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Agenda do Curso

 

O objetivo central desta disciplina é discutir algumas das mais importantes e influentes teorias sobre a natureza, os propósitos e objetivos do Estado e da sociedade que circularam na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVII, e que contribuíram decisivamente para moldar a maneira como essas questões tem sido discutidas no mundo ocidental deste então. Pretende-se abordar essas teorias mediante a aplicação do método contextualista de leitura e análise de textos, orientado pela escola de Cambridge, com base em textos de Quentin Skinner, J. G. A. Pocock e John Dunn, entre outros. O objetivo secundário do curso, portanto, é dotar os alunos das capacidades analíticas e das ferramentas conceituais que são necessárias para ler os textos em seus contextos linguísticos e políticos.

Ao lançar luz sobre o julgamento que alguns pensadores formularam a respeito da estrutura social e política vigente na sua época, ora propondo reparos nela, ora até mesmo novos arranjos em substituição aos antigos, o curso pode ser visto como parte de uma investigação de mais fôlego sobre o papel do teórico político em face do seu tempo.

 

 
 

8 junho - 14 junho

 III: Restauração e absolutismo monárquico:

Aula 10John Locke – autoridade e liberdade.

1. Governo, liberdade e escravidão;

2. Fundamentos morais da política;

A- Fontes:

Locke, J., “As Constituições fundamentais da Carolina” (1669), IN: Ensaios políticos,  pp. 199-225.

_______, “Moralidade” (c. 1677-78), IN: Ensaios políticos,  pp. 332-334.

_______, “Da justiça de Deus” (1680), IN: Ensaios políticos,  pp. 344-345;

________, “Ethica A” (1692), IN: Ensaios políticos, pp. 395-397.

_________, “Ethica B” (1693), IN: Ensaios políticos, pp. 397-98.

________, “Ensaio sobre a legislação assistencial” (1697), IN: Ensaios políticos.

B- Leitura sugerida:

Tully, J., “Locke’s political philosophy”, IN: An approach to political philosophy: Locke in context, pp. 9-70.


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