Aula | Data | Atividade | Texto |
1ª | 23/02 | Apresentação
geral e lista de presença | |
2a | 02/03 | -Exposição
detalhada do programa do curso -leitura
e discussão de excertos biográficos | Chaplin,
C. “Minha vida” Pennac,
D. “Diário de escola” |
3ª | 16/03 | -leitura prévia de
texto com destaques feitos pelos alunos para discussão em classe | Peralva,
A. e Sposito, M.“Entrevista
com F.Dubet” |
4ª | 23/03 | -
leitura prévia de texto com destaques feitos pelos alunos para discussão em
classe | Larrosa, J. “Notas sobre a
experiência e o saber da experiência” |
5ª | 30/03 | -
leitura prévia de texto com destaques pelos alunos p/ discussão em classe; -orientação p/ o
estágio | Corazza, S. “Nos tempos da
educação” |
6ª | 06/04 | -
leitura prévia de texto com destaques pelos alunos para discussão em classe | Gallo, S. “Em torno de uma
educação menor” |
7ª | 13/04 | -Avaliação
em duplas (máximo 3 alunos) com síntese problematizada | Material:
textos/ anotações de aulas |
8ª | 27/04 | -devolução
das avaliações; -aula expositiva sobre projeto pedagógico da escola;-agendamento dos grupos p/ exposição
de projetos | Esquema
da aula |
9ª | 04/05 | -filme
– projeção e discussão | “A
onda”, Dennis Gansel, 2008, |
10ª | 11/05 | -oficina do
livro didático (cada
aluno deverá trazer um livro didático de sua área) | Material
de apoio: Santomé, J.T. “Libros de texto y control del currículum” e Lajolo. M. “Livro didático:
um quase manual de usuário” |
11ª | 18/05 | -Linguagens
virtuais e o conceito de estudar | Wood,
T. “O
fundo é raso” e
Larrosa, J. “Estudar” |
12ª | 25/05 | -exposição
de projeto temático em grupos de 6 (+ ou -) | Cada
grupo deverá entregar 1 folha com o esquema da exposição |
13ª | 01/06 | -exposição
de projeto temático em grupos de 6 (+ ou -) | idem |
14ª | 08/06 | -exposição
de projeto temático em grupos de 6 (+ ou -) | idem |
15ª | 15/06 | -Debate
sobre estágio com entrega de relatos e encerramento do curso | |