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Agenda do Curso

 

A Disciplina Diagnósticos de Enfermagem no ano de 2010 ocorrerá de 14 de outubro a 02 de dezembro, sempre às quintas feiras, das 14 as 18 horas.

Algumas aulas serão divididas em duas partes; uma de aula expositiva e outra destinada para leitura de material previamente indicado. A partir da quinta aula trabalharemos predominantemente com estudos de caso.

A Michelle, aluna do Curso de Mestrado e enfermeira do Hospital Universitário, participará da disciplina ministrando aulas como convidada e orientando as discussões dos estudos de caso.

Os objetivos dessa disciplina são que ao final dela você seja capaz de:

· Contextualizar as classificações na prática de enfermagem;

· Identificar características e finalidades de classificações e nomenclaturas;

· Analisar as repercussões dos diagnósticos de enfermagem na prática profissional;

· Formular diagnóstico de enfermagem;

· Justificar a importância de diagnósticos acurados;

· Aplicar classificação de diagnósticos, intervenções e resultados em estudos de caso;

· Mostrar autoconfiança nas próprias habilidades cognitivas como diagnosticador.

Veja o Plano da Disciplina no link abaixo.

Bom curso para todos nós!

Diná

 
 

14 outubro - 20 outubro

Esta semana será dedicada ao estudo do contexto em que surgiram as classificações de enfermagem e ao início da discussão dos impactos que uso das classificações têm na prática clínica. Teremos aula expositiva na quinta-feira (14/10) e parte do horário previsto será destinado para leitura do texto:

Leitura (1/4) : Cruz DALM. Processo de enfermagem e classificações. In: Gaidzinski RR et al. (Org.). Diagnóstico de enfermagem na prática clínica. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 25-37.

A seguir há um link para o texto em pdf e outro para as questões de verificação de leitura em word. As respostas devem ser entregues na próxima aula e podem ser manuscritas ou digitadas.

Veja os links a seguir.

Mostrar só a semana 1
 

21 outubro - 27 outubro

Nesta semana estudaremos as estruturas das classificações de diagnósticos, intervenções e resultados. Conheceremos como cada classificação está organizada e também quais são os elementos que compõem um diagnóstico, uma intervenção e um resultado de enfermagem. Será muito util que vocês levem para a aula da quinta feira os livros das classificações (NANDA-I, NIC e NOC). Ao manusear esses livros vamos nos familiarizando com a terminologia e forma de consultar as classificações.

No dia da aula (21/10) você deverá entregar a Verificação de Leitura (VL) do texto 1/4.

Links para consulta e leitura:

Mostrar só a semana 2
 

28 outubro - 3 novembro

Nesta semana a aula será sobre o raciocínio clínico, mais especificamente sobre o raciocínio diagnóstico. Vocês aprenderão uma estratégia para formular diagnósticos e terão recursos para pensar em como vocês pensam quando interpretam dados dos pacientes. Uma parte da aula será destinada à leitura de um texto - o segundo de uma série de quatro- que será verificada por suas respostas a algumas questões (veja arquivo abaixo). Essa 'verificação de leitura' deverá ser entregue no nosso encontro do dia 04/11.

Leitura (2/4): Lunney M. Levantamento de dados, julgamento clínico e diagnósticos de enfermagem: como determinar diagnósticos precisos. In: NANDA-International. Diagnósticos de enfermagem da NANDA. Definições e classificação 2009-2011. Porto Alegre: Artmed, 2009. p.29-48.

Consulta e leitura:

Mostrar só a semana 3
 

4 novembro - 10 novembro

Lembrem-se que no dia 04/11 vocês deverão entregar a 'verificação de leitura' do texto 2/4 sobre levantamento de dados, julgamento clínico e diagnóstico de enfermagem (Lunney, 2009).

Na aula dessa semana vocês conhecerão como foi desenvolvido o PROCEnf - Sistema de Documentação Eletrônica do Processo de Enfermagem da USP. Talvez alguns de vocês já tenham tido a oportunidade de usar o PROCEnf nos estágios no HU e esta será oportunidade para conhecer como ele foi desenvolvido e as funcionalidades que ele oferece para o raciocínio clínico do enfermeiro.

A segunda parte do horário da aula será destinada à leitura do terceiro texto.

Leitura (3/4): PERES, Heloisa Helena Ciqueto et al . Desenvolvimento de Sistema Eletrônico de Documentação Clínica de Enfermagem estruturado em diagnósticos, resultados e intervenções. Rev. esc. enferm. USP , São Paulo, v. 43, n. esp.2, Dec. 2009.

A VL desse texto deverá ser entregue no dia 11 de novembro.

Veja os links a seguir

Mostrar só a semana 4
 

11 novembro - 17 novembro

A partir desta semana vamos trabalhar com estudos de caso. A partir da descrição da situação de um paciente (dados de entrevista e de exame físico) vocês deverão formular diagnósticos, escolher resultados esperados e intervenções para alcançá-los.

As discussões em grupo serão fundamentais para melhorar as habilidades de vocês para interpretar os dados dos pacientes, chegando a diagnósticos acurados.

O caderno de exercícios (link abaixo) contem descrição do processo de formulação de diagnósticos (aula de 28 de outubro) e descrição dos casos que serão discutidos nesta e nas próximas aulas.

Não se esqueçam de trazer para aula as classificações NANDA-I, NIC e NOC (NNN) para consulta.

Lembrete: Na aula do dia 11 de novembro vocês deverão entregar a VL do texto 3/4.

Consulta e leitura:

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18 novembro - 24 novembro

Nesta semana será discutido o estudo de caso 2.
Mostrar só a semana 6
 

25 novembro - 1 dezembro

Nesta semana será discutido o estudo de caso 3 e você deverá ler o texto 4/4.

Leitura (4/4): Lunney M. Automonitoramento da precisão usando um modelo integrado do processo diagnóstico. In: Lunney M. Pensamento crítico e diagnósticos de enfermagem. Estudos de caso e análises. Porto Alegre: Artmed, 2004. 291-303.

A VL desse texto deverá ser entregue em 02 de dezembro, junto com o seu trabalho de avaliação.

Veja os links para o texto e VL a seguir.

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2 dezembro - 8 dezembro

O horário do encontro presencial desta semana é destinado para que vocês respondam a um estudo de caso, individualmente. As respostas serão avaliadas e você receberá uma nota que, ponderada pelas VL entregues, será a sua nota na disciplina.

Outras informações sobre a avaliação serão postadas oportunamente.

Peço que envie para o e-mail dinamcruz@usp.br uma avaliação da disciplina e do docente e convidada que ministraram as aulas. Se preferir, essa avaliação pode ser entregue na Secretaria de Graduação para ser direcionada a mim e não precisa ser identificada.

Obrigada, Diná

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