| O objetivo central desta
disciplina é discutir algumas das mais importantes e influentes teorias sobre a
natureza, os propósitos e objetivos do Estado e da sociedade que circularam na
Inglaterra a partir da segunda metade do século XVII, e que contribuíram
decisivamente para moldar a maneira como essas questões tem sido discutidas no
mundo ocidental deste então. Pretende-se abordar essas teorias mediante a
aplicação do método contextualista de leitura e análise de textos, orientado
pela escola de Cambridge, com base em textos de Quentin Skinner, J. G. A.
Pocock e John Dunn, entre outros. O objetivo secundário do curso, portanto, é
dotar os alunos das capacidades analíticas e das ferramentas conceituais que
são necessárias para ler os textos em seus contextos linguísticos e políticos. Ao
lançar luz sobre o julgamento que alguns pensadores formularam a respeito da
estrutura social e política vigente na sua época, ora propondo reparos nela,
ora até mesmo novos arranjos em substituição aos antigos, o curso pode ser
visto como parte de uma investigação de mais fôlego sobre o papel do teórico
político em face do seu tempo.
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| 25 maio - 31 maio Aula 8: James Harrington e a defesa da república 1. Matrizes intelectuais do republicanismo de Harrington; 2. Ataque ao Leviatã; A- Fontes: Harrington, J., Oceana (1656), Preliminares I (pp. 2-42) ___________, The Art of Lawgiving (1659), livro I, pp. 395-408. B. Leitura sugerida: Pocock, J. G. A., (1975), “The Anglicization of the Republic”(caps. XI; pp. 383-400), IN: The Machiavellian Moment.
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