TópicoNomeSumário
2Leitura Básica (texto original inglês) - Scales of Measurement
4Roteiro de Estudo Conceitos Básicos de Motivação: Instinto, Impulso, Incentivo
Leitura Básica (português condensado): Visões motivacionais do reforçamento
Leitura Básica (português condensado): Modelos energéticos de motivação
Leitura Básica (português condensado): Concepção de motivação de Clark Hull
Leitura Complentar1 (original espanhol): Modelos explicativos de motivação
Leitura Complementar2: Cognitive Dissonance Theory
Original Inglês na íntegra: Motivational views of reinforcement
Livro Sugerido: Handbook of Motivation Science
6Roteiro de Estudo

Conceitos de Metas e Necessidades: Aplicações para o contexto escolar

Leitura Básica (original inglês): Understanding motivation

Maehr, M. L. & Meyer, H. A. (1997). Understanding motivation and schooling: Where we've been, where we are, and where we need to go. Journal Educational Psychology Review, 9, 371-409.

Leitura Básica (português condensado): Motivação: onde estamos e para onde precisamos ir

Maehr, M. & Meyer, H. A. (1997). Understanding motivation: Where we`ve been, where we are, and where we need to go. Educational Psdychology Review, 9 (4), 371-409.

Leitura Complementar (original inglês): We feel, therefore we learn

Immordino-Yang, M. H. & Damasio, A. (2007). We Feel, Therefore We Learn: The Relevance of Affective and Social Neuroscience to Education. Mind, Brain, and Education, 1, 3-10.

Leitura complementar (português condensado): Sentimos, então aprendemos

Immordino-Yang, M. H. & Damasio, A. (2007). We Feel, Therefore We Learn: The Relevance of Affective and Social Neuroscience to Education. Mind, Brain, and Education, 1, 3-10.

Livro Sugerido: Motivation in Learning Contexts
Site: Ryan & Deci (Self-Determination Theory) da University of Rochester