Nesta página você encontrará textos de caráter geral e textos que que fazem parte da bibliografia básica e complementar.
Textos de caráter geral.
1) Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
2) Regimento da Universidade de São Paulo.
3) Estatuto da Universidade de São Paulo.
4) Diretrizes para a Pró-Reitoria de Graduação Biênio 2010-2011.
5) Resolução 5500 - CoC
6) Resolução 5510 - CAP
7) Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação (Unesco)
8) O Curriculo como expressão do Projeto Pedagógico: um processo flexível (ForGrad)
9) Portfófios como instrumentos de avaliação dos processos de ensinagem.
10) O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem.
Bibliografia.
Encontro 1
1) Metodologia de ensino na universidade brasileira: elementos de uma trajetória. Lea das Graças Camargos Anastasiou.
2) A Universidade no Século XXI : Para uma reforma democrática emancipatória da Universidade.
Encontro 2
1) Docência na Universidade: Ensino e Pesquisa.
2) O Ensino como Acontecimento.
3) Portfólio de avaliação do aluno:como desenvolvê-lo?
4) Formação de professores: identidade e saberes da docência.
Encontro 3
Bibliografia Ribeirão Preto.
1) Parecer CNE/CES 776/1997.
2) Parecer CNE/CES 583/2001.
3) Parecer CNE/CES 67/2003.
4) Resolução 5500 - CoC.
5) Projeto Político-Pedagógico: continuidade ou trasgressão para acertar?
6) Propostas curriculares em questão: saberes docentes e trajetórias de formação.
7) Recortes LDB - Plano Nacional de Educação.
Bibliografia São Paulo.
Manhã:
1) A experiência da reforma curricular do curso de Medicina da Escola Paulista de Meicina Universidade Federal de São Paulo.
Tarde:
1) Lei de Diretrizes e Bases da Eduacação Nacional (Lei 9394/96).
2) Textos do ForGrad.
a) Plano Nacional de Graduação: um projeto em contrução.
b) Do pessimismo da razão para o otimismo da vontade: Referências para a construção dos projetos pedagógicos nas IES brasileiras.
c) O Curriculo como Expressão do Projeto Pedagógico: um processo flexível.
3) Parâmetros Curriculares Nacionais: a falácia de seus temas transversais.
4) O currículo integrado.
Encontros 5 e 6
1) Metodologia dialética em sala de aula.
2) Docência na Universidade: professores inovadores na USP.
3) Ensino com pesquisa: a prática do professor universitário.
4) Apresentação da pesquisa: Atividades dos docentes da USP.
Encontro 7
1) Mediações simbólicas na atividade pedagógica.
Encontro 8
Bibliografia Ribeirão Preto
1) Estratégias de Ensinagem.
2) Los profesores de ciencias.
3) A problematização a aprendizagem baseada em problemas.
4) Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência.
Bibliografia São Paulo
1) Estratégias de Ensinagem.
Encontro 9
Bibliografia Ribeirão Preto
1) A dialética da avaliação da aprendizagem na pedagogia diferenciada.
2) Avaliação e aprendizagem.
Textos de caráter geral.
1) Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
2) Regimento da Universidade de São Paulo.
3) Estatuto da Universidade de São Paulo.
4) Diretrizes para a Pró-Reitoria de Graduação Biênio 2010-2011.
5) Resolução 5500 - CoC
6) Resolução 5510 - CAP
7) Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação (Unesco)
8) O Curriculo como expressão do Projeto Pedagógico: um processo flexível (ForGrad)
9) Portfófios como instrumentos de avaliação dos processos de ensinagem.
10) O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem.
Bibliografia.
Encontro 1
1) Metodologia de ensino na universidade brasileira: elementos de uma trajetória. Lea das Graças Camargos Anastasiou.
2) A Universidade no Século XXI : Para uma reforma democrática emancipatória da Universidade.
Encontro 2
1) Docência na Universidade: Ensino e Pesquisa.
2) O Ensino como Acontecimento.
3) Portfólio de avaliação do aluno:como desenvolvê-lo?
4) Formação de professores: identidade e saberes da docência.
Encontro 3
Bibliografia Ribeirão Preto.
1) Parecer CNE/CES 776/1997.
2) Parecer CNE/CES 583/2001.
3) Parecer CNE/CES 67/2003.
4) Resolução 5500 - CoC.
5) Projeto Político-Pedagógico: continuidade ou trasgressão para acertar?
6) Propostas curriculares em questão: saberes docentes e trajetórias de formação.
7) Recortes LDB - Plano Nacional de Educação.
Bibliografia São Paulo.
Manhã:
1) A experiência da reforma curricular do curso de Medicina da Escola Paulista de Meicina Universidade Federal de São Paulo.
Tarde:
1) Lei de Diretrizes e Bases da Eduacação Nacional (Lei 9394/96).
2) Textos do ForGrad.
a) Plano Nacional de Graduação: um projeto em contrução.
b) Do pessimismo da razão para o otimismo da vontade: Referências para a construção dos projetos pedagógicos nas IES brasileiras.
c) O Curriculo como Expressão do Projeto Pedagógico: um processo flexível.
3) Parâmetros Curriculares Nacionais: a falácia de seus temas transversais.
4) O currículo integrado.
Encontros 5 e 6
1) Metodologia dialética em sala de aula.
2) Docência na Universidade: professores inovadores na USP.
3) Ensino com pesquisa: a prática do professor universitário.
4) Apresentação da pesquisa: Atividades dos docentes da USP.
Encontro 7
1) Mediações simbólicas na atividade pedagógica.
2) Da didática à atividade de ensino como ação formadora.
Encontro 8
Bibliografia Ribeirão Preto
1) Estratégias de Ensinagem.
2) Los profesores de ciencias.
3) A problematização a aprendizagem baseada em problemas.
4) Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência.
Bibliografia São Paulo
1) Estratégias de Ensinagem.
Encontro 9
Bibliografia Ribeirão Preto
1) A dialética da avaliação da aprendizagem na pedagogia diferenciada.
2) Avaliação e aprendizagem.