| O objetivo central desta
disciplina é discutir algumas das mais importantes e influentes teorias sobre a
natureza, os propósitos e objetivos do Estado e da sociedade que circularam na
Inglaterra a partir da segunda metade do século XVII, e que contribuíram
decisivamente para moldar a maneira como essas questões tem sido discutidas no
mundo ocidental deste então. Pretende-se abordar essas teorias mediante a
aplicação do método contextualista de leitura e análise de textos, orientado
pela escola de Cambridge, com base em textos de Quentin Skinner, J. G. A.
Pocock e John Dunn, entre outros. O objetivo secundário do curso, portanto, é
dotar os alunos das capacidades analíticas e das ferramentas conceituais que
são necessárias para ler os textos em seus contextos linguísticos e políticos. Ao
lançar luz sobre o julgamento que alguns pensadores formularam a respeito da
estrutura social e política vigente na sua época, ora propondo reparos nela,
ora até mesmo novos arranjos em substituição aos antigos, o curso pode ser
visto como parte de uma investigação de mais fôlego sobre o papel do teórico
político em face do seu tempo.
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| 18 maio - 24 maioAula 7: República de fato e controvérsia do Engagement 1. Ataque à liberdade republicana; 2. A linguagem do interesse; A- Fontes: Hobbes, T., Leviatã, cap. 21 (pp. 179-190); Revisão e Conclusão (pp. 582-592). Ascham, A., The original and end of civil power (1649), pp. 640 – 666. B- Leituras sugeridas; Skinner, Q., “Hobbes on the proper signification of liberty”, IN: Visions of Politics, vol. III, pp. 209- 237; __________; “Conquest and consent: Hobbes and the engagement controversy”, IN: Visions of Politics, vol. III, pp. 287-307;
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