| O objetivo central desta
disciplina é discutir algumas das mais importantes e influentes teorias sobre a
natureza, os propósitos e objetivos do Estado e da sociedade que circularam na
Inglaterra a partir da segunda metade do século XVII, e que contribuíram
decisivamente para moldar a maneira como essas questões tem sido discutidas no
mundo ocidental deste então. Pretende-se abordar essas teorias mediante a
aplicação do método contextualista de leitura e análise de textos, orientado
pela escola de Cambridge, com base em textos de Quentin Skinner, J. G. A.
Pocock e John Dunn, entre outros. O objetivo secundário do curso, portanto, é
dotar os alunos das capacidades analíticas e das ferramentas conceituais que
são necessárias para ler os textos em seus contextos linguísticos e políticos. Ao
lançar luz sobre o julgamento que alguns pensadores formularam a respeito da
estrutura social e política vigente na sua época, ora propondo reparos nela,
ora até mesmo novos arranjos em substituição aos antigos, o curso pode ser
visto como parte de uma investigação de mais fôlego sobre o papel do teórico
político em face do seu tempo.
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| 30 março - 5 abrilAula
3: Levellers, igualdade e
liberdade. 1.
Constituição, representação e pacto. A- Fontes primárias: Levellers, An
Agrement of the People, Extracts from the Putney Debates (1647), pp.
92-130; B- Leitura sugerida: Mendle, M., “Putney’s pronouns: identity and
indemnity in the great debate”, IN: The
Putney Debates of 1647, pp. 125-147. Thomas,
K., “The Levellers and the Franchise”, IN: G. E. Aylmer (ed.), The Interregnum – The Quest for Settlement
1646-1660
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