Introdução à atividade

Esta parte do curso online ocorrerá em 3 etapas:
1) Os grupos produzirão uma sequência didática apoiada por metodologias que iremos apresentar ao longo das semanas;
2) As sequências didáticas serão aplicadas, dados e impressões serão coletados; e
3) Discussões gerais sobre as impressões em relação a elaboração e a aplicação das sequências didáticas com o objetivo de produzir um material pronto a ser aplicado por qualquer professor, de qualquer região de nosso estado ou país. Ou seja, um material interpretável e compreensível por outro aplicador sem a necessidade de explicação verbalizada pela fala de seus idealizadores (o exemplo do Tadeu postado no Stoa - Relatividade).

Estamos na primeira etapa! Então, vamos iniciar a criação das sequências!

Inicialmente,  é necessário escolher um conceito central, que será o objetivado pelo curso.
Escolhido este conceito, o grupo deverá circundá-lo por uma fronteira que delimita o que está no mundo da Física e o que está no mundo do aluno (Para os grupos presentes no encontro de 08 de maio, isso já foi feito).

Na parte interna à fronteira devem ser postos os diversos conceitos físicos, idéias, teorias que se conectam com o conceito central. Quando elencados estes elementos, as conexões entre eles, por um critério de proximidade ou sequência possível de abordagem (veja o exemplo no Stoa - Relatividade), devem indicar possíveis caminhos para se chegar ao objetivo.

Na parte externa à fronteira, são colocadas as “portas de entrada” para o “território” físico. Idéias, atividades, vídeos, e todo tipo de possíveis investimentos devem ser dispostos no entorno do território físico para possibilitar que o aluno adentre nele.

Dúvidas em qualquer momento, podem ser esclarecidas acessando o fórum do grupo "Vaiou Zerou". Este é o grupo dos tutores e ali vocês encontrarão  atividades que servirão como exemplo.

Importante: ainda não estamos organizando a sequência de aulas propriamente dita.
O objetivo deste momento de nossas interações online é mapear as possibilidades de se abordar o tema central. Este é um passo fundamental para termos uma visão geral das possibilidades.
Em sala, no dia 08 de maio, vimos como a tentativa de fazer este mapeamento tendo já em mente uma abordagem para sala de aula pode  nublar nossas idéias e esterilizar correntes inteiras de possibilidades que a princípio sequer eram imaginadas.
A sequência didática surgirá de um ou mais caminhos neste diagrama e não de todos.
Isso é muito bom, pois vocês utilizarão um de tantas outras possibilidades, ou seja, podem, no futuro, desenvolver outras sequências mais próximas aos seus interesses em outras situações.

Uma outra forma de se entender este diagrama é considerando sua função dinâmica: se ele fosse um jogo, nosso objetivo seria trazer para fora do território da física os elementos conceituais; e ao longo da aplicação da sequência, tais elementos passariam a fazer parte de possibilidades acessíveis aos alunos.
Visualmente seria como estreitar, passo a passo, a fronteira em direção ao conceito central até que todos os elementos do território físico, percorridos pela sequência, estivessem acessíveis aos alunos.
   
Questões mais pontuais
A primeira impressão é a que fica! Ao nomear seu curso, escolha um título bem intrigante e criativo.
Em um curso que aplicamos no passado, por exemplo, o tema central foi a luz. Utilizamos o nome “Einstein numa onda muito louca!”. Isso, associado a uma caricatura descolada do Einstein, chamou bastante a atenção dos alunos quando convidados.
Não subestimem este tópico!, já que a empolgação dos alunos é, como sabem, nossa grande amiga.
   
Dois links bem interessantes estão abaixo. Tratam de sequências didáticas produzidas por mestrandos e graduandos. Não deixem de ver!

Ah! Tem grupo sem nome!! Seus integrantes podem utilizar os fóruns para conversarem e decidirem uma identidade para o grupo.

Atividades, Discussões e Frequência
Disponibilizamos um fórum de discussões no qual os participantes de uma equipe podem trocar idéias e arquivos sem que os demais grupos observem. Usem este espaço pois os integrantes de seu grupo terão acesso a todas as idéias, respostas e arquivos mutuamente. Isso ajuda bastante quando a quantidade de informações for muito grande. Emails normalmente se misturam aos emails pessoais e sempre alguma coisa se perde (pelo menos acontece muito comigo). Além disso, no final do processo, o material de vocês poderá ser organizado por nós a utilizado em futuros cursos e aplicações.

Nesta semana, os grupos deverão postar seus mapas no link especificado como “Poste e veja os mapas de conceitos aqui”.
Lá estarão disponíveis os mapas já postados pelos grupos para a avaliação.

IMPORTANTE: Aqui, a avaliação que temos em mente não é a atribuição de notas e/ou conceitos ao trabalho dos colegas. O que esperamos é que vocês analisem o trabalho feito e apontem sugestões para o aprimoramento da proposta.
Não se preocupem: sua avaliação no curso não será feita a partir da boa ou da má avaliação que seu trabalho receber dos colegas! Para nós, neste momento, estamos levando em consideração sua interação com a proposta, com o seu grupo e com os demais.

Fique atento aos prazos!
Embora vocês estejam, em grupo, organizando suas idéias para a sequência didática, esta etapa de avaliação é individual e cada integrante do grupo deverá fazer seu comentário.



Última atualização: terça, 25 maio 2010, 10:21