Saltar Usuários Online

Usuários Online

(últimos 5 minutos)
Nenhum
Saltar Próximos Eventos

Próximos Eventos

Não há nenhum evento próximo
Saltar Links para SeçõesSaltar Atividades

Atividades

Saltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar AdministraçãoSaltar Calendário

Calendário

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
    1 Hoje quarta, 2 abril 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30    

Seleção de Eventos

Saltar Categorias de Disciplinas

Programação

 

Caríssimos,

para novos e velhos visitantes, na próxima semana, dias 16 e 17 de maio, nossa aula será virtual. Para participar desça até a aula 11 e entre no chat, dentro do link "Cultura Digital e Ensino de História".


Lá também estão as duas versões do texto-base da aula: uma delas é o livro inteiro, na outra, os textos selecionados.

Bom trabalho a todos!

Abraços, Mauricio
 
4

Aula 04 – ENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVA E INTERPRETAÇÃO

Data: 21-22 MAR

Pauta:

  • Historiografia e ensino de história: o resgate da narrativa;
  • Conteúdos e métodos no ensino de história
  • Estágio: orientações gerais e sistematização das equipes de trabalho

Atividades em sala:

  • Aula expositiva: introdução ao tema;
  • Círculo de debate e reflexão: exibição de A Matadeira (J. Furtado, 1994, 15 min.)
  • Apresentação e análise dos textos.
  • Dinâmica de organização das equipes.

Textos:

IOKOI, Zilda. A escola entre o passado e o futuro: contos históricos, um caminho para muitas leituras. In: TELES, Teresa Cristina; IOKOI, Zilda M. Gricoli (orgs.). A Escola está em crise no mundo contemporâneo? Estudos de história local e cidadania. SP, FFLCH/USP, 2010, pp. 15-25.

CHALHOUB, Sidney. Introdução: Zadig e a história. In: ------------------. Visões da liberdade. Uma história das últimas décadas da escravidão na corte. SP: Companhia das Letras, 1990. pp. 13-28.

COSTA, Emilia Viotti da. Coroas de Glória, Lágrimas de Sangue. A rebelião dos Escravos de Demerara em 1823. SP: Companhia das Letras, 1998, pp. 13-113.

[Olha só, sei que o texto da profa. E. Viotti é longo e ainda são três textos para a aula, mas valem a pena! O primeiro finaliza a discussão da aula anterior, os dois últimos tratam de dois assuntos correlatos: a narrativa e a questão da escravidão. Oportunidade única de discutir três historiadores inspirados em Thompson e capazes de seguir caminhos distintos]

Mostrar todos os tópicos