Semana | Nome | Sumário |
---|---|---|
Programa do curso | Texto contento Objetivos, justificativa programa e avaliação | |
Lista seminários | ||
1 | Texto introdutório | Texto com uma breve discussão que contextualiza os objetivos da disciplina e os temas a serem tratados |
4 | tema 1 - texto 1 | História e filosofia no ensino de ciência |
tema 1 - texto 2 | ||
tema 1 - texto-3 | ||
5 | tema 2 -texto 1 | A solução de Porblemas de J.I. Pozo (Org), capítulo 1: Aprender a resolver Problemas e Resolver problemas para Aprender. |
tema 2 -texto 2 | "Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico" RICARDO AVELAR SOTOMAIOR KARAM¹ e MAURÍCIO PIETROCOLA, ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.181-205, jul. 2009 ISSN 1982-5153 | |
tema 2 -texto de apoio | "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PERSPECTIVA KUHNIANA" Arden ZylbersztajnComunicação apresentada no VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. SBF/UFSC, Florianópolis, 26-20 outubro 1998 (Atas do VI EPEF, CD-rom) | |
Tema 2 -texto de extra | Texto do Prof; Elio Ricardo que discute os 3 enfoques sobre Prolematização que ele aborodou na aula | |
6 | tema 3 - texto 1 | Capítulo ?? do livro de BRONOWSKI, J. (1978) O Olho Visionário: Ensaios Sobre Arte, Literatura e Ciência. Brasília: Editora UnB, 1998. |
Tema 3 - texto 2 | Artigo elaborado a partir de trabalhos apresentados no EPEF de 2006 e da dissertação de mestrado de Ivã Gurgel: GURGEL, I. (2006) A Imaginação Científica como Componente do Entendimento: Subsídios para o Ensino de Física. São Paulo: Dissertação de Mestrado USP, 2006. | |
tema 3 - texto 3 | capítulo 3 do livro HOLTON, G. (1979) Scientific Imagination. Harvard University Press, 1979. Há versão em português deste livro sobre o título "Imaginação científica" | |
Tema 3 - texto 4 | Carat de Einstein à Maurice Solevine onde ele discute o processo da criação científica. | |
7 | Tema 5 - texto 1 | capítulo extraído do livro de HEMPEL, C. G.(2005) A explicação científica. Estudos sobre filosofia da ciência. Trad. M. Frassinetti de Galo, N. Míguez e I. Ruiz Aused. Barcelona, Paidós. P. 316. O livro encontra-se na biblioteca da FEUSP. Estou anexando uma versão PDF que foi feita a partir da minha cópia e não é das melhores. Se alguém puder enviar uma cópia melhor, retiro esta. |
tema 5 - texto 2 | EXPLICANDO UMA EXPLICAÇÃO - Isabel Martins, Jon Ogborn, Gunther Kress, revista Ensaio, Volume 01 / Número 1 – setembro de 1999. Este artigo apresenta e discute um referencial para análise de episódios explicativos na sala de aula de ciências desenvolvido a partir de análises de contribuições teóricas nas áreas de Educação em Ciências, Linguística, Ciência Cognitiva, e de investigações empíricas envolvendo observação de aulas de ciências em escolas secundárias da região da Grande Londres. As categorias propostas relacionam: a criação de diferenças que motivam explicações, a construção das entidades da ciência no discurso; a re- contextualização de conhecimento e a atribuição de significação ao que é material, através de demonstrações. O potencial destes resultados é discutido no contexto de investigações em desenvolvimento. | |
9 | Tema 4 - texto 1 | Capítulo do livro "Filosofia, Ciência e História:, organizado por Pietrocola, Maurício;. e Freire, Olival ed 1. São Paulo: Discurso editorial |
tema 4- texto 2 | capitulo do livro Connecting Research in Physics Education with Teacher Education volume 2, edited by Matilde Vicentini ; Elena Sassi, 1-11: ICPE-BOOK | |
tema 4 - texto aula anteior | ||
10 | Tema 6 - texto 1 | capítulo do livro: PIETROCOLA, Maurício, ZYLBERSZTAJN, A., Creso Franco, A., GILBERT, J.. 2001.Theory, Model, and Reality :Science and Education In DEVELOPING MODELS IN SCIENCE EDUCATION, edited by BY JOHN GILBERT; CAROLYN BOULTER. e ed 1, 16-30. Amsterdam: Kluver Academic Publishers |
tema 6 -texto complementar | Artigo clássico sobre modelos na ciência: Models in Physics, Mary B. Hesse The British Journal for the Philosophy of Science, Vol. 4, No. 15 (Nov., 1953), pp. 198-214 Sugiro a leitura deste artigo para aqueles interessados na temática | |
Tema 6 - texto 2 | ||
11 | Tema 7- texto 1 | |
tema 7- texto 2 | ||
tema 7- texto 3 | ||
13 | seminário tema 2 | Texto proposto pelo grupo |
Seminário tema 3 | texto proposto pelo grupo | |
14 | seminário tema 4 | CARMO, A. B; CARVALHO, A. M. P. Iniciando os estudantes na matemática da física através de aulas experimentais investigativas. X EPEF, UEL, 2006 (Trabalho oral). |
seminário tema 5 | ||
15 | Seminário tema 6 | |
seminário tema 7 |