|
Caros alunosVejam abaixo o ícone "Avaliação do curso" . Enviem a resposta pela plataforma até o dia 30/06.  Entrega do trabalho final dia 06/08 - versão impressa e on-line para as três professoras Boas fériasCristina, Eliane e Heloisa
| |
| 28 março - 3 abrilConteúdos abordados:
- estatuto dialógico dos textos acadêmicos: levar em conta o leitor, argumentar e contra argumentar, prever críticas - a esfera acadêmica como esfera de lutas;
- levantamento do estado da arte sobre o tema a ser pesquisado, como forma de definir o tema da pesquisa e de não achar que é o único que está fazendo tal pesquisa;
- problema real e justificativa da pesquisa;
- diário de leitura para começar a reagir aos textos teóricos e importância de guardar referencias completas, separando voz do autor e voz do pesquisador.
| 
|
| 4 abril - 10 abrilConteúdos abordados:
- estado da arte sobre o tema da pesquisa em bancos de dados (por exemplo, CAPES);
- objetivos de pesquisa: diferença entre objetivos pessoais, que temos como professores (ou outros) e objetivos de pesquisa; formulaçao clara e precisa dos objetivos; verbos e termos para indicar objetivos;
- credibilidade e confiabilidade da pesquisa não tradicional;
- características da pesquisa-açao em oposição às outras mais tradicionais;
- participantes X informantes.
| 
|
| 11 abril - 17 abrilConteúdos abordados:
- formulação de perguntas de pesquisa; tipos de perguntas;
- ética em pesquisa: participantes e não objetos, termo de consentimento, comitê de ética nas universidades;
- pesquisa positivista/tradicional X qualitativa;
- pesquisa qualitativa e quantitativa como complementares; tirangulação de dados;
- tipos de trabalhos/artigos;
- metodologia como capítulo em que explicamos tudo o que foi feito na pesquisa;
- divulgação e publicação de resultados como características da pesquisa científica;
- textos que podem ser coletados em relação ao trabalho educacional.
| 
|
| 18 abril - 24 abrilNão haverá aula. | 
|
| 25 abril - 1 maio
1. A partir do texto 16 (SALOMON, D.V. Como fazer uma monografia, São Paulo, Martins Fontes, 2010, 12ª ed., pp. 215 a 249):
- Retomada da questão sobre projeto de pesquisa
- Doc. 1: Modelos de projeto de pesquisa
- Relatório de Pesquisa
2. As regras de coesão textual (Doc.2: Capítulo 2 do livro Questões de leitura, de Cristina Pietraróia,São Paulo: Annablume, 2001.
3. A partir do texto 17 (DE PÁDUA, E. M. M. Metodologia da Pesquisa: Abordagem Teórico-Prática, Campinas: Papyrus Editora, 10ª ed., 2004., pp. 55 a 85):
- A coleta de dados
- Recursos para o armazenamento dos dados.
| 
|
| 9 maio - 15 maioAulas do dia 23/05 e 06/06 Produções escritas na universidade
| 
|