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Agenda do Curso

 

O objetivo central desta disciplina é discutir algumas das mais importantes e influentes teorias sobre a natureza, os propósitos e objetivos do Estado e da sociedade que circularam na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVII, e que contribuíram decisivamente para moldar a maneira como essas questões tem sido discutidas no mundo ocidental deste então. Pretende-se abordar essas teorias mediante a aplicação do método contextualista de leitura e análise de textos, orientado pela escola de Cambridge, com base em textos de Quentin Skinner, J. G. A. Pocock e John Dunn, entre outros. O objetivo secundário do curso, portanto, é dotar os alunos das capacidades analíticas e das ferramentas conceituais que são necessárias para ler os textos em seus contextos linguísticos e políticos.

Ao lançar luz sobre o julgamento que alguns pensadores formularam a respeito da estrutura social e política vigente na sua época, ora propondo reparos nela, ora até mesmo novos arranjos em substituição aos antigos, o curso pode ser visto como parte de uma investigação de mais fôlego sobre o papel do teórico político em face do seu tempo.

 

 
 

15 junho - 21 junho

Aula 11: John Locke, do contrato à revolução.

1. Lei de natureza e direito de resistência;

A- Fontes:

Locke, J., Segundo tratado sobre o governo civil, II (c. 1683?), caps. 1 a 5, 7, 9, 18;

_______, “Sobre a fidelidade e a revolução” (1690), IN: Ensaios políticos, pp. 380-89

Sidney, A., Discourses concerning government (1683), cap 1, seções 5 e 11; cap. 2, seções 1, 11 a 17, 23;

B- Leitura sugerida:

Dunn, J., The Political Thought of John Locke, caps. 8, 9, 10 e 13.


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