|
|
Caríssimos,
para novos e velhos visitantes, na próxima semana, dias 16 e 17 de maio, nossa aula será virtual. Para participar desça até a aula 11 e entre no chat, dentro do link "Cultura Digital e Ensino de História".
Lá também estão as duas versões do texto-base da aula: uma delas é o livro inteiro, na outra, os textos selecionados.
Bom trabalho a todos!
Abraços, Mauricio
|
| |
4 |
Aula 04 – ENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVA E INTERPRETAÇÃO
|
Data: 21-22 MAR
|
Pauta:
- Historiografia e ensino de história: o resgate da narrativa;
- Conteúdos e métodos no ensino de história
- Estágio: orientações gerais e sistematização das equipes de trabalho
|
Atividades em sala:
- Aula expositiva: introdução ao tema;
- Círculo de debate e reflexão: exibição de A Matadeira (J. Furtado, 1994, 15 min.)
- Apresentação e análise dos textos.
- Dinâmica de organização das equipes.
|
Textos:
IOKOI, Zilda. A escola entre o passado e o futuro: contos históricos, um caminho para muitas leituras. In: TELES, Teresa Cristina; IOKOI, Zilda M. Gricoli (orgs.). A Escola está em crise no mundo contemporâneo? Estudos de história local e cidadania. SP, FFLCH/USP, 2010, pp. 15-25.
CHALHOUB, Sidney. Introdução: Zadig e a história. In: ------------------. Visões da liberdade. Uma história das últimas décadas da escravidão na corte. SP: Companhia das Letras, 1990. pp. 13-28.
COSTA, Emilia Viotti da. Coroas de Glória, Lágrimas de Sangue. A rebelião dos Escravos de Demerara em 1823. SP: Companhia das Letras, 1998, pp. 13-113.
[Olha só, sei que o texto da profa. E. Viotti é longo e ainda são três textos para a aula, mas valem a pena! O primeiro finaliza a discussão da aula anterior, os dois últimos tratam de dois assuntos correlatos: a narrativa e a questão da escravidão. Oportunidade única de discutir três historiadores inspirados em Thompson e capazes de seguir caminhos distintos]
|
| 
|