change” in TUFTE, Thomas & ENGHEL, Florencia. Youth, Engating with the world: media, communication and social change. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2009, 215-231. (www.nordicom.gu.se>)
Grupo 04 - Produção radiofônica em escolas americanas
TR 62 - HUESCA, Robert. “Ethical Challanges in U.S. Youth Radio Training Programs”, in TUFTE, Thomas & ENGHEL, Florencia. Youth, Engating with the world: media, communication and social change. The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, NORDICOM, Sweden, 2009, p. 249-264 (www.nordicom.gu.se>)
22 – Semináro: Avaliação
Última atualização: segunda, 3 maio 2010, 18:23