SemanaNomeSumário
Programa do cursoTexto contento Objetivos, justificativa programa e avaliação
Lista seminários
1Texto introdutórioTexto com uma breve discussão que contextualiza os objetivos da disciplina e os temas a serem tratados
4tema 1 - texto 1História e filosofia no ensino de ciência
tema 1 - texto 2
tema 1 - texto-3
5tema 2 -texto 1A solução de Porblemas de J.I. Pozo (Org), capítulo 1: Aprender a resolver Problemas e Resolver problemas para Aprender.
tema 2 -texto 2"Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico"
RICARDO AVELAR SOTOMAIOR KARAM¹ e MAURÍCIO PIETROCOLA, ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.181-205, jul. 2009 ISSN 1982-5153
tema 2 -texto de apoio"RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PERSPECTIVA
KUHNIANA" Arden ZylbersztajnComunicação apresentada no VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.
SBF/UFSC, Florianópolis, 26-20 outubro 1998 (Atas do VI EPEF, CD-rom)
Tema 2 -texto de extraTexto do Prof; Elio Ricardo que discute os 3 enfoques sobre Prolematização que ele aborodou na aula
6tema 3 - texto 1Capítulo ?? do livro de BRONOWSKI, J. (1978) O Olho Visionário: Ensaios Sobre Arte, Literatura e Ciência.
Brasília: Editora UnB, 1998.
Tema 3 - texto 2Artigo elaborado a partir de trabalhos apresentados no EPEF de 2006 e da dissertação de mestrado de Ivã Gurgel:
GURGEL, I. (2006) A Imaginação Científica como Componente do Entendimento: Subsídios para o Ensino de Física. São Paulo: Dissertação de Mestrado USP, 2006.
tema 3 - texto 3 capítulo 3 do livro HOLTON, G. (1979) Scientific Imagination. Harvard University Press, 1979. Há versão em português deste livro sobre o título "Imaginação científica"
Tema 3 - texto 4Carat de Einstein à Maurice Solevine onde ele discute o processo da criação científica.
7Tema 5 - texto 1capítulo extraído do livro de HEMPEL, C. G.(2005) A explicação científica. Estudos sobre filosofia da ciência. Trad. M. Frassinetti de Galo, N. Míguez e I. Ruiz Aused. Barcelona, Paidós. P. 316.
O livro encontra-se na biblioteca da FEUSP. Estou anexando uma versão PDF que foi feita a partir da minha cópia e não é das melhores. Se alguém puder enviar uma cópia melhor, retiro esta.
tema 5 - texto 2EXPLICANDO UMA EXPLICAÇÃO - Isabel Martins, Jon Ogborn, Gunther Kress, revista Ensaio, Volume 01 / Número 1 – setembro de 1999.

Este artigo apresenta e discute um referencial para análise de episódios explicativos na sala de aula de ciências desenvolvido a partir de análises de contribuições teóricas nas áreas de Educação em Ciências, Linguística, Ciência Cognitiva, e de investigações empíricas envolvendo observação de aulas de ciências em escolas secundárias da região da Grande Londres. As categorias propostas relacionam: a criação de diferenças que motivam explicações, a construção das entidades da ciência no discurso; a re- contextualização de conhecimento e a atribuição de significação ao que é material, através de demonstrações. O potencial destes resultados é discutido no contexto de investigações em desenvolvimento.
9Tema 4 - texto 1Capítulo do livro "Filosofia, Ciência e História:, organizado por
Pietrocola, Maurício;. e Freire, Olival ed 1. São Paulo: Discurso editorial
tema 4- texto 2capitulo do livro Connecting Research in Physics Education with Teacher Education volume 2, edited by Matilde Vicentini ; Elena Sassi, 1-11: ICPE-BOOK
tema 4 - texto aula anteior
10Tema 6 - texto 1capítulo do livro: PIETROCOLA, Maurício, ZYLBERSZTAJN, A., Creso Franco, A., GILBERT, J.. 2001.Theory, Model, and Reality :Science and Education In DEVELOPING MODELS IN SCIENCE EDUCATION, edited by BY JOHN GILBERT; CAROLYN BOULTER. e ed 1, 16-30. Amsterdam: Kluver Academic Publishers
tema 6 -texto complementarArtigo clássico sobre modelos na ciência:
Models in Physics, Mary B. Hesse
The British Journal for the Philosophy of Science, Vol. 4, No. 15 (Nov., 1953), pp. 198-214

Sugiro a leitura deste artigo para aqueles interessados na temática
Tema 6 - texto 2
11Tema 7- texto 1
tema 7- texto 2
tema 7- texto 3
13seminário tema 2Texto proposto pelo grupo
Seminário tema 3texto proposto pelo grupo
14seminário tema 4CARMO, A. B; CARVALHO, A. M. P. Iniciando os estudantes na matemática da física
através de aulas experimentais investigativas. X EPEF, UEL, 2006 (Trabalho oral).
seminário tema 5
15Seminário tema 6
seminário tema 7