Aula I - 01/08 – Apresentação.
Aula II - 08/08 – Formas de comunicar o particular e o público: uma discussão
Filme*: Deb Roy: The birth of a word. MIT Media Lab e AI company Bluefin Labs. http://www.ted.com/talks/deb_roy_the_birth_of_a_word.html

• 15/08 – Sem aula

Aula III - 22/08 - Ciências e o lugar do social.
LATOUR, Bruno. “Como prosseguir a tarefa de delinear associações?”, in Configurações, nº 2, 2006, pp. 11-27. Tradução de José Pinheiro Neves e Luís Tavares. [Tradução do texto “Introduction: How to resume the task of tracing associations”, in Bruno Latour (2005), Reassembling the Social – An introduction to Actor-Network-Theory, Oxford, Oxford University Press, pp. 1-17]. On-line.
http://neves.do.sapo.pt/traducoes/Latour_Config2_2006.pdf

Aula IV - 29/08 – A fala do experimento científico.
SHAPIN, Steven e SCHAFFER, Simon. Capítulo 2. Ver e creer: La producción experimental de los hechos neumáticos, in El Leviathan y la bomba de vacío. Hobbles, Boyle y La vida experimental. Buenos Aires ; Universidad Nacional de Quilmes, 2005, pp. 53- 124. Traducido por Alfonso Buch.

Aula V - 12/09 – Crítica das abordagens tradicionais. Historiografia.
STENGERS, Isabelle. Parte I. Explorando, in A invenção das ciências modernas. São Paulo : Ed. 34, 2002, pp. 11-69. Tradução de Max Altman.


Aula VI - 19/09 – Localizar a forma de conhecer.
HARAWAY, Donna. saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. In: Cadernos Pagu (5) 1995: pp. 07-41. (On line no Scielo)


Aula VII - 26/09 – Mudanças nas configurações do corpo.
LAQUEUR. Thomas. Capítulo 1. Da linguagem e da carne. e Capítulo 2. Destino é anatomia, in Inventando o sexo. Corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro : Relume Dumará, 2001, pp. 13-87.

Aula VIII - 03/10 – Revoluções sem corte
BENSAUDE-VICENT Bernardete. Lavoisier uma revolução científica. In : Elementos para uma História das ciências. Volume II Do fim da Idade Média a Lavoisier. SERRES, Michel (org.). Lisboa, Terramar, 1989, pp. 197- 221.

Aula IX - 10/10 – Ciência, técnica e tecnologia.
LATOUR, Bruno. Introdução. Abrindo a caixa-preta de Pandora e Capítulo I. Literatura, in Ciência em ação. Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo : UNESP, 2000, pp. 11-104. Tradução de Ivone C. Benedetti.


Aula X - 17/10 – Público versus privado na ciência.
GEISON, Gerad L. Capítulo 7. Do contato na infância aos “pacientes particulares”: Pasteur e a raiva antes da vacina; e Capítulo 8. Triunfos públicos e críticos esquecidos: o debate sobre as primeiras utilizações da vacina anti-rábica por Pasteur em casos humanos. In : A ciência particular de Louis Pasteur, Rio de Janeiro : Editora Fiocruz : Contraponto, p. 207-270. Tradução de Vera Ribeiro.


Aula XI - 24/10 – Paciente vesus cientistas na prática científica.
COLLINS, Harry. A cura da AIDS e a expertise dos leigos. In : Terra Incógnita. A interface entre ciência e público. Massarani, Luisa; Turney, Jon; Moreira, Ildeu de Castro (orgs.). RJ: Casa da Ciência/UFRJ e Vieira & Lent, 2005, pp. 227-252.


Aula XII - 31/10 – Ciência e sociedade no debate da divulgação em ciências.
21/11 - FORERO, Olga Restrepo. El Dia de Darwin (o de cómo se rehace la frontera entre ciência y sociedad). In : Darwinismo, meio ambiente, sociedade. Domingues, Heloísa et. All. SP : Via Kettera; RJ : MAST, 2009, pp. 397- 416.

21/11- Conclusão

28/11 - Prova

05/12 - Discussão de resultados.
Última atualização: quinta, 8 setembro 2011, 18:39