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Apresentação do curso 1

FILOLOGIA PORTUGUESA - FLC 0284

Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes

Sala 110

Créditos : 2

Créditos trabalho: 1

Carga horária total: 60h

Tópicos gerais abordados:

a) Introdução à filologia, stricto e lato sensu.

b) Identificação de texto fidedigno.

c) Estudo de estados de língua.

Instruções gerais:

1. acesso aos materiais do curso via moodle: www.stoa.usp.br

a) deve acessar o link indicado

b) cadastrar-se como usuário

c) fazer o acesso normalmente

d) clicar em DISCIPLINAS

e) inserir novamente login e senha

Imediatamente será remetido às disciplinas em que está matriculado (há a interação com o júpiter).

2. Os textos selecionados para discussão imediata na sala estarão disponíveis no moodle.

3. Baixe os textos e acompanhe a agenda de leituras estipulada em sala de aula.

4. As aulas no stoa aparecerão em blocos temáticos e não por semana. Isso significa que um mesmo tópico pode ser explanado durante mais de uma semana.

5. Critérios importantes para aprovação: rendimento de nota e presença

6. Dúvidas sobre encontros devem ser discutidas em sala de aula, mas recados urgentes podem ser remetidos via stoa.

Bibliografia complementar ao Programa

Bibliografia Complementar

AZEVEDO FILHO, Leodegário A. de. Iniciação à crítica textual. Rio de Janeiro: Presença, 1987.

BERTOLOTTI, Virginia; CAVIGLIA, Serrana; COLL, Magdalena; FERNÁNDEZ, Marianela. Documentos para a história del Portugués em el Uruguay. Montevideo: Universidad de la Republica, 2004.

BUENO, Francisco da Silveira. Estudos de Filologia Portuguêsa. São Paulo: Saraiva, 1963.

ECO, Umberto. A busca da língua perfeita. Bauru: Edusc, 2002 [1993].

CAGLIARI, Luiz Carlos. A história do Alfabeto. São Paulo: Paulistana, 2009.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci; KOSSOY, Boris (orgs.). A imprensa confiscada pelo DEOPS 1924-1954. São Paulo: Imprensa Oficial/Ateliê, 2003.

CASTILHO, Célia Maria Moraes de. Seria quatrocentista o português implantado no Basil? Estruturas sintáticas em textos portugueses do século XV. In: MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia (org.). Para a história do português brasileiro. Volume II, tomo I – Primeiros estudos. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2001, pp. 57-89.

COUTINHO, Ismael de Lima. Gramática Histórica. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1962.

FARACO, Carlos Alberto. Linguística Histórica. São Paulo: Ática, 1991.

GOODY, Jack; WATT, Ian. As consequências do letramento. São Paulo: Paulistana, 2006[1963].

ILARI, Rodolfo. Linguística Românica. São Paulo: Ática, 1992.

Lobo, Tânia. A sintaxe dos clíicos: o século XVI, o século XX e a constituição da norma padrão. In: MATTOS E SILVA, R.V.M.; MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes (orgs.). O português quinhentista – estudos linguísticos. Salvador: EDUFBa, 2002, pp. 83-101.

LOPES, Célia Regina dos Santos. O percurso de a gente em tempo real de longa duração. In: MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia (org.). Para a história do português brasileiro. Volume II, tomo I – Primeiros estudos. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2001, pp. 127-148

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. De fontes sócio-históricas para a história social linguística do Brasil: em busca de indícios. Para a história do português brasileiro. Volume II, tomo II – Primeiros estudos São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2001, pp. 275-301.

MEGALE, Heitor (org.). Filologia Bandeirante. Estudos 1. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2000.

________ Notas sobre avaliações linguísticas nos gramáticos Fernão de Oliveira e João de Barros. In: MATTOS E SILVA, R.V.M.; MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes (orgs.). O português quinhentista – estudos linguísticos. Salvador: EDUFBa, 2002, pp. 43-60.

MORAIS, Maria Aparecida C.R. Torres. Aspectos da história das palavras negativas no português. MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia (org.). Para a história do português brasileiro. Volume II, tomo I – Primeiros estudos. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2001, pp. 149-203

ONG, Walter. Oralidade e Cultura escrita. Campinas: Papirus, 1998.

ORLANDI, Eni. Silêncio, cópia e reflexão. As formas do Silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 1992, pp. 139-153.

PESSOA, Marlos de Barros. Oralidade concepcional na imprensa do Recife no século XIX. In: MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia (org.). Para a história do português brasileiro. Volume II, tomo I – Primeiros estudos. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2001, pp. 25-38.

PINTO, Pedro A. Estudinhos de etimologias – escritos ao correr da pena. Rio de Janeiro: Tipografia Cidade do Rio, 1937.

RIBEIRO, Ilza. Sobre a perda da inversão do sujeito no português brasileiro. In: MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia (org.). Para a história do português brasileiro. Volume II, tomo I – Primeiros estudos. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2001, pp. 91-126.

______. A ordenação dos constituintes nas sentenças encaixadas. IN: In: MATTOS E SILVA, R.V.M.; MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes (orgs.). O português quinhentista – estudos linguísticos. Salvador: EDUFBa, 2002, pp. 61-82.

SAMARA, Eni de Mesquita (org.). Paleografia, Documentação e Metodologia Histórica. São Paulo: Humanitas, 2010.

SILVA, Jaime Ferreira da; OSÓRIO, Paulo. Introdução à História da Lingua Portuguesa. Chamusca: Cosmos, 2008.

SILVA NETO, Serafim da. Manual de Filologia Portuguesa. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1957.

SPAGGIARI, Barbara; PERUGI, Maurizio. Fundamentos da Crítica Textual. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

VOSSLER, Karl. Filosofía del lenguaje. Buenos Aires: Editorial Losada, 1957[1923].

WILLIAMS, Edwin B. Do latim ao português. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a Voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993[1987].

Informações gerais sobre o curso
Atividades fora da sala de aula
Goody e watt resenhaFile resource created using the SimpleFileUploader
Paul zumthor , cap. 5File resource created using the SimpleFileUploader
Calendário de aulas - Turmas de segunda-feira

Calendário das aulas:

Turmas 2011202 e 2011204 – segunda-feira

Início do curso: 01/08

Agosto: 5 encontros (1, 8, 15, 22, 29/8)

Setembro: 3 encontros (12, 19, 26 ). Recesso: 5 a 10/9. Entrega Resenha: 26/09

Outubro: 5 encontros ( 3 , 10, 17, 24, 31). Recesso: 12, 28 e 29/10. Prova: 03/10

Novembro: 3 encontros (7, 21, 28 ). Recesso: 02, 14 e 15/11. Prova: 28/11

Dezembro: 1 encontro ( 5/12 ) - Exame Final de Recuperação

Calendário de aulas - Turmas de quarta-feira
1A Construção da Escrita Assista aos vídeos por meio dos links que informo.


A construção da Escrita - parte II
Reflita sobre a construção da escrita e a criança
Karl vossler 1923File resource created using the SimpleFileUploader
Karl vosslerFile resource created using the SimpleFileUploader
Serafim da Silva Neto - História da Filologia
Ong
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2Tipos e fontes
Demanda do Santo Graal
Texto para edição paleográfica
Critérios de Mallon


Aula de 4a feira
Revisão Período fonético
Primeira avaliaçãoA prova deverá ser resolvida e entregue nas seguintes datas:

Turmas de 2a feira: 03 de outubro (segunda-feira)
Turmas de 4a feira: 05 de outubro (quarta-feira)

Nesse dia, não haverá aula. Bastará entregar a prova resolvida na secretaria de Letras Clássicas e Vernáculas com o nome e número USP explicitados no alto da folha.

Tarefas da prova:
1. edição diplomática do texto de um parágrafo já depositado no stoa na última aula.
2. Pesquisar na internet sobre o documento "Costumeiro de Cister". Trata-se do texto de que retirei o excerto para vocês editarem. É do século XIII.
3. Identificação de três lugares críticos e hipóteses de solução do lugar crítico com base nos critérios de Mallon.

Mais explicações sobre a tarefa de número 3 serão dadas na semana seguinte.

A tarefa poderá ser feita individualmente ou em grupo de, no máximo, quatro pessoas.

um abraço,
Maria Céliah


3Aspectos linguísticos do Português arcaico
Edição Crítica (Leodegário Azevedo Filho)
Revendo o conteúdo da aula - edição crítica
Material complementar - Gregório de Matos
Revisão da aula sobre edição crítica