SemanaNomeSumário
Programa da disciplina
1Apresentação do curso
2Contexto do Ensino Superior
Ensino Superior no Mundo e no Brasil
Resumo Técnico do Censo da Educação Superior - 2007
Resumo Técnico do Censo da Educação Superior - 2008
Resumo Técnico do Censo da Educação Superior - 2009
Ensino Superior Brasileiro nos Anos 90
Censo da Educação Superior
Sinopse - Censo - 2008
3Ramsden, Cap 4: Approaches to learning
Marton & Booth, Cap 2: Qualitative Differences in Learning
Perry & Smart: Teaching Effectively: Which students? What methods?
Estudantes Universitários
Entrevista com alunos
Relatório Síntese: ENADE 2006 Ciências Contábeis
Resultados ENADE 2006
Apresentação: Avaliação dos cursos de Ciências Contábeis
Prova: ENADE 2009
Artigo 1: Approaches to learning and accounting
Artigo 2: Formação do corpo docente dos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil
The flight from marriage
National HRD and Investment in Human Capital: Opportunity Costs of U.S. Postsecondary Education
5Estudantes - Tany
O Aluno - Rene e Marcia
Finanças dos Trabalhadores
Entenda a geração Y (Editora Abril – Revista Você S/A)
What motivates gen Y and boomer talent (HarvardBusiness)
Herodoto Barbeiro entrevista César Souza no Congresso de RH
O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes
Matéria sobre Lição de vida - Revista Valor Investe
7Currículo - Maurício Taufic (2011)
Currículo - Rodrigo (2010)
Curriculum - Course Design (Valdomiro - 2009)
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis
Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em Ciências Contábeis
8Currículo
Bachelor of Business - Accounting AUT Curriculum
Currículo do Curso Contador Global - FUCAPE
Currículo Contador Global - ISAR/Unctad
9CONTEÚDOS - Romildo Moraes
Conteúdo - Renato
10MODALIDADES DIDÁTICAS - Silene
Seminário 3 - Modalidades Didáticas (Gilberto)
MODALIDADES DIDÁTICAS - Simone Rumi Akiama e Simone Silva da Cunha Vieira
Artigo: An assessment of the effects of teaching methods on academic
Artigo: AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
12Seminário 4: Modalidades Didáticas (Eugênio)
13O Professor
Problem Based Learning

Artigo - Problem-Based Learning and the Construction of Citizenship: The University of São Paulo Project
Manual - Princípios Gerais e o Ciclo Básico - USP Zona Leste
Artigo 1: Story Telling
Artigo 2: Profiles of effective college and university teachers
14Caso para Leitura: Assistant Professor Graham and Ms Macomber
PREPARAÇÃO:

Na noite anterior a aula:
1.Individualmente, leia com atenção o caso "Assistant Professor Graham and Ms Macomber" e responda a questão abaixo:

ASSIGNMENT

In preparing this
case for discussion, please give some thought to your diagnosis of the
situation confronting Professor Graham as of the end of class.

Should Assistant Professor Graham stop by the group of students gathered around
Janet Macomber at the end of class? 


No dia da aula, no horário das 8h30 às 9h00:
2. Reunam-se em grupos de três pessoas (dê preferência a estar com quem não conhece ou nunca trabalhou antes), apresentem-se e discutam as propostas de cada um. Tentem chegar a um consenso do grupo. Explore as razões para atuar de uma ou de outra maneira e suas implicações.

Para a aula:
3. Traga para a aula suas anotações individuais e o registro da discussão do grupo.
A Case study Teacher in Action
Casos de Ensino (2009)
Harvard Business School: "Inside the Case Method", Part 1 of 2 (7:57)
Harvard Business School: "Inside the Case Method", Part 2 of 2 (5:40)
Casos de Ensino
15Seminário 4 - Avaliação (Zósia)
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO - Claudio Wasserman e Dárcio Alves Marcondes
Avaliação (Dione e Maria Aparecida)
Matéria Prova a Prova de Cola
Avaliação CAPES 2010
Avaliação - Qualidade da Educação Superior
Accounting education literature review (2006–2009)
The construction of auditability MBA rankings and assurance in practice
Person Perception in the College Classroom Accounting.pdf