Tópico | Nome | Sumário |
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Apresentação do curso 1 | FILOLOGIA PORTUGUESA - FLC 0284 Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes Sala 110 Créditos : 2 Créditos trabalho: 1 Carga horária total: 60h Tópicos gerais abordados: a) Introdução à filologia, stricto e lato sensu. b) Identificação de texto fidedigno. c) Estudo de estados de língua. Instruções gerais: 1. acesso aos materiais do curso via moodle: www.stoa.usp.br a) deve acessar o link indicado b) cadastrar-se como usuário c) fazer o acesso normalmente d) clicar em DISCIPLINAS e) inserir novamente login e senha Imediatamente será remetido às disciplinas em que está matriculado (há a interação com o júpiter). 2. Os textos selecionados para discussão imediata na sala estarão disponíveis no moodle. 3. Baixe os textos e acompanhe a agenda de leituras estipulada em sala de aula. 4. As aulas no stoa aparecerão em blocos temáticos e não por semana. Isso significa que um mesmo tópico pode ser explanado durante mais de uma semana. 5. Critérios importantes para aprovação: rendimento de nota e presença 6. Dúvidas sobre encontros devem ser discutidas em sala de aula, mas recados urgentes podem ser remetidos via stoa. | |
Bibliografia complementar ao Programa | Bibliografia Complementar AZEVEDO FILHO, Leodegário A. de. Iniciação à crítica textual. Rio de Janeiro: Presença, 1987. BERTOLOTTI, Virginia; CAVIGLIA, Serrana; COLL, Magdalena; FERNÁNDEZ, Marianela. Documentos para a história del Portugués em el Uruguay. Montevideo: Universidad de la Republica, 2004. BUENO, Francisco da Silveira. Estudos de Filologia Portuguêsa. São Paulo: Saraiva, 1963. ECO, Umberto. A busca da língua perfeita. Bauru: Edusc, 2002 [1993]. CAGLIARI, Luiz Carlos. A história do Alfabeto. São Paulo: Paulistana, 2009. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci; KOSSOY, Boris (orgs.). A imprensa confiscada pelo DEOPS 1924-1954. São Paulo: Imprensa Oficial/Ateliê, 2003. CASTILHO, Célia Maria Moraes de. Seria quatrocentista o português implantado no Basil? Estruturas sintáticas em textos portugueses do século XV. In: MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia (org.). Para a história do português brasileiro. Volume II, tomo I – Primeiros estudos. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2001, pp. 57-89. COUTINHO, Ismael de Lima. Gramática Histórica. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1962. FARACO, Carlos Alberto. Linguística Histórica. São Paulo: Ática, 1991. GOODY, Jack; WATT, Ian. As consequências do letramento. São Paulo: Paulistana, 2006[1963]. ILARI, Rodolfo. Linguística Românica. São Paulo: Ática, 1992. Lobo, Tânia. A sintaxe dos clíicos: o século XVI, o século XX e a constituição da norma padrão. In: MATTOS E SILVA, R.V.M.; MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes (orgs.). O português quinhentista – estudos linguísticos. Salvador: EDUFBa, 2002, pp. 83-101. LOPES, Célia Regina dos Santos. O percurso de a gente em tempo real de longa duração. In: MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia (org.). Para a história do português brasileiro. Volume II, tomo I – Primeiros estudos. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2001, pp. 127-148 MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. De fontes sócio-históricas para a história social linguística do Brasil: em busca de indícios. Para a história do português brasileiro. Volume II, tomo II – Primeiros estudos São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2001, pp. 275-301. MEGALE, Heitor (org.). Filologia Bandeirante. Estudos 1. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2000. ________ Notas sobre avaliações linguísticas nos gramáticos Fernão de Oliveira e João de Barros. In: MATTOS E SILVA, R.V.M.; MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes (orgs.). O português quinhentista – estudos linguísticos. Salvador: EDUFBa, 2002, pp. 43-60. MORAIS, Maria Aparecida C.R. Torres. Aspectos da história das palavras negativas no português. MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia (org.). Para a história do português brasileiro. Volume II, tomo I – Primeiros estudos. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2001, pp. 149-203 ONG, Walter. Oralidade e Cultura escrita. Campinas: Papirus, 1998. ORLANDI, Eni. Silêncio, cópia e reflexão. As formas do Silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 1992, pp. 139-153. PESSOA, Marlos de Barros. Oralidade concepcional na imprensa do Recife no século XIX. In: MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia (org.). Para a história do português brasileiro. Volume II, tomo I – Primeiros estudos. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2001, pp. 25-38. PINTO, Pedro A. Estudinhos de etimologias – escritos ao correr da pena. Rio de Janeiro: Tipografia Cidade do Rio, 1937. RIBEIRO, Ilza. Sobre a perda da inversão do sujeito no português brasileiro. In: MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia (org.). Para a história do português brasileiro. Volume II, tomo I – Primeiros estudos. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2001, pp. 91-126. ______. A ordenação dos constituintes nas sentenças encaixadas. IN: In: MATTOS E SILVA, R.V.M.; MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes (orgs.). O português quinhentista – estudos linguísticos. Salvador: EDUFBa, 2002, pp. 61-82. SAMARA, Eni de Mesquita (org.). Paleografia, Documentação e Metodologia Histórica. São Paulo: Humanitas, 2010. SILVA, Jaime Ferreira da; OSÓRIO, Paulo. Introdução à História da Lingua Portuguesa. Chamusca: Cosmos, 2008. SILVA NETO, Serafim da. Manual de Filologia Portuguesa. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1957. SPAGGIARI, Barbara; PERUGI, Maurizio. Fundamentos da Crítica Textual. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. VOSSLER, Karl. Filosofía del lenguaje. Buenos Aires: Editorial Losada, 1957[1923]. WILLIAMS, Edwin B. Do latim ao português. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975. ZUMTHOR, Paul. A letra e a Voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993[1987]. | |
Informações gerais sobre o curso | ||
Atividades fora da sala de aula | ||
Goody e watt resenha | File resource created using the SimpleFileUploader | |
Paul zumthor , cap. 5 | File resource created using the SimpleFileUploader | |
Calendário de aulas - Turmas de segunda-feira | Calendário das aulas: Turmas 2011202 e 2011204 – segunda-feira Início do curso: 01/08 Agosto: 5 encontros (1, 8, 15, 22, 29/8) Setembro: 3 encontros (12, 19, 26 ). Recesso: 5 a 10/9. Entrega Resenha: 26/09 Outubro: 5 encontros ( 3 , 10, 17, 24, 31). Recesso: 12, 28 e 29/10. Prova: 03/10 Novembro: 3 encontros (7, 21, 28 ). Recesso: 02, 14 e 15/11. Prova: 28/11 Dezembro: 1 encontro ( 5/12 ) - Exame Final de Recuperação | |
Calendário de aulas - Turmas de quarta-feira | ||
1 | A Construção da Escrita | Assista aos vídeos por meio dos links que informo. |
A construção da Escrita - parte II | ||
Reflita sobre a construção da escrita e a criança | ||
Karl vossler 1923 | File resource created using the SimpleFileUploader | |
Karl vossler | File resource created using the SimpleFileUploader | |
Serafim da Silva Neto - História da Filologia | ||
Ong | ||
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2 | Tipos e fontes | |
Demanda do Santo Graal | ||
Texto para edição paleográfica | ||
Critérios de Mallon | ||
Aula de 4a feira | ||
Revisão Período fonético | ||
Primeira avaliação | A prova deverá ser resolvida e entregue nas seguintes datas: Turmas de 2a feira: 03 de outubro (segunda-feira) Turmas de 4a feira: 05 de outubro (quarta-feira) Nesse dia, não haverá aula. Bastará entregar a prova resolvida na secretaria de Letras Clássicas e Vernáculas com o nome e número USP explicitados no alto da folha. Tarefas da prova: 1. edição diplomática do texto de um parágrafo já depositado no stoa na última aula. 2. Pesquisar na internet sobre o documento "Costumeiro de Cister". Trata-se do texto de que retirei o excerto para vocês editarem. É do século XIII. 3. Identificação de três lugares críticos e hipóteses de solução do lugar crítico com base nos critérios de Mallon. Mais explicações sobre a tarefa de número 3 serão dadas na semana seguinte. A tarefa poderá ser feita individualmente ou em grupo de, no máximo, quatro pessoas. um abraço, Maria Céliah | |
3 | Aspectos linguísticos do Português arcaico | |
Edição Crítica (Leodegário Azevedo Filho) | ||
Revendo o conteúdo da aula - edição crítica | ||
Material complementar - Gregório de Matos | ||
Revisão da aula sobre edição crítica |