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Agenda do Curso

 

O objetivo central desta disciplina é discutir algumas das mais importantes e influentes teorias sobre a natureza, os propósitos e objetivos do Estado e da sociedade que circularam na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVII, e que contribuíram decisivamente para moldar a maneira como essas questões tem sido discutidas no mundo ocidental deste então. Pretende-se abordar essas teorias mediante a aplicação do método contextualista de leitura e análise de textos, orientado pela escola de Cambridge, com base em textos de Quentin Skinner, J. G. A. Pocock e John Dunn, entre outros. O objetivo secundário do curso, portanto, é dotar os alunos das capacidades analíticas e das ferramentas conceituais que são necessárias para ler os textos em seus contextos linguísticos e políticos.

Ao lançar luz sobre o julgamento que alguns pensadores formularam a respeito da estrutura social e política vigente na sua época, ora propondo reparos nela, ora até mesmo novos arranjos em substituição aos antigos, o curso pode ser visto como parte de uma investigação de mais fôlego sobre o papel do teórico político em face do seu tempo.

 

 
 

23 março - 29 março

Aula 2: Teoria política e história

1. Método de interpretação de textos em história das idéias políticas: ideias políticas como “campo de batalha”;

2. Fontes:

Pocock, J. G. A., “O conceito de linguagem e o métier d’historien”, IN: Linguagens do ideário Político, pp. 63-82.

Skinner, Q., “Meaning and understanding in the history of ideas”, IN: Visions of Politics, vol I; pp. 57-89;

_________, “Motives, intentions and interpretation”, IN: Visions of Politics, vol I, pp. 90-102. 

Parte II: Exército, República e Protetorado

Aula 2A: Levellers, igualdade e liberdade.

1. Direito natural e propriedade de si;

A- Fontes:

Lilburne, J. The Freeman’s Freedom vindicated (1646). pp. 31-32;

Walwyn, W., England’s lamentable slavery (1646),

Overton, R., An Arrow against all Tyrants (1646), pp. 54-72;

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