Saltar AtividadesSaltar Pesquisar nos Fóruns

Pesquisar nos Fóruns

Saltar AdministraçãoSaltar Categorias de Disciplinas

Agenda do Curso

 

VERIFIQUEM SUAS NOTAS ABAIXO DOS

 PAINEIS E ENTREM EM CONTATO SE

HOUVER ERRO!

-------

Vejam todos os painéis abaixo

enviem seus comentários!

--------------------------

APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS

2 de julho

manhã: 7h30-10h30

noite: 19 hs-22hs

------------------sorriso-----------------------------sorriso----------------

vejam bibliografias e instruções sobre painéis logo abaixo!

                ----------------sorriso-----------------------------sorriso-----------------

Textos devem ser enviados em .pdf ou .doc (não em .docx)!

para aula 2 - leitura do texto de Aristóteles

para aula 3 - leitura dos textos de Descartes e de Leibniz (ver questões)

para aula 4 - leitura dos textos de Galileo e de Euler (ver questões)

para aula 5 - leitura do texto de Mayer

para aula 6 - 1) análise da proposta de Mayer para o "equivalente mecânico do calor" (ver questões abaixo); 2) resumo (máximo 2 páginas manuscritas) da história do princípio da conservação da energia, no caminho por nós percorrido

para aula 7 - leitura dos textos de Black (ver questões) e Davy (ver questões)

para aula 8 - leitura dos textos de Lucrecio, Boyle e Bernoulli (ver questões)

para aula 9 - leitura do texto de Clausius (ver questões)

para aula 10 - entropia e reversibilidade nos livros texto e em Clausius (ver questões); texto de Boltzmann

para aula 11 - 1) resumo (máximo 2 páginas) da história da física do calor, a partir dos textos discutidos em aula; 2) leitura dos textos de Huygens e Newton sobre óptica

para aula 13 (10/junho) - resumo das idéias principais que formaram a base do eletrmagnetismo no texto de seu grupo (Gilbert, von Guericke, Gray, Oersted ou Ampére)

aulas 14 e 15 - apresentacão dos painéis - vejam a programacão

------------------------------------------------------------------------------------

PAINÉIS - várias informações

 
 

5 março - 11 março

Aula 2
Mostrar só a semana 1
 

12 março - 18 março

Aula 3

Questões:

1) Qual(is) a(s) idéia(s) principal(is) do autor?

2) Qual a conexão com as teorias atuais?  

3) Qual é o objeto da disputa?

Mostrar só a semana 2
 

19 março - 25 março

Aula 4

Questões:

1) Qual(is) a(s) idéia(s) principal(is) do autor?

2) O que há em comum entre os textos de Galileo e Euler? O que os diferencia dos textos de Descartes e Leibniz?

3) Façam uma "tradução" das equações do texto de Euler em termos de símbolos que utilizamos atualmente. Ilustrem o problema do qual ele trata com figuras.

Mostrar só a semana 3
 

26 março - 1 abril

Aula 5

Questões:

1) Joule propôs o "equivalente mecânico do calor" a partir de uma experiência em que a energia gravitacional de um peso é transformada em energia cinética de uma hélice que aquece uma certa quantidade de água, como descrito em quase todo texto introdutório da teoria do calor. Qual é a experiência proposta por Mayer para efetuar a mesma proposta? Qual a sequência de transformações de energia?

2) Reproduzam o procedimento descrito por Mayer nos três parágrafos correspondentes utilizando figuras e equações e obtenham o valor numérico de uma caloria em Joules, segundo a proposta de Mayer.

Postem dúvidas no Stoa!

Mostrar só a semana 4
 

2 abril - 8 abril

semana santa
Mostrar só a semana 5
 

9 abril - 15 abril

Aula 6

Discussão das questões propostas acerca do texto de Mayer.

Introdução à história da física do calor.

Mostrar só a semana 6
 

16 abril - 22 abril

Aula 7

Questões (para entrega ou postagem em dupla) sobre o texto de Black:

1) Que fenômenos do calor são abordados por Black?

2) Que argumentos ele traz a favor do calórico? E a favor do calor como movimento?

Questões sobre o texto de Davy:

1) Qual a natureza dos argumentos de Davy? Façam um esquema que ilustre o experimento que envolve o mecanismo do relogio.
Mostrar só a semana 7
 

23 abril - 29 abril

Aula 8

Questões (para entrega ou postagem em dupla) sobre os textos de:

Lucrecio
Do que fala Lucrecio? Que aspectos de seu texto poderiam ser considerados inspiradores da teoria cinética?

Boyle
1) Qual é o modelo de Boyle para a pressão de um gás?
2) Facam um desenho que represente o aparato de Boyle e seu estudo expeprimental.
3) Relacionem as medidas de Boyle (apresentadas na tabela) com a atual lei dos gases.

Bernoulli
1) Qual é o modelo de Bernoulli para a pressão do gás, e como se relaciona com "nossa" teoria cinética?
2) Como Bernoulli vê a temperatura?

Mostrar só a semana 8
 

30 abril - 6 maio

Aula 9

Questões (para entrega ou postagem em dupla) sobre o texto de:

Clausius
Rudolf Clausius, alemão, é figura fundamental no desenvolvimento da atual teoria da termodinâmica. É ele que enuncia as duas leis para o universo, é ele que inventa a palavra entropia e a idéia de processo reversível. A leitura de seus textos, no entanto, não é simples. Vou colocar algumas perguntas a respeito de conceitos enunciados por ele, que voces devem procurar em seus textos, para que possamos discutir em aula o texto como um todo. Para a leitura do texto, é importante lembrar que um sistema pode aumentar sua energia interna (energia mecânica das moléculas) ao receber calor, mas tem ela diminuida se realiza trabalho. Enunciamos o que chamamos de 1a lei para gases na forma dU=dQ-dW onde U é a energia interna, e corresponde à soma das energias cinética, Ecin, e potencial, Epot, das moléculas do gás, Q é o calor recebido pelo gás e W o trabalho mecânico realizado por ele. Procurem no texto identificar os seguintes conceitos, e transponha para sua forma atual: 1) Como é a relacão Q/W considerada nos livros texto atuais para processos circulares? 2) Como ele define o "valor equivalente de uma transformacão"? Temos algum conceito equivalente hoje? 3) O que é "trabalho interno"? E "trabalho externo"? 4) O que é a "resistência que poderia ser vencida" em contraposicão à "resistencia que é vencida"? 5) Como Clausius define o processo reversível? E o processo irreversível? 6) O que seria hoja a "desagregacão"? 7) Como vocês traduziriam a equacão (1)? E a equacão (6)?
Mostrar só a semana 9
 

7 maio - 13 maio

Aula 10

Questões para serem entregues (em dupla) ou postadas:

1) Busquem em livro-texto de Física Básica a definição de irreversibilidade, copiem-na (identifiquem o texto selecionado) e comparem com a definição de Clausius. Analisem.

2) Busquem em livro-texto de Física Básica a(s) formulação(ões) da 2a lei da termodinâmica, copiem-na (identifiquem o texto selecionado) e comparem com a proposição de Clausius. Analisem.

3) Busquem em livro-texto de Física Básica a(s) definição(ões) de entropia, copiem-na (identifiquem o texto selecionado) e comparem com a definição de Clausius. Analisem.

Mostrar só a semana 10
 

14 maio - 20 maio

NÃO HÁ AULA!
Mostrar só a semana 11
 

21 maio - 27 maio

Aula 11


Faremos um debate sobre as imagens que Huygens e Newton constroem sobre a natureza da luz, e do conflito entre suas propostas, a partir das leituras dos dois textos.

Mostrar só a semana 12
 

28 maio - 3 junho

Aula 12

Os primeiros passos do eletromagnetismo

Gilbert - separando atracão elétrica de atracão magnética

Von Guericke - gerando atracão e repulsão na eletrizacão

Gray - eletricidade se espalha (nem sempre)

Ampère - interacão entre eletricidade estática X interacão entre eletricidade dinâmica

Oersted - eletricidade dinâmica também é magnética!
Mostrar só a semana 13
 

4 junho - 10 junho

FERIADO
Mostrar só a semana 14
 

11 junho - 17 junho

Aula 13

Faraday e Maxwell - campos e equações

Mostrar só a semana 15
 

18 junho - 24 junho

Vejam informações sobre painéis na agenda do curso.

Mostrar só a semana 16
Saltar Próximos Eventos

Próximos Eventos

Não há nenhum evento próximo
Saltar Atividade recente

Atividade recente

Atividade desde terça, 24 junho 2025, 14:13

Nenhuma novidade desde o seu último acesso