Regras de AVALIAÇÃO em Práticas e Estagio Curricular
A disciplina de Práticas de Ensino tem um papel diferenciado no escopo do curso de licenciatura, uma vez que se trata de um dos poucos momentos no qual se pode exercer, durante os estágios, a atividade primeira a qual o curso se destina. Por este motivo o estágio nas escolas é obrigatório, sendo que a aprovação dos alunos está vinculada a presença em todas as atividades de estágio. Falta em estágio só será aceita quando houver algum impeditivo da própria escola, caso contrário deverá ser reposta em outra data de acordo com a disponibilidade da escola.
Todo e qualquer trabalho de estágio que tenha caráter formativo deve ser seguido da confecção de um relatório das atividades desenvolvidas no mesmo, servindo como uma ferramenta de análise e reflexão sobre a própria prática que tem como intuito, entre outros, o de firmar as bases teóricas e metodológicas que ajudarão a forjar as habilidades necessárias à profissão. Sendo assim, outra condição para a aprovação no curso é a entrega de todos os relatórios. Para que o “oficineiro” tenha tempo hábil de fazer a devolutiva do relatório, o mesmo deve ser entregue sempre até um dia antes da oficina, sendo que o não cumprimento deste prazo fará com que ele não seja considerado em sua nota final. Caso o relatório não seja entregue um dia antes da oficina, poderá ser entregue até uma semana depois deste dia, mas não entrará na contabilidade para sua avaliação final. Por fim, caso ele não seja entregue e nenhum dos dois prazos citados, o aluno ficará sem a freqüência de estágio da atividade correspondente àquele relatório não entregue e terá que repô-la, conforme mencionado no primeiro parágrafo.
Outras atividades que serão consideradas na avaliação final do aluno serão a freqüência em aulas, a participação em fóruns e discussões, e a presença em oficinas (mínimo de 75%) e relatório final (obrigatório).
Obviamente que o espaço para discutir as decisões da equipe de coordenação da disciplina sempre existiu e continua existindo, mas as regras acima foram definidas com a mesma seriedade e compromisso que se espera de alguém que escolheu seguir a carreira profissional de educador. Eventuais incompatibilidades com as regras aqui colocadas, devido ao momento tardio no ano letivo, poderão ser acertadas com a equipe, em relação ao passado.
Equipe coordenadora dos estágios e da disciplina Práticas de Ensino
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
HORÁRIO DE REUNIÃO NO ANDRONICO (HTPC):
Rosane: quarta das 13 às 15
Vera: quarta das 16:40 às 18:00
Roberto: às terças das 17 às 19
Danila: 4a-feira das 10:40
HORÁRIO DE REUNIÃO NO AMORIM:
Terças-feiras, às 12 e às 18 - COGEN
16/agosto
30/agosto
HORÁRIO DE REUNIÃO NO DANIEL
4a-feira 16:45 às 18:45 (Luana)
HORÁRIO DE REUNIÃO NO VIRGÍLIA
4a feira - 13hs-15hs (Newton)
----------------------------------------------------------------------
contatos:
email - vera@if.usp.br, andremr@if.usp.br, osvald.souza@usp.br, elciolopes@usp.br, arthur.ferraz@usp.br, renatabicev@gmail.com - por telefone 82572895 (Vera). 73572622 (André). 79774828 (Osvaldo)
Tivemos mudanças nos horários e nas turmas, confiram novamente e em caso de dúvida mandem email.
Links:
HORARIOS_DE_ESTAGIO-ANDRONICO-05-09-2011.pdfHORÁRIO ESCOLA AMORIM LIMA
AMORIM LIMA - ORIENTAÇÃO PARA PREPARAÇÃO DO DIA DA CIÊNCIA